Av.Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros - São Paulo - SP
Blog

O blog do Núcleo de Cultura e Participação é uma plataforma de compartilhamento das experiências que vivenciamos em nosso cotidiano e das pesquisas que desenvolvemos no Instituto Tomie Ohtake. Entrevistas, referências bibliográficas, publicações, textos escritos por artistas, críticos, curadores e pesquisadores das mais diversas áreas, relatos críticos sobre exposições, seminários, ações culturais e processos de mediações estarão à sua disposição para consulta e download. Esperamos que estes conteúdos contribuam e adensem a multiplicidade de perspectivas que atravessam a pesquisa e a prática no amplo campo das artes e da cultura.





Relato: Curso de arte brasileira para professores

Publicado em: 21/10/2016

Os educadores do Núcleo de Cultura e Participação fazem um trabalho de pesquisa e busca de referências antes de cada exposição. O trabalho preparatório para a mostra Os muitos e o um: arte contemporânea brasileira envolveu estudos acerca da produção artística e do contexto político, social e econômico brasileiro do início do século XX até os dias atuais, bem como os diálogos internacionais e as influências vindas de outros países. Com o intuito de dividir as referências encontradas e a pesquisa construída, os educadores realizaram um curso de arte brasileira para professores, com participação gratuita, nos dias 16, 23 e 30 de setembro.

[+]

No Colo: encontros, descobertas e compartilhamentos.

Publicado em: 15/09/2016

Diana Tubenchlak, consultora em arte educação e idealizadora do No Colo, escreve sobre as experiências com crianças de até 18 meses nas exposições do Instituto Tomie Ohtake, os pressupostos levados em consideração no planejamento das atividades, como a multissensorialidade e a criação de espaços e materiais que convidem à experiência, e o envolvimento de professores e familiares na inclusão de diferentes públicos.

[+]

PROGRAMA DE ATIVIDADES Os muitos e o um: arte contemporânea brasileira

Publicado em: 01/09/2016

A exposição Os muitos e o um: arte contemporânea brasileira contempla um amplo recorte da produção contemporânea brasileira, com trabalhos produzidos desde a década de 1950 até os últimos anos. Com curadoria de Robert Storr e colaboração do curador do Instituto Tomie Ohtake Paulo Miyada, a mostra reúne cerca de 300 obras de mais de cem artistas brasileiros e ocupa grande parte dos espaços do Instituto.

Buscando explorar as possibilidades de leitura, interpretação e fruição da mostra e da produção contemporânea brasileira, o Núcleo de Cultura e Participação do Instituto Tomie Ohtake desenvolveu uma série de atividades e experiências ligadas ao universo da exposição,  voltadas para diferentes públicos.

[+]

Três perguntas sobre territórios educativos

Publicado em: 01/08/2016

Fizemos três perguntas a Beatriz Goulart sobre os desafios atuais da educação integrada a comunidades e territórios. As perguntas abordaram questões relativas ao diálogo entre a escola e a comunidade, à formação dos professores, à gestão democrática da educação e às recentes manifestações dos secundaristas

Beatriz Goulart é arquiteta e urbanista formada pela FAU-USP, pesquisadora do Grupo Ambiente-Educação da Faculdade de Arquitetura da UFRJ, fundadora e pesquisadora do Centro de Referências em Educação Integral, diretora do projeto Âncora, consultora do Ministério de Educação no Programa Mais Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para os projetos de arquitetura de escolas de Educação Integral, consultora do SECADI do Ministério de Educação para o Programa Escolas Sustentáveis e desenvolve projetos participativos junto aos conselhos escolares de escolas públicas.

[+]

Audioguia

Publicado em: 30/06/2016

O audioguia da exposição *Picasso: mão erudita, olho selvagem*, desenvolvido pelo Núcleo de Cultura e Participação e pelo Núcleo de Pesquisa e Curadoria, foi pensado como um novo percurso pela mostra, além daquele proposto pela curadora do Musée Picasso-Paris, Emilia Philippot.

[+]

Pablo Picasso: mão erudita, olho selvagem

Publicado em: 24/06/2016

Dentre as ações do Núcleo de Cultura e Participação está a criação de publicações educativas destinadas a professores, educadores e outros profissionais ligados à arte, à cultura e à educação. Para isso, observamos atentamente as narrativas e as potências de cada exposição, bem como os processos de cada artista, o que orienta a criação de publicações dos mais distintos formatos e possibilidades de uso.

[+]

Uma publicação para navegar

Publicado em: 13/05/2016

Para produzir a publicação Aprendendo com Dorival Caymmi: Civilização Praieira, a equipe do Instituto Tomie Ohtake começou por um mergulho nos processos poéticos de Dorival Caymmi, José Pancetti, Sergio Rodrigues e Flávio de Carvalho. A sala de estudos foi transformada em um ateliê rodeado por outras paisagens, mundos e histórias. As paredes da sala foram preenchidas com imagens de obras que estariam na exposição, letras de músicas de Caymmi, mapas, cartas náuticas e diversas outras referências que propiciaram uma imersão no universo da mostra.

[+]

Relatos: Simpósio Narrativas de uma Prática

Publicado em: 05/05/2016

Como parte da programação do 3º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel, no dia 17 de março o Instituto Tomie Ohtake realizou o simpósio Narrativas de uma prática, com o intuito de refletir e discutir sobre a produção arquitetônica contemporânea. Os relatos a seguir foram feitos por Ananda Carvalho, doutora em Comunicação e semiótica pela PUC-SP, crítica e curadora.

[+]

Relatos: Seminário Ensaios Críticos sobre Arte Contemporânea

Publicado em: 07/04/2016

Entre 9 e 11 de março, marcando o lançamento da 5ª edição do Prêmio Energias na Arte, o Instituto Tomie Ohtake realizou uma série de debates sobre arte contemporânea. Organizado pelo Núcleo de Cultura e Participação e pelo Núcleo de Curadoria, contou com a participação de Aracy Amaral, Christine Greiner, Peter Pál Pelbart e Denise Stoklos, importantes artistas, autores e pesquisadores em história e teoria da arte no Brasil. Os debates foram mediados pelos curadores Galciani Neves e Paulo Miyada. Os relatos a seguir foram feitos por Ananda Carvalho, doutora em Comunicação e semiótica pela PUC-SP, crítica e curadora.

[+]

Fabio Morais entrevista Fabio Morais

Publicado em: 29/03/2016

Fabio Morais, artista convidado para o projeto Anotações para uma cidade nua, da exposição Aprendendo com Dorival Caymmi: Civilização Praieira, e professor do curso Textando, da Escola Entrópica, realiza uma auto-entrevista na qual percorre os caminhos de seu processo de trabalho, os meandros da escrita nesse contexto e questões da história da arte pertinentes a sua pesquisa poética.

[+]