Av.Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros - São Paulo - SP
Blog

O blog do Núcleo de Cultura e Participação é uma plataforma de compartilhamento das experiências que vivenciamos em nosso cotidiano e das pesquisas que desenvolvemos no Instituto Tomie Ohtake. Entrevistas, referências bibliográficas, publicações, textos escritos por artistas, críticos, curadores e pesquisadores das mais diversas áreas, relatos críticos sobre exposições, seminários, ações culturais e processos de mediações estarão à sua disposição para consulta e download. Esperamos que estes conteúdos contribuam e adensem a multiplicidade de perspectivas que atravessam a pesquisa e a prática no amplo campo das artes e da cultura.





Um compromisso com o

Publicado em: 24/03/2016

O texto “Um compromisso com o ‘sim’” é um desdobramento da pesquisa de Regina Parra, iniciada em 2009 durante seus estudos no mestrado. Orientada pela crítica e curadora Lisette Lagnado, a artista se debruçou sobre questões como a hospitalidade e o convívio com o outro a partir dos movimentos migratórios que acontecem hoje. Essas reflexões críticas também estão presentes no trabalho da artista por meios diversos como a pintura, o vídeo e a instalação.

[+]

Viajar sobre meus próprios fragmentos

Publicado em: 10/03/2016

Em residência artística no México, Cadu relata as “metamorfoses de espírito” pelas quais passou. Os trechos que constituem este texto são provenientes de relatos pessoais, experiências íntimas e impressões rotineiras do artista em suas deambulações em torno de si. O texto, em linguagem poética e sensível, é um convite para seguir viagem junto ao artista.

[+]

A armadilha se fecha
Surpreendida por Andreas Slominski

Publicado em: 25/02/2016

O texto de Noemi Smolik, traduzido por Jorge Menna Barreto, foi originalmente publicado pela Revista PARKETT em 1995. Noemi aborda apontamentos sobre a noção de espanto no trabalho do artista alemão Andreas Slominski. Diante da demanda de criação de um artigo sobre Andreas, a autora teve contato com o artista e se envolveu em seu processo de criação. Partindo da solicitação de objetos e da realização de tarefas, o artista propõe a vivência de armadilhas que geram um genuíno espanto. Por fim, Naomi investiga meandros da ideia de espanto e de seu potencial pedagógico, no sentido de que o desterro daquilo que causa assombro culmina em uma vontade de envolvimento cada vez maior.

[+]

Relato Curso Frida Kahlo: conexões entre mulheres surrealistas no México

Publicado em: 31/01/2016

Frida Kahlo inventou a si mesma em suas pinturas. Incorporou uma multidão de personagens: a entusiasta das tradições mexicanas; ora exaltando a comunista, feminista e revolucionária; ora representando as limitações do seu corpo. Assim, atuou como uma espécie de farol, traçando conexões poéticas entre artistas, mexicanas e estrangeiras, como Remedios Varo, Kati Horna, Bridget Tichenor. O curso Frida Kahlo – conexões entre mulheres surrealistas no México propôs leituras críticas acerca dos trabalhos das artistas presentes na mostra, problematizando seus percursos poéticos e contextualizando-os nos processos culturais e artísticos mexicanos. O Instituto Tomie Ohtake disponibiliza relatos críticos sobre as aulas de Galciani Neves, Paulo Miyada e Patricia Mayayo, ministradas durante o curso em novembro de 2015.

[+]

Diálogos Poéticos e Educacionais com a Arte Contemporânea

Publicado em: 11/01/2016

O Instituto Tomie Ohtake, por meio do projeto Diálogos Poéticos e Educacionais com a Arte Contemporânea, convidou profissionais da arquitetura, produção cultural, artes, educação para conversar e trocar experiências sobre direito à cidade, acesso à cultura e protagonismo juvenil.

O resultado é esta publicação pedagógica audiovisual para educadores e professores, que reúne conversas e ações sobre o espaço público, composto por dois vídeos: Elucidário e Pontos de fuga.

[+]

Frida Kahlo- conexões entre mulheres surrealistas no México

Publicado em: 18/11/2015

Esta publicação propõe questões a partir da exposição Frida Kahlo – conexões entre mulheres surrealistas no México e segue o mesmo ideal ao buscar contribuir com educadores no trabalho que realizam com crianças e jovens, despertando seu interesse por uma investigação pessoal acerca da subjetividade própria da arte, capaz de nos levar ao entendimento mais amplo do mundo e de nós mesmos.

[+]

Tomie Ohtake 100-101

Publicado em: 04/09/2015

A publicação Tomie Ohtake 100-101 discute o percurso da artista que reinventou incansavelmente seus procedimentos em uma trajetória de aproximadamente 60 anos. 

[+]