Av.Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros - São Paulo - SP
Arte e Sabor
Arte e Sabor

O projeto Arte e Sabor é uma iniciativa do Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Edenred e da Ticket, que propõe uma formação para merendeiras da rede pública de ensino.

 

Viabilizado por meio de parcerias com as Secretarias de Educação dos municípios atendidos, o Arte e Sabor proporciona a essas profissionais encontros multidisciplinares com especialistas das mais diversas áreas – artistas, educadores e chefs de cozinha –, além de visitas a instituições de cultura.

 

O objetivo é oferecer às merendeiras uma formação voltada às dimensões culturais, estéticas e afetivas ligadas ao alimento, bem como convidá-las a refletir acerca de seu papel como educadoras nas escolas em que atuam e a reinventar os cardápios escolares a partir da lista de alimentos que a escola já possui, aprimorando seus conhecimentos e técnicas culinárias.

 

A edição Arte e Sabor 2017 dá continuidade a essa proposta com novas histórias e experiências que irão contribuir para a formação das merendeiras da rede pública de ensino de São Paulo.

 

A partir da colaboração de merendeiras que participaram da edição do Arte e Sabor 2015, o Instituto Tomie Ohtake apresenta uma programação que propõe a essas profissionais a reflexão sobre a “transformação do alimento”, entendendo o comer como um dos passos desse percurso, acompanhando os processos desde a origem até o descarte. A ideia de transformação é presente também no próprio percurso de experiências que afetam as percepções e reflexões das participantes.

 

A programação do projeto Arte e Sabor 2017 conta com diferentes chefs de cozinha, visitas ao Instituto Tomie Ohtake e outras instituições de cultura, mercados de alimento, parques e espaços públicos da cidade, além de atividades artísticas.

 

Com o apoio da Coordenadoria de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (CODAE), o projeto tem o objetivo de atender cerca de 80 profissionais que atuam no preparo da alimentação escolar para crianças entre 0 e 4 anos de idade nas creches conveniadas* do município.

* A importância de atender às merendeiras conveniadas é fundamentada nos dados apresentados pela própria CODAE. Segundo o órgão, responsável por mais de 8 mil merendeiras que atuam em 3 mil escolas da cidade, estas são as principais responsáveis pelo preparo da alimentação escolar nas creches, escolas municipais de educação infantil e centros para crianças e adolescentes. Entretanto, apesar da sua expressividade, as merendeiras conveniadas quase não participam de formações.

 

Os seis encontros realizados entre os meses de novembro e dezembro de 2017 acontecem em diferentes espaços da cidade, totalizando aproximadamente 40 horas de atividades.

 

O projeto Arte e Sabor já foi realizado nas cidades de São Paulo (SP), em 2013 e 2015; Niterói (RJ), em 2014; e Feira de Santana (BA), em 2015.

 

Lançamento Arte e Sabor 2017
Data: 27 de outubro de 2017
Local: Instituto Tomie Ohtake
Horário: das 8h às 12h

 

Datas das formações
Sextas-feiras, das 8h30 às 16h30
Novembro: 10, 17, 24
Dezembro: 01, 08

 

Edições anteriores

Arte e Sabor - São Paulo (2015)

Arte e Sabor - Feira de Santana (2014)

Arte e Sabor - Niterói (2013)









PATROCÍNIO

   


PArceria


REALIZAÇÃO