Av.Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros - São Paulo - SP
Círculos criativos | metodologias para fluir, colaborar, realizar

Círculos criativos | metodologias para fluir, colaborar, realizar 
André Martinez

A oficina propõe um percurso de exercícios e reflexões, individuais e coletivos, que convidam ao autoempreendorismo, uma forma de cuidar das mudanças pessoais e inovar em projetos profissionais. Os participantes percorrem quatro elementos arquetípicos – sentido (fogo), propósito (ar), aprendizado (água) e método (terra) – para produzir leituras e narrativas sobre seus próprios padrões criativos. Esta sensibilidade ajuda a desencadear estados de fluxo, quando ficamos totalmente absorvidos em uma ação profundamente consciente e prazerosa, e poderá orientar a transformação de suas práticas, aumentar sua conectividade em arranjos colaborativos e subsidiar o empreendimento de projetos autorais.

Círculos Criativos é voltada tanto a profissionais das áreas artística, cultural e criativa quanto a quem trabalha em outras áreas, mas deseja encontrar um jeito criativo de estar no mundo. A oficina é ideal para quem já tem uma trajetória profissional, mas está sentindo necessidade de repensar e reorganizar suas posições e práticas para gerar novas conexões e parcerias.

Durante o processo, são trabalhadas cinco competências:

1. Observar e distinguir. O que vejo, quando vejo, como vejo e o que não estou enxergando?

2. Ouvir e compreender. Como o outro expande minha percepção da realidade e de mim mesmo?

3. Inspirar–se, inspirar. O que me anima? O que inflama meus desejos criativos. Escolhas e não escolhas. Qual o lugar dos elementos afeto e intenção na transformação do mundo?

4. Criar sinergia. Ecossistema interior e o mundo ao redor. O feminino e o masculino. Limites econômicos e infinitos criativos. Os opostos não se anulam, podem gerar harmonia e transformação.

5. Compreender a dinâmica dos processos vivos. Evoluir do paradigma do controle para o da nutrição. Indo além das estruturas e recursos: desvelando princípios de organização e de autoprodução.


André Martinez é pesquisador, educador, consultor e mentor de processos cocriativos. Atua há mais de 20 anos no design e ativação de estratégias, modelos conceituais e arranjos que buscam desenvolvimento humano e social a partir de fluxos criativos. Fundador da Aprax Inovação Viva.

 

CÍRCULOS CRIATIVOS | METODOLOGIAS ABERTAS PARA COLABORAR E EMPREENDER

Público–alvo: gestores, produtores e empreendedores criativos, culturais e sociais. Profissionais do universo corporativo que busquem práticas mais originais e criativas. Interessados em processos colaborativos.

Duração: 3 encontros

Período: 16, 17 e 18 março

Horário: sexta–feira, 15h – 21h | Sábado e domingo, 10h – 18h

Vagas: 25

Valor: R$600,00

Mais informações: 112245 1937 ou pelo email setoreducativo@institutotomieohtake.org.br