Av.Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros - São Paulo - SP
Diálogos Poéticos e Educacionais com a Arte Contemporânea

Diálogos Poéticos e Educacionais com a Arte Contemporânea


Iniciado em dezembro de 2014, o projeto “Diálogos Poéticos e Educacionais com a Arte Contemporânea” fundamenta suas ações em torno de três temas: acesso à cidade, direito à cultura, e protagonismo juvenil.

 

A ampla programação do projeto é formada por seis eixos:


1) Encontros com educadores - Arte/Cidade/Educação: voltado para professores e educadores sociais

Os encontros propõem a construção coletiva de conteúdos que colaborem para o desenvolvimento das práticas educativas voltadas à observação e a reflexão sobre o meio urbano. Relacionando os repertórios dos participantes com referenciais teóricas que tangem arte, cidade e educação, os encontros visam também auxiliar na elaboração de estratégias para vivência poética nas metrópoles como suportes para diversidade cultural e experimentações artísticas.



2) Laboratórios de Arte para Crianças

A ação é uma proposta de formação em arte e cultura para crianças e jovens de comunidades carentes da cidade de São Paulo. No primeiro semestre de 2015 a iniciativa foi desenvolvida no Oratório São Domingos, localizado na Favela do Moinho, situada entre duas linhas de trem da CPTM, no centro da cidade. O laboratório envolveu cursos de arte com educadores que exploraram linguagens como colagem, pintura, fotografia e visitas em espaços expositivos.



3) Formação de educadores – Corpo, Casa e Cidade – Voltado para a formação de profissionais a Assistência Social que realizam a abordagem de pessoas em situação de rua

A experiência propõe a construção coletiva de práticas educativas voltadas à observação e à reflexão da cidade, gerando experiências corporais, atividades artísticas e visitas a instituições culturais.



4) Publicação de vídeos de conteúdo educativo

Elucidário 1

É um material educativo em vídeo com o objetivo de criar espaços e redes para discussões, debates e reflexões sobre a cidade, bem como situações de acesso, direito à cultura e protagonismo juvenil. A publicação pedagógica em vídeo é resultado de conversas com arquitetos, produtores culturais, artistas plásticos, educadores e pensadores sobre o espaço público.

5) Seminários para professores e educadores sociais

O seminário Diálogos Poéticos é uma série de conversas e troca de experiências com questões que permeiam o acesso à cidade, direito à cultura e protagonismo juvenil, com discussões como “O que é cidade?”, “Onde está a cultura?”, “Como fazer junto?” e “O que é juventude”.



6) Mostra de filmes

Quatro documentários que retratam a experiência urbana a partir de trabalhos de artistas contemporâneos que exploram o choque entre culturas, registros do cotidiano em zonas de conflito, encontros, acasos e contradições sociais são discutidos em ensaios, vídeos, instalações e performances presentes na Mostra de Vídeos Diálogos Poéticos. Os vídeos projetados na parede do Instituto Tomie Ohtake reúnem trabalhos dos artistas MauWal, William Kentridge, Coco Fusco e Akram Zaatari e fazem parte da série Coleção de Autores, criada em 2000 pela Associacão  Videobrasil.

 


patrocínio