Expresso Acesso


O Expresso Acesso foi uma linha de transporte gratuita que circulou em 2017, aos domingos, do bairro do Canindé ao Instituto Tomie Ohtake. O itinerário incluia a Praça da Kantuta; Biblioteca São Paulo (Parque da Juventude); Pinacoteca (Parque da Luz); Centro Cultural São Paulo (Liberdade); e MAC-USP (Parque do Ibirapuera). No momento a linha não está em operação. 

 

Iniciativa do Instituto Tomie Ohtake com o patrocínio da Cateno e Cielo, o Expresso Acesso foi criado para facilitar o contato das pessoas atendidas pelas instituições do Canindé com alguns dos mais importantes equipamentos culturais da cidade. Estes usuários tinham embarque prioritário e também entrada livre nos locais previstos no itinerário. Desde que houvesse lugares vagos, a linha poderia ser utilizada gratuitamente por turistas, funcionários dos aparelhos culturais e pela população da cidade. 

 

A proposta fez parte do Programa de Acessibilidade 2017 desenvolvido pelo Instituto Tomie Ohtake para repensar questões como acesso à cultura e diversidade, com foco no atendimento de públicos que não têm garantidos seus direitos sociais. Entre as ações que são promovidas estão atividades como formação de educadores, cursos de marcenaria, curso de formação em arte e moda, oficinas diversas, visitas guiadas às exposições do Instituto Tomie Ohtake com recursos como audiodescrição e intérprete de LIBRAS e apresentações de teatro, música e dança. O Programa atua em parceria com os Centros de Acolhida para pessoas em situação de rua, escolas, creches e demais instituições do entorno, que somadas chegam a atender cerca de 4.500 pessoas da região.

 

O Expresso Acesso foi elaborado com o desejo de pensar os reais conceitos de acessibilidade e inclusão juntamente com outros equipamentos culturais da cidade de São Paulo. A atuação do Instituto Tomie Ohtake no Território Canindé tinha como objetivo discutir o acesso de públicos em situação de vulnerabilidade socioeconômica à programação do Instituto, promover espaços de convivência e tolerância e criar novas formas de relação dos públicos atendidos com a arte.






PATROCÍNIO

     

  


APOIO









TRANSPORTE OFICIAL


REALIZAÇÃO