Av.Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros - São Paulo - SP
Inquietudes
Inquietudes
André Martinez, Marta Porto e Minom Pinho

Inquietudes é um programa de residência para artistas, gestores, produtores e empreendedores, composto por imersões, vivências, palestras, laboratórios de cocriação e mentoria para projetos dos setores da arte e cultura e para empreendimentos criativos. A residência em fluxo é um processo de aprofundamento de reflexões e práticas realizado de forma coletiva, no qual os participantes criam novas visões e estratégias para seus projetos e negócios a partir da conexão entre si e da interlocução com profissionais de notável reconhecimento nos campos da arte, gestão cultural, criatividade, comunicação, filosofia, política e ciência.

Inquietudes, com suas jornadas e registros dos percursos e processos organiza metodologias e sistematiza conteúdos para o trabalho de construção do olhar artístico, investigativo e cultural, se inserindo na missão do Instituto Tomie Ohtake de promover espaços de desenvolvimento do potencial crítico, reflexivo e criativo dos públicos participantes nas atividades.

Os conteúdos são organizados em TRÊS PRINCÍPIOS NORTEADORES e em TRÊS DIMENSÕES DE PERCURSOS a partir de um conjunto de atividades-padrão.

 

programa

O programa é composto por um conjunto de três módulos de quatro dias (quinta a domingo), sendo um módulo por mês.

LABORATÓRIOS DE COCRIAÇÃO

Oficinas baseadas em metodologias sociais participativas e práticas de diálogo, onde residentes e orientadores se reúnem para interconectarem as percepções e emoções que surgiram a partir das experiências imersivas e palestras. Como essas vivências afetam cada residente? Que novas inquietudes e insights surgem a partir dessa rica troca? O que muda nos projetos? Os laboratórios são uma oportunidade para polinizar aprendizados e tecer relações nutritivas entre os residentes e seus projetos.

MENTORIAS

São conversas continuadas e individuais de cada residente com um profissional de grande experiência. Um momento de reflexão sobre a evolução do participante ao longo do processo, onde os orientadores lançam provocações para que convicções e posições sejam repensadas. As mentorias buscam pontos cegos e oportunidades de expansão, auxiliando o residente a encontrar novos percursos e meios para seus projetos.

MANIFESTO DAS INQUIETUDES

O programa propõe a construção participativa de um manifesto das inquietudes com base nos princípios norteadores, reflexões e produções da residência.

 
 

PRINCÍPIOS NORTEADORES

INQUIETUDES
Questões trazidas pelos residentes a partir de seus percursos e projetos de residência, mobilizando os demais participantes.

PROCESSO
O que acontece ao longo das jornadas, a partir da evolução do projeto registrada pelo residente.

COLHEITAS
Tudo o que for sistematizado de forma física, digital e/ou performática. Obras, métodos, performances, artefatos, registros, narrativas reflexivas, depoimentos, colheitas de rodas de conversação.

 

DIMENSÕES DE PERCURSOS

COSMOVISÃO
Elementos que inspiram uma visão espiritual, transcendente e metafísica da vida, contribuindo para investigações científicas e questionamentos filosóficos sobre quem somos e para onde vamos.

As grandes tendências e descobertas que podem contribuir para a compreensão de questões referentes ao humano e à humanidade.

ÉTICO-POLÍTICA
Visão crítica do espaço/tempo em que vivemos, oferece elementos que ajudam o profissional a se posicionar diante da sociedade. Traz a memória de movimentos do passado que nos ajudam a entender o presente e elementos teórico-práticos que dão sentido de coletividade e alteridade para as ações.

ESTÉTICA E POÉTICA
Dimensão própria da criação artística, onde os elementos têm poder de linguagem, de contribuir com os processos criativos, ao proporem conteúdos e técnicas próprios da criação.

 

programação

19/4 QUARTA-FEIRA

10h - 18h Encontro inicial para a integração dos residentes e para gerar subsídios iniciais para o laboratório

 

MÓDULO I - ABRIL

20/4 QUINTA-FEIRA
15h-18h Experiência imersiva proposta pelo filósofo e cientista político Renato Janine Ribeiro 
*19h-22h Palestra com Renato Janine


21/4 SEXTA-FEIRA
*15h-21h Laboratório de cocriação

22/4 SÁBADO
10h-18h Mentoria individual aos participantes

23/4 DOMINGO
10h-13h Encontro de conclusão do módulo e preparação para o módulo seguinte

 

MÓDULO II - MAIO

18/5 QUINTA-FEIRA
15h-18h Experiência imersiva proposta pela atriz Denise Stoklos
*19h-22h Palestra com o músico Benjamim Taubkin


19/5 SEXTA-FEIRA
*15h-21h Laboratório de cocriação

20/5 SÁBADO
10h-18h Mentoria individual aos participantes

21/5 DOMINGO
10h-13h Encontro de conclusão do módulo e preparação para o módulo seguinte

 

MÓDULO III - JUNHO

22/6 QUINTA-FEIRA15h-18h Experiência imersiva proposta pelo neurocientista Sidarta Ribeiro
*19h-22h Palestra com o neurocientista Sidarta Ribeiro

23/6 SEXTA-FEIRA
*15h-21h Laboratório de cocriação

24/6 SÁBADO
10h-18h Mentoria individual aos participantes


25/6 DOMINGO
10h-13h Encontro de conclusão da residência e produção do manifesto das inquietudes

 

Laboratórios de cocriação e Mentoria individual serão propostos pelos orientadores do programa:

André Martinez expressa suas inquietudes ajudando pessoas, organizações e arranjos a desenvolverem uma consciência criativa ecológica. Produz modelos conceituais e metodologias de desenvolvimento social. Ministra cursos, palestras, oficinas e mentorias. Empreende a Aprax Inovação Viva.

Marta Porto - manifesta suas inquietudes assumindo o lado ativista dos projetos e iniciativas que toca, articulando arte e política, comunicação e novos códigos culturais. Enquanto arquiteta a próxima exposição ou projeto cultural para promover alguma das causas que se engaja, ministra cursos e palestras, dirige uma start up de comunicação e publicidade social e desenvolve consultorias para organizações internacionais em vários pontos do mundo. No dia a dia suas inquietudes estão na troca com os filhos, na cozinha que ama e nos vinhos que bebe com os amigos.

Minom Pinho expressa suas inquietudes realizando incontáveis projetos nas áreas de cinema e artes visuais, propondo plataformas criativas inovadoras, ministrando cursos, palestras, laboratórios e dirigindo a Casa Redonda Cultural.

 

ORIENTADORES
ANDRÉ MARTINEZ
MARTA PORTO
MINOM PINHO

 

PROVOCADORES
BENJAMIM TAUBKIN
DENISE STOKLOS
RENATO JANINE RIBEIRO
SIDARTA RIBEIRO
ALÉM DE OUTROS CONVIDADOS EM DIÁLOGO COM O FLUXO DA RESIDÊNCIA

 

INscrições

 PROGRAMA COMPLETO
Serão abertas 15 vagas para programa completo de residência com participação mediante processo seletivo. Os interessados devem preencher o formulário online em www.institutotomieohtake.org.br, com as informações abaixo:

• perfil ou minibiografia

• esboço da ideia a ser desenvolvida no programa

• vídeo apresentando suas inquietudes e respondendo o que espera que o programa agregue em sua pesquisa e o que você pode agregar ao programa. Formato: até 1 minuto, (link Vimeo ou YouTube).

 O programa completo inclui 55 horas de formação, com atividades realizadas no Instituto Tomie Ohtake e eventualmente em espaços externos.

Vagas limitadas!

O Instituto Tomie Ohtake confirmará a participação do interessado até 10/4/2017.

 


PROGRAMA AVULSO
Nessa modalidade há a possibilidade de participar das palestras e laboratórios de cocriação de forma avulsa. A participação não depende de seleção. As inscrições podem ser realizadas em qualquer momento até o último módulo do programa, em 15/6/2017.

 Interessados apenas nas atividades indicadas com * podem ingressar no programa conforme as condições indicadas acima.

 



 

INvestimento

Programa completo

R$ 1.800 por participante (em até 5x sem juros, com o pagamento da última parcela até julho 2017). Todas as atividades da residência inclusas


Programa avulso

R$ 100 (à vista) Cada palestra com convidado+laboratório de cocriação.

 

benefícios

Os participantes do programa completo recebem:

• Entrada gratuita nas exposições pagas do Instituto Tomie Ohtake

• 20% de desconto em qualquer outro curso oferecido pelo Instituto Tomie Ohtake http://www.institutotomieohtake.org.br/cultura_participacao/cursos

• 5 catálogos de exposições de arte contemporânea realizadas no Instituto Tomie Ohtake

• Certificado de participação emitido pelo Instituto Tomie Ohtake