Av.Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros - São Paulo - SP
Literatura Infantojuvenil
Literatura Infantojuvenil
Isabel Lopes Coelho e Mell Brites


Este curso visa traçar um percurso pela história da literatura infantojuvenil por meio de cinco temas capitais: fábulas e contos de fada; nursery rhymes e parlendas; romances de aventura e escolar; livros ilustrados; paródias, adaptações e outros diálogos com a tradição. A partir da leitura e interpretação da produção estrangeira e brasileira, antiga e contemporânea, calcada em uma bibliografia crítica de alta relevância, considerando aspectos históricos e estilísticos, o curso abarcará uma variedade rica de assuntos que ajudaram a fundamentar a literatura para crianças e jovens, oferecendo, assim, um entendimento abrangente do gênero e de suas configurações atuais. Durante o curso, alguns profissionais da área serão convidados a dar depoimentos sobre temas pontuais.

Isabel Lopes Coelho é mestre em literatura francesa e doutoranda em teoria literária e literatura comparada pela USP. Por doze anos ficou à frente do Núcleo Infantojuvenil da editora Cosac Naify, trabalho pelo qual recebeu o prêmio BOP - Best Children’s Publisher of the Year (Bolonha, Itália, 2013). Foi bolsista na Intenationale Jugendbibliothek (Alemanha, 2015) e atualmente, é gerente de literatura na FTD Educação.

Mell Brites é editora do selo infantil da Companhia das Letras e mestre em literatura brasileira pela USP, com pesquisa sobre a infância e os livros infantis de Clarice Lispector. À frente da Companhia das Letrinhas, recebeu diversos prêmios pelas suas publicações, como o New Horizons – Digital Prize (Bolonha, Itália, 2012), e foi finalista do BOP - Best Children’s Publisher of the Year (Bolonha, Itália) em 2017.


O curso conta com convidados especiais, que compartilham com os participantes suas pesquisas e realizações que possuem ligação com o universo da literatura infantojuvenil.

 

21/08 - Katia Canton

Katia Canton (São Paulo, 1962) é escritora e crítica de arte, PhD em artes interdisciplinares pela Universidade de Nova York, professora e curadora do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC/USP). Já publicou dezoito livros - entre eles, O mistério das formas(Paulinas, 1998; Prêmio Jabuti) e The Fairy Tale Revisited (Peter Lang, 1994; Prêmio Contemporary Authors do Galé Research Institute, de Michigan, Estados Unidos).

 

04/09 – Helio Ziskind

Hélio Ziskind (São Paulo,1955) é músico, atua como compositor, arranjador e intérprete. Formado em composição pela Universidade de São Paulo, trabalha com música para crianças, projetos educacionais para museus, trilhas sonoras para dança, teatro, TV, rádio e cinema. Através de seu selo, vem lançando CDs de música para crianças, tendo já recebido três Prêmios Sharp por CDs infantis. É conhecido como autor de temas para os programas infantis da TV Cultura de São Paulo (Cocoricó, Castelo Ratimbum, entre outros).

 

18/09 – Alex Cerveny

Alex Cerveny (São Paulo,1963) é artista e ilustrador de formação independente, com trabalhos publicados desde a década de 1980 em diversos jornais, revistas e livros. Com o livro Decameron, para editora Cosac Naify, foi um dos vencedores do Prêmio Jabuti em 2013 na categoria Ilustração. Pela mesma editora, realizou em 2011 as ilustrações para “As aventuras de Pinóquio.

 

 

LITERATURA INFANTOJUVENIL  

Público-alvo: estudantes, profissionais da área de humanas, professores e interessados em geral
Duração: 3 meses (12 encontros)
Período: 7 de agosto a 23 de outubro
Horário: segundas-feiras, das 19h30 às 22h
Vagas: 25
Valor: 3 parcelas de R$400,00
         ***Desconto de 50% para professores da Rede Pública de Ensino
Mais informações: 112245 1937 ou pelo email setoreducativo@institutotomieohtake.org.br 

LISTA DE ESPERA