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Manhãs de História

Descrição da imagem: arte gráfica com o símbolo do projeto. Do lado esquerdo uma forma irregular esférica que parece uma pedra, com diversos traços brancos na superfície formando triângulos também irregulares nas cores amarelo, vermelho, verde, roxo e azul claro. Ao lado esta escrito “Manhãs de História” em azul claro.


Manhãs de História
Manhãs de História é um projeto do Instituto Tomie Ohtake com patrocínio da Cielo, que tem como objetivo proporcionar experiências com a arte e a cultura para pessoas com e sem deficiência por meio de contações de histórias, cursos, formação de funcionários, derivas poéticas pela cidade, audioguias, atividades para bebês e ciclo de debates entre profissionais da cultura sobre acessibilidade.

As ações são gratuitas e abertas para todo público interessado com ênfase nos atendimentos às pessoas com deficiências físicas, intelectuais ou sensoriais e também para públicos em condição de vulnerabilidade social, com pouco ou nenhum acesso a equipamentos de cultura. O projeto conta com recursos de audiodescrição e outras formas de estímulo à participação do público sobre o universo artístico.

Na primeira edição do projeto, em 2015, mais de 1500 crianças e adultos, com 
e sem deficiência visual, participaram das sessões de histórias no Instituto Tomie Ohtake sobre a vida e a obra de Tomie Ohtake, Joan Miró e Frida Kahlo.

Veja algumas atividades do ano passado em vídeos:




 


JOGO DE ATIVIDADES
BOLSA DE ARTISTA TOMIE OHTAKE   



Resultado de pesquisa e observações das atividades do projeto Manhãs de História no ano passado, o jogo de atividades Bolsa de Artista Tomie Ohtake foi desenvolvido para propor uma experiência artística para crianças com e sem deficiência visual, com diversos recursos para atividades individuais ou em grupo. Confeccionadas com sobras de tecido da indústria de móveis, cada bolsa é única e vem com caderno de atividades, livro ilustrado sobre a história da artista Tomie Ohtake, audiodescrição em CD, além de tintas, telas, pincéis, papéis e texturas. Os materiais, encontrados em qualquer papelaria, podem ser repostos e também acrescidos de outros, de acordo com o desejo de cada criança.

Foram produzidas 200 bolsas direcionadas para as crianças e as instituições de educação. Devido o grande interesse do público e para ampliar o acesso às experiências artísticas que o material propõe, os arquivos do caderno de ilustrações com a história da artista Tomie Ohtake e o caderno de atividades com seus respectivos áudios estão disponíveis aqui.

Clique no link abaixo para fazer download do caderno de ilustrações, assim como os áudios descritivos do caderno. 

Caderno Ilustrativo

Caderno - Áudio 1
Caderno - Áudio 2
Caderno - Áudio 3
Caderno - Áudio 4
Caderno - Áudio 5
Caderno - Áudio 6
Caderno - Áudio 7
Caderno - Áudio 8
Caderno - Áudio 9
Caderno - Áudio 10
Caderno - Áudio 11
Caderno - Áudio 12
Caderno - Áudio 13

 

CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS

Descrição da imagem: fotografia de grupo de crianças sentadas sobre tapetinhos circulares amarelos e vermelhos. Cada uma delas está segurando um pincel para o alto e estão voltadas para uma mulher de pele e cabelos claros com vestido longo estampado, bem no centro de duas faixas amarelas que descem do alto.

Na formação de uma criança, ouvir histórias é o início da aprendizagem e um caminho infinito de descobertas e compreensão do mundo. O projeto Manhãs de história busca inserir o vocabulário das artes visuais no cotidiano das crianças e suas famílias abrindo caminho para o desenvolvimento da sensibilidade artística utilizando recursos narrativos, musicais e de audiodescrição.

A experiência, que teve foco na deficiência visual em 2015, agora será ampliada para pessoas com outras deficiências e a públicos em condição de vulnerabilidade social, por meio de uma programação regular, com sessões às sextas-feiras e aos sábados. Entre os temas das contações deste ano, se destacam Pablo Picasso, que em maio será tema de uma mostra no Instituto Tomie Ohtake.

Com o objetivo de ampliar o público atendido, o projeto Manhãs de História terá sessões de contação de histórias itinerantes em escolas, abrigos para crianças e idosos, além de instituições de ensino de crianças e jovens. As atividades são exclusivas para as instituições parceiras.



NO COLO


Descrição da imagem: fotografia de uma bebê de pele clara e cabelos cacheados curtos com blusa regata branca com pontinhos rosa olhando atentamente para alguém que segura uma grande concha do mar em seu ouvidinho.

Mães e pais que vêem seu cotidiano transformado com a chegada de seus bebês buscam espaços de convivência que transmitam segurança e conforto. Neste sentido, um espaço de arte e cultura como o Instituto Tomie Ohtake torna-se um ambiente de encontro entre pares que passam pelos mesmos desafios que chegam junto com a maternidade e a paternidade.

As atividades com bebês nos espaços de arte e cultura trazem contribuições para a sociedade nos campos da educação da primeira infância e das relações interpessoais. Entendendo a Educação Infantil como indissociável da arte, as instituições culturais podem potencializar seu papel de laboratório de experiências artísticas com foco nos professores de creches e escolas e para os próprios bebês que as frequentam.


CICLO DE PALESTRAS e conversas; mediações accessíveis 


Descrição da imagem: plateia de aproximadamente 70 pessoas em cadeiras e bancos voltada para uma mesa com quatro pessoas. Próximas a elas estão uma caixa de som e a uma projeção com formas coloridas e texto.

Os encontros visam colaborar para trocas de experiências e reflexões entre profissionais da cultura, além de divulgar ações de acessibilidade cultural realizadas por algumas das mais importantes instituições do país, considerando o seu entorno e o protagonismo de representantes dos grupos sociais mencionados que atuam em equipamentos culturais.

Ao final do ciclo, haverá uma publicação com textos reflexivos escritos pelos convidados do ciclo de debates, a qual será disponibilizada gratuitamente em formato de arquivo digital na internet com versão em áudio.

 

ouvir para ver a cidade    

  

Descrição da imagem: grupo de jovens vestindo uniforme de colégio azul marinho e vermelho reunidos em círculo com alguns adultos. Estão em uma varanda ampla e longa com muretas de concreto com pequenos obeliscos ao ar livre, próximos a uma casa de arquitetura antiga, rosada e bem conservada.

Desenvolvido sobre o tema da exploração da cidade enquanto território complementar à educação, bem particular de cada indivíduo e comunidade, o Instituto Tomie Ohtake e o coletivo Apé Estudos em Mobilidade propõem a utilização do espaço público como base de propostas educativas. Como forma de contribuição para o desenvolvimento de autonomia, propõe-se derivas coletivas de grupos de pessoas com e sem deficiência visual para juntos realizarem descobertas poéticas partindo de lugares emblemáticos da cidade para desenvolvimento da sensibilidade no uso comum do espaço por pessoas com diferentes capacidades. Tendo a audição como sentido norteador, as derivas contam com recursos de audiodescrição, depoimentos, músicas, leituras e diferentes registros em formatos presencial e também gravados em aparelhos individuais de mp3 para proporcionar experiências pessoais e coletivas de caminhada.

A ação tem como objetivo proporcionar uma experiência poética para grupos de adultos que irão explorar a arquitetura de espaços públicos da cidade de São Paulo em diversos encontros.

Programação
As atividades acontecem, aos sábados, das 9h às 12h
nas seguintes datas:

13 de maio;
25 de junho;
20 de agosto;

curso para professores - construindo histórias para sentir e ouvir

O curso tem como objetivo levar aos professores sugestões de elementos, estruturas, formas e modelos de trabalhar dentro de sala de aula com crianças cegas e videntes utilizando os recursos da contação de história e da audiodescrição, bem como outros recursos multissensoriais para crianças com deficiência neuromotora, auditiva, intelectual e múltiplas.

As atividades acontecem nas seguinte datas, aos sábados, das 9h às 18h, nas seguintes datas:
03 de setembro;
08 de outubro


oficinas artísticas e acessíveis


Descrição da imagem: fotografia de três crianças manipulando uma placa com peças destacáveis sobre mesas. Elas estão em pé, um menino de camiseta branca , pele e cabelos claros do lado esquerdo da imagem, do lado direito da foto está uma menina de camiseta azul de cabelos castanhos e lisos até os ombros, os dois estão de costas do lado oposto da mesa onde está uma menina negra de vestido azul claro  faixa no cabelo preto e volumoso com uma placa igual a dos outros dois.

Em alguns sábados serão oferecidas oficinas acessíveis para pessoas com ou sem deficiências com o intuito de abordar e experimentar diversas linguagens artísticas. Pensadas para proporcionar diversão, práticas e reflexões sobre arte, as oficinas serão para toda diversidade de público: crianças, jovens, adultos e idosos.
 

audioguias de exposições

Destinado às pessoas que desejam observar as exposições do Instituto Tomie Ohtake utilizando a perspectiva da audiodescrição, tendo ou não deficiências visuais e intelectuais, os três conteúdos de audioguias que serão produzidos em 2016 poderão direcionar visitas favorecendo a compreensão e interpretação dos conteúdos expostos. A utilização de recursos de áudio com informações sobre as exposições, textos de paredes, descrição e divisão dos espaços expositivos, seleção de obras com informações de legenda e descrição de pinturas, esculturas, fotografias tem o objetivo de tornar acessível e prazerosa as visitas para pessoas que optaram por fazer de modo autônomo sem agendamento com educadores. O conteúdo do audioguia será disponibilizado em aparelhos de mp3 no balcão receptivo das exposições e também em arquivos digitais na internet acessados por meio do site ou aplicativo do Instituto Tomie Ohtake.

  

serviço

A participação em todas as atividades é gratuita mediante inscrição prévia

Inscrições e mais informações: setoreducaivo@institutotomieohtake.org.br ou (11) 2245-1900.




REALIZAÇÃO