Programa de Acessibilidade


O Programa de Acessibilidade do Instituto Tomie Ohtake promove ações culturais que estimulam o acesso e a participação de todos os públicos em atividades artísticas, com foco nas pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social, buscando criar espaços de encontro, diversidade e invenção de novos mundos.

  

_____________________________________________________________________________________________________________

AÇÕES DO PROGRAMA:



 

CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS EM LIBRAS

Contações de histórias são importantes práticas na formação de todas as crianças, é o início da aprendizagem e um caminho infinito de descobertas e compreensão do mundo. As contações de histórias em Libras incentivam o desenvolvimento do vocabulário das artes em Língua brasileira de sinais no cotidiano das crianças e professores, favorecendo a construção da sensibilidade artística e histórica utilizando recursos narrativos.

Dia 30 de abril, terça-feira – 10h
Inscrições no link: https://forms.gle/bvyyuTgWYy8Xnoju9

Dia 28 de maio, terça-feira – 10h
Inscrições a partir do dia 14 de maio.

Dia 27de agosto, terça-feira – 10h
Inscrições a partir do dia 13 de agosto.

Dia 24 de setembro, terça-feira – 10h
Inscrições a partir do dia 10 de setembro.

Dia 29 de outubro, terça-feira – 10h e 14h
Inscrições a partir do dia 15 de outubro.

Dia 26 de novembro, terça-feira – 14h
Inscrições a partir do dia 12 de novembro.







NO COLO – PROPOSTAS ARTÍSTICA PARA BEBÊS
A partir de abordagem multissensorial, bebês de até 18 meses e seus acompanhantes são convidados a participar da atividade. Inspirada nas obras das exposições em cartaz no Instituto Tomie Ohtake, as propostas são elaboradas com paisagens sonoras multi-instrumentais.

Atividade gratuita. Vagas limitadas.


Dia 09 de abril, terça-feira - 11h
 
Exposição Taswir, a fotografia árabe contemporânea
Inscrições no link: https://bit.ly/2CPVwpY

Dia 23 de abril, terça-feira - 14h 
Exposição Taswir, a fotografia árabe contemporânea
Inscrições no link: https://forms.gle/DV2GttL44HnVjzjQ6

Dia 21 de maio, terça-feira - 11h 
Exposição Tomie Ohtake Brasa Rubor
Inscrições a partir do dia 16 de maio.

Dia 15 de junho, sábado - 11h
Exposição Tomie Ohtake Brasa Rubor 
Inscrições a partir do dia 10 de junho.

Dia 17 de agosto, sábado - 11h 
Inscrições a partir do dia 12 de agosto.

Dia 10 de setembro, terça-feira - 11h
Inscrições a partir do dia 05 de setembro.

Dia 17 de setembro, terça-feira - 11h
Inscrições a partir do dia 12 de setembro.

Dia 12 de outubro, sábado - 11h
Inscrições a partir do dia 07 de outubro.

Dia 26 de novembro, terça-feira - 11h
Inscrições a partir do dia 21 de novembro.

Dia 07 de dezembro, sábado - 11h
Inscrições a partir do dia 02 de dezembro.




 

CURSOS E FORMAÇÕES EM ACESSIBILIDADE

Curso Libras Arte – Formações em Acessibilidade

Dirigido a estudantes, profissionais e demais interessados que buscam ampliar e aperfeiçoar o vocabulário artístico e cultural em Libras (Língua brasileira de sinais) e expressões estéticas experimentais surdas que mesclam dramatização, narrativa, dança e outros movimentos corporais e expressões faciais que podem trazer elementos da poesia e até mesmo da mímica.

Dias 19 e 26 de agosto
Dias 02, 09, 16, 23 de setembro
Sempre às segundas-feiras - 9h às 12h

Atividade gratuita. Vagas limitadas.

Inscrições a partir do dia 29 de julho.

 


 

CURSOS E FORMAÇÕES EM ACESSIBILIDADE

Curso para educadores: Arte para (com) crianças pequenas – experiências do No Colo

Dirigido a profissionais que atuam com bebês de 0 a 18 meses e primeira infância, o curso Arte para (com) crianças pequenas - experiências do No Colo propõe reflexões e práticas utilizando recursos apropriados para que bebês e crianças pequenas tenham vivências com a arte.

Atividade gratuita. Vagas limitadas.

Dia 11 de maio, sábado – 9h às 12h
Inscrições a partir do dia 29 de abril.

Dia 14 de setembro, sábado – 9h às 12h
Inscrições a partir do dia 26 de agosto.

 

 

 
OUVIR PARA VER A CIDADE

Derivas urbanas que propõem descobertas poéticas partindo de lugares específicos da cidade, exercitando o uso comum de espaços públicos por pessoas com diferentes capacidades, com e sem deficiência visual. Um dos objetivos é instigar os grupos a explorarem o espaço urbano e seu patrimônio material e imaterial com foco na criação de autonomia.

Dia 06 de junho, quinta-feira - h/a definir
Inscrições a partir do dia 23 de maio.

Dia 03 de agosto, sábado - h/a definir
Inscrições a partir do dia 13 de julho.

Dia 25 de setembro, quarta-feira - Ver para Sentir a Cidade - h/a definir
Inscrições a partir do dia 04 de setembro.

Dia 05 de outubro, sábado - h/a definir
Inscrições a partir do dia 14 de setembro.

Dia 30 de novembro, sábado - h/a definir
Inscrições a partir do dia 09 de novembro.

Dia 14 de dezembro, sábado - h/a definir
Inscrições a partir do dia 16 de novembro.







MEDIAÇÕES ACESSÍVEIS  - DIÁLOGOS APLICADOS - FORMAÇÕES EM ACESSIBILIDADE
Promovendo continuidade aos ciclos de encontros dos anos anteriores, o Mediações Acessíveis de 2019 realizará debates e diálogos direcionados para acessibilidade com profissionais do Instituto Tomie Ohtake, considerando múltiplos setores que se relacionam com visitantes com intuito de abranger planejamento, comunicação e orientação de público. Os temas abordados são:

Acessibilidade (diagnóstico, pesquisa e contextualização + Programa de Acessibilidade)

Comunicação Acessível com Isa Meirelles

Vulnerabilidades

Expografia e Desenho Universal com Elisa Prado Assis

Presença LGBTQIA+ com Bruno Puccinelli 

 

 

 

 

VISITAS MEDIADAS NAS EXPOSIÇÕES DO INSTITUTO TOMIE OHTAKE

Visitas mediadas estabelecem diálogos com a diversidade de públicos surdos, crianças, jovens e adultos, ressignificando relações entre as pessoas e os conteúdos expostos. A mediação é realizada por uma educadora surda que desenvolve reflexões acerca do contexto das obras expostas no Instituto Tomie Ohtake, exclusivamente em Libras (língua brasileira de sinais).

Terças e quintas às 10h e 14h mediante agendamento: participacao@institutotomieohtake.org.br 

 

]

 
OFICINAS ACESSÍVEIS
Oficinas ministradas por artistas das quais suas pesquisas e corpos dissidentes contemplam linguagens em dança, arte contemporânea, teatro e performance, proporcionado práticas e reflexões sobre arte e criação em categorias não dominantes. As oficinas são para diversos públicos e variadas faixas etárias, dispondo de recursos de acessibilidade como intérpretes de Libras e audiodescrição mediante solicitação prévia.

Atividade gratuita. Vagas limitadas

Dias 05, 06, 07 de junho – Dança/Performance com Marcos Abranches – 14h às 17h
Inscrições a partir do dia 15 de maio.

Dias 14, 15 e 16 de agosto – Estamparia/Arte Contemporânea com Luan Zumbi e Giorgia Narcisio – 14h às 17h
Inscrições a partir do dia 24 de julho.

Dia 26 de novembro - Teatro/Expressão Corporal com Coletivo Grão – 14h às 17h
Inscrições a partir do dia 05 de novembro.

Dia 28 de novembro-  Oficina + Performance - hora a definir
Inscrições a partir do dia 05 de novembro.





AUDIOGUIA E VIDEOLIBRAS

Destinado às pessoas que desejam acessar as exposições do Instituto Tomie Ohtake utilizando a perspectiva da audiodescrição, tendo ou não deficiência visual. Os conteúdos dos audioguias são desenvolvidos para ampliar as percepções nas visitas favorecendo a leitura e interpretação de alguns conteúdos expostos. Videolibras são plataformas de comunicação rápida e direta com a comunidade surda, que por meio de vídeos breves apresentam em Libras conceitos propostos nas exposições e estimulam o aprendizado da Língua brasileira de sinais aos ouvintes, que podem aprender o conteúdo com o auxilio de legendas em português.




BOLSA DE ARTISTA TOMIE OHTAKE

O jogo de atividades Bolsa de Artista Tomie Ohtake foi desenvolvido para proporcionar experiências artísticas para crianças com e sem deficiência visual, com diversos recursos para atividades individuais ou em grupo. Confeccionadas com sobras de tecido da indústria de móveis, cada bolsa é única e vem com caderno de atividades, livro ilustrado sobre a história da artista Tomie Ohtake, audiodescrição, além de tintas, telas, pincéis, papéis e texturas. Os materiais, encontrados em qualquer papelaria, podem ser repostos e também acrescidos de outros, de acordo com o desejo de cada criança ou adulto mediador.

 


PATROCÍNIO

                





IDEALIZAÇÃO/REALIZAÇÃO





REALIZAÇÃO