Programa de Acessibilidade

O Programa de Acessibilidade do Instituto Tomie Ohtake promove ações culturais que estimulam o acesso e a participação de todos os públicos em atividades artísticas, com foco nas pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social, buscando criar espaços de encontro, diversidade e invenção de novos mundos.

  

_____________________________________________________________________________________________________________

AÇÕES DO PROGRAMA:



 

CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS EM LIBRAS

Contações de histórias são importantes práticas na formação de todas as crianças, é o início da aprendizagem e um caminho infinito de descobertas e compreensão do mundo. As contações de histórias em Libras incentivam o desenvolvimento do vocabulário das artes em Língua brasileira de sinais no cotidiano das crianças e professores, favorecendo a construção da sensibilidade artística e histórica utilizando recursos narrativos.


 





NO COLO – PROPOSTAS ARTÍSTICAS PARA BEBÊS
A partir de abordagem multissensorial, bebês de até 18 meses e seus acompanhantes são convidados a participar da atividade. Inspirada nas obras das exposições em cartaz no Instituto Tomie Ohtake, as propostas são elaboradas com paisagens sonoras multi-instrumentais.

Atividade gratuita. Vagas limitadas.

Dia 02 de fevereiro, domingo - 11h
Inscrições a partir do dia 28de janeiro, às 15h





Ateliê da Tomie: experiências artísticas com crianças pequenas 

Como forma de continuidade ao atendimento às famílias que participam do "No Colo: propostas artísticas para bebês", o Programa de Acessibilidade do Instituto Tomie Ohtake oferece uma nova atividade para crianças entre 3 a 5 anos. Os bebês cresceram!




 

CURSOS E FORMAÇÕES EM ACESSIBILIDADE

Práticas Culturais em Libras 

O Instituto Tomie Ohtake, por meio do seu Núcleo de Cultura e Participação, lança o curso Práticas Culturais em Libras, voltado a estudantes e profissionais que buscam ampliar e aprofundar pesquisa, crítica, vocabulário artístico e cultural em Libras (Língua brasileira de sinais) e expressões das culturas surdas nas artes.

 

Atividade gratuita. Vagas limitadas.

 

 

 

CURSOS E FORMAÇÕES EM ACESSIBILIDADE

Curso para Professores - Arte na primeira infância 

Dirigido a profissionais que atuam com bebês de 0 a 18 meses e primeira infância, o curso Arte para (com) crianças pequenas - experiências do No Colo propõe reflexões e práticas utilizando recursos apropriados para que bebês e crianças pequenas tenham vivências com a arte.

Atividade gratuita. Vagas limitadas.



 

 

 
OUVIR PARA VER A CIDADE

Derivas urbanas que propõem descobertas poéticas partindo de lugares específicos da cidade, exercitando o uso comum de espaços públicos por pessoas com diferentes capacidades, com e sem deficiência visual. Um dos objetivos é instigar os grupos a explorarem o espaço urbano e seu patrimônio material e imaterial com foco na criação de autonomia.







MEDIAÇÕES ACESSÍVEIS  - DIÁLOGOS APLICADOS - FORMAÇÕES EM ACESSIBILIDADE
Promovendo continuidade aos ciclos de encontros dos anos anteriores, o Mediações Acessíveis de 2019 realizará debates e diálogos direcionados para acessibilidade com profissionais do Instituto Tomie Ohtake, considerando múltiplos setores que se relacionam com visitantes com intuito de abranger planejamento, comunicação e orientação de público.

 

 

 

 

VISITAS MEDIADAS NAS EXPOSIÇÕES DO INSTITUTO TOMIE OHTAKE

Visitas mediadas estabelecem diálogos com a diversidade de públicos surdos, crianças, jovens e adultos, ressignificando relações entre as pessoas e os conteúdos expostos. A mediação é realizada por uma educadora surda que desenvolve reflexões acerca do contexto das obras expostas no Instituto Tomie Ohtake, exclusivamente em Libras (língua brasileira de sinais).

Terças e quintas às 10h e 14h mediante agendamento: participacao@institutotomieohtake.org.br 

 

]

 
OFICINAS ACESSÍVEIS
Oficinas ministradas por artistas das quais suas pesquisas e corpos dissidentes contemplam linguagens em dança, arte contemporânea, teatro e performance, proporcionado práticas e reflexões sobre arte e criação em categorias não dominantes. As oficinas são para diversos públicos e variadas faixas etárias, dispondo de recursos de acessibilidade como intérpretes de Libras e audiodescrição mediante solicitação prévia.

Atividade gratuita. Vagas limitadas

 




AUDIOGUIA E VIDEOLIBRAS

Destinado às pessoas que desejam acessar as exposições do Instituto Tomie Ohtake utilizando a perspectiva da audiodescrição, tendo ou não deficiência visual. Os conteúdos dos audioguias são desenvolvidos para ampliar as percepções nas visitas favorecendo a leitura e interpretação de alguns conteúdos expostos. Videolibras são plataformas de comunicação rápida e direta com a comunidade surda, que por meio de vídeos breves apresentam em Libras conceitos propostos nas exposições e estimulam o aprendizado da Língua brasileira de sinais aos ouvintes, que podem aprender o conteúdo com o auxilio de legendas em português.




BOLSA DE ARTISTA TOMIE OHTAKE

O jogo de atividades Bolsa de Artista Tomie Ohtake foi desenvolvido para proporcionar experiências artísticas para crianças com e sem deficiência visual, com diversos recursos para atividades individuais ou em grupo. Confeccionadas com sobras de tecido da indústria de móveis, cada bolsa é única e vem com caderno de atividades, livro ilustrado sobre a história da artista Tomie Ohtake, audiodescrição, além de tintas, telas, pincéis, papéis e texturas. Os materiais, encontrados em qualquer papelaria, podem ser repostos e também acrescidos de outros, de acordo com o desejo de cada criança ou adulto mediador.



PATROCÍNIO

                





IDEALIZAÇÃO/REALIZAÇÃO





REALIZAÇÃO