Av.Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros - São Paulo - SP
Programação

MARÇO - ABRIL

CURSO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

04, 11, 18 E 25 MARÇO e 01, 08 abril DAS 8:30H ÀS 12:30H 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS 

O Instituto Tomie Ohtake e a Arte Despertar oferecem, a partir de 4 de março, um curso gratuito de contação de histórias. A ideia é trabalhar a potencialidade das narrativas de literatura oral como uma ferramenta de aproximação, comunicação e expressão.

As narrativas fazem parte da história da humanidade e trazem em si valores, sonhos, conhecimentos, tradições culturais e sentimentos. Provoca, no contato com o outro, reflexões sobre questões comuns a todos os seres humanos.

Comandadas por uma dupla de experientes contadores de histórias, o curso apresentará fundamentos, técnicas e benefícios de se trabalhar a narrativa oral em diferentes ambientes, assim como a relevância da contação de histórias para o autoconhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades.

O conteúdo programático abordará os vários tipos de histórias - como lendas, mitos, fábulas, história de origem, contos de fadas, entre outros -, a relação com a música, as inúmeras abordagens possíveis para se contar uma história,técnicas como interpretação, oralidade e improvisação, e o papel do contador de história ao longo da história universal.

Serão 24 horas de atividades, divididas em seis aulas teóricas e práticas de 4h cada, nos dias 04/03, 11/03, 18/03, 25/03, 01/04 e 08/04, das 8h30 às 12h30. As atividades são gratuitas, abertas ao público em geral, e as vagas restritas a 25 alunos. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 20/02.

Mais informações pelo e-mail setoreducativo@institutotomieohtake.org.br ou pelo telefone (11) 2245 1937.





AULA MAGMA, COM JORGE MENNA BARRETO

14 MARÇO ÀS 20H 

Restauro: escultura ambiental

Pensando o nosso sistema digestivo enquanto uma ferramenta escultórica, Restauro propôs uma escultura ambiental realizada ao longo dos três meses da 32ª Bienal de São Paulo. A palestra propõe um olhar retrospectivo sobre a obra-restaurante, buscando analisar as diferentes formas sugeridas de participação do público.

JORGE MENNA BARRETO é artista e pesquisador. Há 20 anos deixa que o lugar determine aquilo que irá construir e, mais recentemente, o que irá comer. É professor no Instituto de Artes da UERJ e doutor em Poéticas Visuais em Artes pela USP (2012). Desde sua pesquisa de pós-doutorado na UDESC (2014), tem investigado relações possíveis entre agroecologia e as práticas site-specific em arte. Site: http://cargocollective.com/jorgemennabarreto

Gratuito. 
Inscrições e mais informações pelo e-mail setoreducativo@institutotomieohtake.org.br ou pelo telefone (11) 2245 1937.