Av.Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros - São Paulo - SP
Programação

MAIO 


CURSO PARA EDUCADORES - CONSTRUINDO HISTÓRIAS PARA SENTIR E OUVIR

27 MAIO DAS 9H ÀS 17H30  COM LÍVIA MOTTA E ANDI RUBINSTEIN

O curso tem como objetivo levar aos educadores sugestões de elementos, estruturas, formas e modelos de trabalhar dentro ou fora da sala de aula com crianças cegas e videntes utilizando os recursos da contação de história e da audiodescrição.

Participação gratuita.
Vagas limitadas.




ELLEN OLÉRIA NO INSTITUTO TOMIE OHTAKE

27 MAIO ÀS 19H 

O Instituto Tomie Ohtake apresenta o projeto Temporais, uma programação artística com apresentações de música, dança, teatro e poesia falada, marcadas pela sua natureza efêmera e performática, recebendo artistas de diferentes poéticas e gerações.

A primeira edição recebe a cantora, compositora e ativista brasileira Ellen Oléria no dia 27 de maio às 19h, apresentando um panorama de sua carreira com composições de sua autoria. Seu recente projeto musical é o “Afrofuturista”, trabalho em que a artista combina com maestria ritmos brasileiros como o samba, o forró, o carimbó, o afoxé e o maracatu com timbres e arranjos contemporâneos que apontam para um encontro urbano de identidades e discurso do protagonismo das comunidades negras no Brasil. 

As próximas edições terão a atriz Renata Carvalho, o bailarino Eduardo Fukushima, uma edição do slam de poesia ZAP (Zona Autônoma da Palavra) com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, o grupo de mulheres cantoras e percussionistas do Ilú Oba de Min e o músico Fióti, do Laboratório Fantasma, projeto comandado ele e pelo rapper Emicida.


Gratuito. 

O evento conta com audiodescrição e intérprete de libras (língua brasileira de sinais).
Evento Facebook 




 

MESA REDONDA DA EXPOSIÇÃO- “Conversas - Fotografias da coleção Bank of America Merrill Lynch

30 MAIO ÀS 19H COM Lívia Aquino, Caio Reisewitz E Mauro Restiffe

O Instituto Tomie Ohtake convida todos para a mesa redonda sobre a exposição “Conversas - Fotografias da coleção Bank of America Merrill Lynch”.

A mesa acontecerá no dia 30 de maio, às 19 horas, e contará com a participação da professora e artista Lívia Aquino, do artista e fotógrafo Caio Reisewitz e do cineasta e fotógrafo Mauro Restiffe. A mediação será realizada por Priscyla Gomes, curadora associada do Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake.

Lívia Aquino é pesquisadora do campo das artes visuais, professora e artista. Doutora em Artes Visuais e Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é coordenadora da pós-graduação em Fotografia e professora da pós-graduação em Práticas Artísticas Contemporâneas da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo. É autora do livro Picture Ahead: a Kodak e a construção do turista-fotógrafo.

Caio Reisewitz é formado em artes plásticas pela Universidade de Mainz (Alemanha), com  especialização em poéticas visuais e mestrado pela Universidade de São Paulo. Entre as bienais de que participou estão a 26ª Bienal de São Paulo, 51ª Biennale di Venezia e Nanjin Biennale (2010, China), além de diversas exposições individuais nacionais e internacionais.

Mauro Restiffe é fotógrafo, estudou cinema na Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), em São Paulo, formando-se em 1993. Estudou fotografia no International Center of Photography, em Nova York, entre 1994 e 1995. Entre 2001 e 2003, estudou no departamento de artes da Universidade de Nova York. Realizou diversas exposições coletivas e individuais.


Entrada gratuita.
Não é necessário fazer inscrições.
Evento facebook