Av.Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros - São Paulo - SP
PRESENÇA

Com base em exposições e atividades realizadas nesse ano no Instituto Tomie Ohtake, como Yoko Ono "O Céu ainda é azul, Você Sabe" e as "Invenções da Mulher Moderna – para além de Anita e Tarsila", foi concebida uma programação especial voltada a discutir os espaços que a mulher ocupa hoje, tanto na cultura quanto em outros âmbitos da sociedade. As atividades englobam um bate papo, oficinas, iniciativas e visitas guiadas e acessíveis.

No dia 5 de agosto, acontece a abertura da exposição da artista Geórgia Kyriakakis com uma visita guiada feita pela artista, assim como uma programação voltada para famílias e públicos com deficiência auditiva e visual no contexto da exposição "Invenções da Mulher Moderna – para além de Anita e Tarsila".

No dia 06 de agosto, as atividades terão como foco mulheres que vêm se engajando em questões cruciais para a inserção e empoderamento feminino tanto no âmbito artístico e cultural, quanto iniciativas sociais e políticas.

Além de visitas guiadas na exposição "Invenções da Mulher Moderna – para além de Anita e Tarsila", durante o dia  também acontece a oficina de estamparia manual organizada pelo coletivo baiano AFROTONIZAR, que aborda questões como moda, comportamento, empoderamento negro e feminino, sexualidades, empreendedorismo e as novas narrativas que permeiam o afrofuturismo brasileiro.

Encerrando a programação, o bate papo intitulado "Sou dessas", com Nátaly Neri, Preta Rara e Giovana Xavier, é uma chamada a mulheres de diferentes contextos a se afirmarem em suas especificidades. A expressão é sinônimo de despojamento, libertação e questionamento.

PROGRAMAÇÃO 05/08

10:00 - 13:00  - Visita e oficina com audiodescrição para pessoas com e sem deficiência visual: Nicolina, Georgina e Lygia – três mulheres artistas.   INSCREVA-SE AQUI
A oficina ministrada por Lívia Motta objetiva promover discussão, reflexão, conhecimento e um contato multissensorial com a história e algumas obras das artistas Nicolina Vaz de Assis, Georgina Albuquerque e Lygia Clark. Pessoas com deficiência visual e pessoas sem deficiência poderão participar das atividades de mediação com recursos táteis, sonoros e audiodescrição. Uma visita à exposição INVENÇÕES DA MULHER MODERNA será feita após a oficina com os educadores do Instituto Tomie Ohtake. 

 

11h - 12:10 - No Colo - atividade para bebês e famílias seguindo o tema da exposição “Invenções da mulher moderna - para além de Anita e Tarsila’ INSCREVA-SE AQUI

Bebês e suas famílias são convidados para mais um No Colo com a educadora Diana Tubenchlak, ação que oferece possibilidades de diferentes encontros a partir das exposições em cartaz no Instituto Tomie Ohtake. Conhecer as pinturas de artistas mulheres; olhar nos olhos; ver a mãe; refletir sua imagem e desenhá-la sobre espelhos serão alguns de nossos convites para esse encontro!

 


12:00 - 15:00  Abertura exposição Geórgia Kyriakakis com visita guiada pela artista
A série fotográfica “Expedição ao Deserto”, com 27 imagens, é resultado de experiências imersivas de Geórgia Kyriakakis em São Paulo. Neste projeto a artista visita e fotografa áreas movimentadas da cidade quando estão totalmente desertas em virtude de feriados, campeonatos esportivos, tensões políticas, climáticas, entre outras razões.  Suas expedições consistem em estar onde ninguém está ou não estar onde todos estão – tal como um desvio numa rota previsível ou num fluxo programado.
SAIBA MAIS+


14:00 - 16:00  - 
Visita e oficina para surdos e ouvintes na exposição Invenções da Mulher Moderna, para Além de Anita e Tarsila em LIBRAS (língua brasileira de sinais)  INSCREVA-SE AQUI
Visita mediada exclusivamente em LIBRAS para surdos e ouvintes interessados na prática de língua brasileira de sinais, tendo como foco o contexto histórico e as obras produzidas por mulheres desde o século XIX até meados do século XX. Após a visita mediada pela educadora surda Isadora Borges os participantes serão convidados a participar de uma oficina de criação artística. 


14:30 - 15:40 No Colo - atividade para bebês e famílias seguindo o tema da exposição “Invenções da mulher moderna - para além de Anita e Tarsila’ INSCREVA-SE AQUI
Bebês e suas famílias são convidados para mais um No Colo com a educadora Diana Tubenchlak, ação que oferece possibilidades de diferentes encontros a partir das exposições em cartaz no Instituto Tomie Ohtake. Conhecer as pinturas de artistas mulheres; olhar nos olhos; ver a mãe; refletir sua imagem e desenhá-la sobre espelhos serão alguns de nossos convites para esse encontro!




PROGRAMAÇÃO 
06/08

15:00 - 16:30  Visita com educador na exposição ‘Invenções da mulher moderna, para além de Anita e Tarsila’ 

15:00 - 18:00 "Atividade prática em ateliê com Luana e Luma Nascimento - AFROTONIZAR   INSCREVA-SE AQUI

Oficina com foco em estamparia manual, a partir do uso de tecidos, pedaços de madeira, ideias de desenhos, entre outros materiais que possibilitam qualquer pessoa a empreender no ramo com pouco, mas com requinte e originalidade. A atividade também abordará questões sobre vestuários e estampas africanas e suas influências na moda brasileira, o reconhecimento e montagem de padrões e estilos por meio da técnica da estamparia e como se dão as escolhas de cartela de cores, amarrações de indumentárias.

 Para além da aula prática de estamparia manual, feita com a técnica "block printing", Loo e Luma irão propor um diálogo sobre o projeto BRÁFRICA, complementando a aula prática. 

Clique para saber mais sobre o AFROTONIZAR

18:00 - 20:00  “SOU DESSAS’  bate papo com Nátaly Neri, Preta Rara e Giovana Xavier
O bate papo intitulado "Sou dessas" com Nátaly Neri, Preta Rara e Giovana Xavier é uma chamada a mulheres de diferentes contextos a se afirmarem em suas especificidades. A expressão é sinônimo de despojamento, libertação e questionamento. 

 







 







NÁTALY NERI

Nátaly Neri é graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo - EFLCH, onde se dedica ao estudo da educação crítica com recorte étnico - racial, atuando também em um programa de pesquisa sobre docência e formação de professores (PIBID), que a coloca diretamente em contato com a educação pública no Brasil. Além disso, participa de coletivos feministas e ligados diretamente aos Movimentos Negros dentro do espaço acadêmico. Nátaly Neri também é idealizadora e produtora de seu próprio canal no Youtube, o 'Afros e Afins', que tem como objetivo geral estimular a autonomia financeira, intelectual e estética da mulher negra, a partir de discussões sobre consumo consciente e autônomo, racismo e empoderamento feminino, sempre ancorada nos conhecimentos acumulados e constantemente atualizados em seu curso e sua militância.

Seu canal tem mais de 200mil inscritos.

https://www.youtube.com/channel/UCjivwB8MrrGCMlIuoSdkrQg

 

 

PRETA RARA

Joyce Fernandes, 32 anos, é conhecida como Preta Rara, é rapper, turbanista, professora de história e poetisa. Sua trajetória é marcada pela atuação e militância em movimentos negros e feministas. Suas músicas falam sobre empoderamento feminino, racismo, machismo, gordofobia e relacionamentos amorosos. Lançou seu primeiro disco, ‘Audácia’, em outubro de 2015. Tornou-se porta-voz das empregadas domésticas no Brasil depois de criar a página Eu Empregada Doméstica no Facebook.

https://www.pretarara.com/

 

GIOVANA XAVIER

Professora de Prática de Ensino de História na Faculdade de Educação da UFRJ, Doutora em História Social pela UNICAMP), Coordenadora do Grupo Intelectuais Negras e autora do blog ‘Preta Dotora’.