Av.Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros - São Paulo - SP
PROGRAMA DE ATIVIDADES Os muitos e o um: arte contemporânea brasileira

PROGRAMA DE ATIVIDADES | Os muitos e o um: arte contemporânea brasileira

A exposição Os muitos e o um – arte contemporânea brasileira, em cartaz no Instituto Tomie Ohtake entre os dias 4 de setembro e 23 de outubro, contempla um amplo recorte da produção contemporânea brasileira, com trabalhos produzidos desde a década de 1950 até os últimos anos. Com curadoria de Robert Storr e Paulo Miyada, a mostra terá mais de 300 obras de cerca de 80 artistas brasileiros e ocupará grande parte dos espaços do Instituto Tomie Ohtake.

Buscando explorar as possibilidades de leitura, interpretação e fruição da mostra e da produção contemporânea brasileira, o Núcleo de Cultura e Participação do Instituto Tomie Ohtake desenvolveu uma série de atividades e experiências ligadas ao universo da exposição, voltadas a diferentes públicos.

 

VISITAS AGENDADAS COM ATELIÊ                       

Com duração de duas horas, este formato de visita contempla uma conversa entre educadores e visitantes na exposição seguida de atividade prática em ateliê. As conversas consideram o contexto específico da exposição, a linha curatorial, leitura de imagens e os interesses e repertório dos visitantes, professores e alunos. A atividade em ateliê busca a vivência de uma experiência que se dá pelo fazer, colocando os visitantes em contato com materiais, propostas e questionamentos disparadores de processos de criação coletivos ou individuais. Assim, os dois momentos constituem parte de uma experiência com a exposição que acessa diversas camadas de relação com a arte.

De 14 de setembro a 21 de outubro (quartas, quintas e sextas-feiras)
Horários: 10h e 14h               
Oferecidas para grupos fechados de 20 a 40 pessoas.

 

VISITAS ESPONTÂNEAS

As visitas espontâneas destinam-se aos visitantes que vêm ao Instituto Tomie Ohtake autonomamente, sem agendamento prévio, e desejam conhecer mais sobre a exposição, conversar com os educadores ou experimentar um percurso diferente. Com cerca de uma hora de duração, as visitas com o público espontâneo consideram os interesses e especificidades dos visitantes, bem como as demandas que surgem do próprio diálogo.

De Terça a Domingo
Horários: 15h30 e 18h30         
Realizadas por educadores para grupos de até 20 pessoas.

 

ENCONTROS COM ARTISTAS

Conversas com artistas na exposição
Com o objetivo de estabelecer diálogos entre artistas de diferentes gerações, a exposição e os públicos, artistas cujos trabalhos estejam dentro do recorte curatorial serão propositores de visitas mediadas à exposição, abordando desde as poéticas de seu próprio trabalho até as influências de artistas de gerações anteriores e outros temas presentes na mostra.

 

14 de setembro
Conversa com Paulo Bruscky
20 vagas
Horário: das 18h às 20h


28 de setembro
Conversa com Marcos Chaves
20 vagas
Horário: das 18h às 20h

 

Práticas com artistas
Este projeto visa ativar espaços do Instituto Tomie Ohtake com atividades propostas pelos artistas. Serão oficinas, ateliês e outras vivências que dialoguem com a exposição e as poéticas de cada artista.

 

24 de setembro
Oficina com Daniel Melim
20 vagas

 

8 de outubro
Oficina com Felipe Cohen
20 vagas
Horário: das 10h às 13h

 

Visitas aos ateliês dos artistas

Esta atividade tem como objetivo colocar públicos e artistas em contato a partir do processo criativo que acontece dentro do ateliê. Assim, além do contato com o ambiente de trabalho e criação, os visitantes poderão conversar com os artistas sobre seus processos, pesquisas, poéticas e outras questões ligadas a esse universo.

 

17 de setembro
Visita ao ateliê de Carla Chaim
10 vagas

1 de outubro
Visita ao ateliê de Sandra Cinto
10 vagas

 

15 de outubro
Visita ao ateliê de Rodrigo Bivar
10 vagas
Horário: das 10h às 13h

 

ENCONTRO COM PROFESSORES                         

Os encontros com professores constituem um espaço de troca entre os educadores do Instituto Tomie Ohtake e professores, educadores e assistentes sociais de outras instituições. A programação de cada encontro prevê visita à exposição, realização de atividade em ateliê, discussão sobre mediação e apresentação da publicação educativa desenvolvida pelo Núcleo de Cultura e Participação.

9 de setembro – das 19h às 21h
10 de setembro – das 14h às 16h
40 vagas

 

CURSO DE ARTE BRASILEIRA PARA PROFESSORES

Voltado a professores e educadores, além do público em geral, os módulos do curso serão estruturados segundo critérios simultaneamente cronológicos e temáticos. Assim, os encontros serão complementares e independentes entre si, possibilitando que os interessados em participar possam escolher entre a formação completa ou algum encontro específico.

O curso será dividido em 6 módulos no total, sendo 2 módulos por dia.

16, 23 e 30 de setembro - das 19h às 22h
40 vagas
Gratuito
Local: Instituto Tomie Ohtake

 

*Todas as atividades necessitam de agendamento, exceto as Visitas Espontâneas. Para saber mais detalhes sobre essas atividades, confira a programação na página no Instituto Tomie Ohtake no Facebook ou procure um de nossos educadores no espaço expositivo. O agendamento para as atividades deve ser feito por telefone (11) 2245.1937 de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.