Av.Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros - São Paulo - SP
Exposição do 3º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake Akzonobel

De 30 junho a 7 agosto 2016

No próximo dia 30 de junho, o Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel anunciam os três vencedores do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2016, durante a abertura da exposição dos dez projetos selecionados, os quais serão reunidos em publicação.

Foram 119 projetos inscritos, provenientes de 18 estados brasileiros. Anunciados pelo júri, composto pelos arquitetos Daniel Corsi, Gianfranco Vannucchi e Priscyla Gomes e pelo economista e sociólogo Carlos Vainer, os dez finalistas são:

BOX HOUSE – São Paulo SP; Yuri Vital Arquiteto/ Yuri Vital
Casa de Meia Encosta - São Francisco Xavier SP; Denis Joelsons e Gabriela Baraúna Uchida/ Denis Joelsons
Casa Vila Matilde – São Paulo SP; Terra e Tuma Arquitetos Associados/ Pedro TumaEdifício Península – Porto Alegre RS; cantergiani+kunze Arquitetos/ Nathalia Cantergiani
Galeria Maxita Yano - Claudia Andujar – Brumadinho MG; Arquitetos Associados / Alexandre Brasil Garcia
Ginásio do Colégio São Luís – São Paulo SP; URDI Arquitetura / Alberto Ferreira Barbour
Parklets sp – São Paulo SP; Guilherme Gambier Ortemblad

RB12 – Rio de Janeiro RJ; Triptyque Architecture / Luiz Adriano Trindade de Almeida
Restauro do Edifício Sede do IAB SP – São Paulo SP; Oksman Arquitetos Associados / Silvio Oksman
Tuju Restaurante – São Paulo SP; Vapor 324 / Fabio Riff

A avaliação do júri levou em conta a qualidade dos projetos não só no que se refere às soluções formais e técnicas utilizadas. Considerou-se também os modos de enfrentamento dos problemas colocados ao projeto, a originalidade das soluções, a escolha dos materiais empregados e o comprometimento com questões relativas à sustentabilidade, inserção urbana e relação com o entorno. Os arquitetos responsáveis pelos três projetos premiados irão viajar para cidades internacionais de grande valor arquitetônico e urbanístico. Nesta edição, os três primeiros colocados, além do Troféu e destaque no Catálogo do Prêmio, ganham viagens a Amsterdan, cidade sede da AkzoNobel, partindo da capital holandesa para Dubai, Cracóvia/Varsóvia e Santiago:

1º Lugar – Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2016

– Troféu e destaque no Catálogo Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2016, em cerimônia oficial.

– Viagem a Dubai, Emirados Árabes Unidos.

2º Lugar – Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2016

– Troféu e destaque no Catálogo Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2016, em cerimônia oficial

– Viagem a Varsóvia e Cracóvia, Polônia.

3º Lugar – Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2016

– Troféu e destaque no Catálogo Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2016, em cerimônia oficial

– Viagem a Santiago, Chile.


Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel é voltado a arquitetos brasileiros ou estrangeiros que vivam no Brasil há pelo menos dois anos, com até 45 anos de idade, e projetos arquitetônicos construídos durante os últimos oito anos, o prêmio procura valorizar a diversidade na expressão da arquitetura e formas de atuação que vêm definindo uma identidade na produção atual dos espaços construídos em âmbito nacional. A intenção é dar continuidade ao mapeamento da produção arquitetônica contemporânea, reunindo trabalhos que promovam discussão acerca das formas urbanas atuais nos seus diversos aspectos, tais como mobilidade, habitação, relação entre espaços públicos e privados, paisagens naturais e construídas, entre tantos outros desafios presentes em cada projeto.

Juntamente com a exposição e um conjunto de ações educativas programadas, o Prêmio pretende dar continuidade à valorização e difusão do trabalho dos profissionais e escritórios no seu compromisso em potencializar a arquitetura contemporânea realizada no Brasil.

O Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2016 é resultado de uma parceria entre o Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel que se insere dentro das perspectivas do Instituto como um centro cultural compromissado com o estudo e a divulgação das artes plásticas, arquitetura, e design contemporâneo.



PATROCÍNIO


               



apoio 

              

Apoio de mídia 

                         

           

 

realização