Av.Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros - São Paulo - SP
OPA!  Uma Alegre Revelação - Junko Koshino + Go Yayanagi


De 22 janeiro a 16 março 2014

O Instituto Tomie Ohtake, projetado para promover as artes plásticas, o design e a arquitetura, interessou-se, sobretudo, em trazer esta mostra ao Brasil pela sua característica rara de demonstrar como o design de roupa se apropria diretamente das artes plásticas. Nesta parceria a estilista Junko Koshino trabalha com obras de Go Yayanagi realizadas pelo artista sem a intenção de pertencer a qualquer outro estatuto que não o da arte.

A exposição organizada pela Gallery+BTAP de Tóquio e Dô Cultural de São Paulo, reúne peças de vestuário, tecidos de seda com estampa, telas e desenhos. Os dois artistas de áreas diferentes têm em comum grande interesse pelo Brasil. Go Yayanagi, morou no país na década de 50, em 1957, realizou individual no MAM-SP , cujo acervo conta com sua obra. Segundo o artista, a luminosidade das cores de seu trabalho se deve a influências que colheu de sua juventude no Brasil. Já a estilista Junko Koshino usa a moda “para derrubar fronteiras” e, com esta exposição, pretende encurtar a distância geográfica entre os dois países. 

Além dos trabalhos da dupla, a mostra traz uma contribuição coletiva: crianças japonesas e brasileiras que residem no Japão foram convidadas a participar do projeto “Arte Caracol”. Nesta ação, cartolinas cortadas em forma de caracol foram distribuídas para as crianças, que puderam desenhar livremente sobre elas, representando a amizade entre os dois países. O trabalho também buscou apaziguar as dificuldades que as crianças enfrentaram para recuperar a rotina rompida pelo terremoto e tsunami que abalou o leste japonês em 2011. 



 

 





ORGANIZAÇÃO 

       

         



patrocínio  

         

 


agradecimento especial 


Apoio 

    

               

colaboração   

             

  



realização