x

PROGRAME-SE!

O Instituto Tomie Ohtake estará fechado entre os dias 14 e 17 de fevereiro.
No dia 18 (quarta-feira), estará aberto a partir do meio dia.

O INSTITUTO TOMIE OHTAKE, erguido na mais importante cidade da América Latina, São Paulo, tem como proposta apresentar as novas tendências da arte nacional e internacional, além daquelas que são referências nos últimos 50 anos, coincidindo com o período de trabalho da artista plástica que dá nome ao espaço, Tomie Ohtake.

Inaugurado em novembro de 2001, o centro cultural ocupa uma área total de 7.500m2. Para exposições conta com sete salas distribuídas em dois grandes pisos, um dos quais abriga ainda o setor educativo, com quatro ateliês, espaço para seminários, área de documentação e um Grande Hall, onde estão instalados o restaurante Santinho, a livraria Gaudi e a loja de objetos IT.

O Instituto Tomie Ohtake está instalado em um complexo empresarial privado construído pelo Grupo Aché que reflete uma concepção contemporânea de cidade, onde cultura trabalho e lazer estão integrados.

prêmio Akzo Nobel 2015
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL
CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

Com o intuito de desenhar um panorama contemporâneo da arte brasileira, os curadores Hans Ulrich Obrist, Gunnar Kvaran e Thierry Raspail conceberam a exposição Imagine Brazil. A mostra reúne trabalhos de 14 jovens artistas emergentes que têm trabalhado com múltiplas possibilidades de suporte como pinturas, esculturas, instalações, fotografias, vídeos e música. Para situar suas obras num contexto histórico, a cada um dos participantes foi solicitado escolher um artista mais velho considerado importante na cena artística contemporânea e para seu respectivo trabalho, a fim de se construir uma exposição dentro da exposição.
DE 13 MARÇO A 03 MAIO

Como é que uma linha desenhada no ar transforma-se em matéria no espaço? Desde a década de 1980, Tomie Ohtake traz aos espaços públicos de diversas cidades formas que remetem aos elementos pictóricos de sua produção plástica. Nesta exposição, com curadoria de Paulo Miyada, foram escolhidas algumas das obras de Tomie Ohtake para refletir sobre os gestos feitos pela artista e as maneiras pelos quais foram ampliados à dimensão dos lugares de convívio.
DE 4 SETEMBRO A 13 MARÇO 2015

Com curadoria de Tassia Palhares, a exposição reúne cerca de 50 trabalhos datados de meados dos anos 1980 até pinturas recentes de 2014, apresentando ao público a rica produção da artista paulistana. Colorista por excelência, Renata Tassinari desenvolveu seu trabalho tendo como base uma estrutura simples na qual explora ao longo do tempo a utilização de novos materiais, entre eles o acrílico e madeiras de diferentes cores e texturas.
DE 6 FEVEREIRO A 29 MARÇO

Mostra do artista Ricardo Hantzschel, composta por um ensaio visual sobre o processo de extração manual de sal, realizado nos municípios de Araruama e Arraial do Cabo no Rio de Janeiro. Com imagens captadas por diferentes tipos de câmeras, da pinhole à digital, o trabalho de Hantzschel busca ressaltar aspectos estéticos da extração salineira e seus personagens tradicionais. O texto da exposição é do fotógrafo Fernando Lemos.
DE 06 DE FEVEREIRO A 29 DE MARÇO DE 2015

AV. FARIA LIMA 201   ENTRADA PELA R. COROPÉS, PINHEIROS, SÃO PAULO   800M DA ESTAÇÃO DO METRÔ FARIA LIMA TERÇA A DOMINGO DAS 11H ÀS 20H   ENTRADA GRATUITA
Projeto gráfico Ricardo Ohtake, Monica Pasinato, Rodrigo Pasinato.