premios/premio_energias_nas_artes Instituto Tomie Ohtake
Av.Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros - São Paulo - SP
Prêmio Energias na Arte

Visando estimular novos talentos artísticos, entre 18 e 27 anos e provenientes de todo o Brasil, o Instituto Tomie Ohtake e o Instituto EDP promovem, desde 2009, o Prêmio Energias na Arte. O prêmio vem se renovando a cada ano para se destacar sempre mais como uma plataforma de discussão acerca da produção contemporânea, de formação de novos talentos e de promoção de novos nomes na cena artística brasileira.

O Prêmio se desdobra em diversas etapas por aproximadamente dois anos. A primeira delas, antes do lançamento do edital, conta com palestras e cursos realizados em diferentes cidades do Brasil. Em seguida, é aberto um edital para envio das candidaturas dos jovens artistas, entre os quais os membros do júri selecionam dez finalistas por meio da análise de portfólios, projetos de obras inéditas, assim como entrevistas online. Uma vez escolhidos os finalistas, os jurados realizam um acompanhamento e iniciam uma interlocução com os artistas em visitas aos seus ateliês. Neste processo também são escolhidos os trabalhos que constarão na exposição no Instituto Tomie Ohtake que culmina com a premiação. Os três vencedores participam de residências artísticas no Brasil e no exterior.

5º PRÊMIO ENERGIAS NA ARTE
Confira aqui a lista dos finalistas



PORTFÓLIO — ideias para pensar a organização e apresentação do trabalho de arte é uma publicação online, distribuída gratuitamente em formato PDF, produzida na 5ª edição do Prêmio Energias na Arte, organizado pelo Instituto Tomie Ohtake com patrocínio da EDP e Instituto EDP. Este material pretende servir como uma das fontes possíveis de consulta para os interessados em refletir sobre o processo de montagem de portfólios de arte, seja para fins de inscrição no Prêmio Energias na Arte ou para suas mais diferentes aplicações.

Baixe aqui o Portfolio




 

PATROCÍNIO

 

APOIO DE MÍDIA

                   
          

 
        

   

REALIZAÇÃO