5o-premio-energias-na-arte Instituto Tomie Ohtake
Av.Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros - São Paulo - SP
5º Prêmio Energias na Arte
2016



Em 2016, foi realizada a 5ª edição do Prêmio Energias nas Artes, promovido pelo Instituto EDP em parceria com o Instituto Tomie Ohtake. Voltado a jovens artistas entre 18 e 27 anos, o Prêmio se propõe a mapear, reconhecer e promover a produção jovem brasileira, além de gerar debates e incentivar a formação no campo da arte contemporânea.

Os 10 artistas finalistas receberam visitas dos membros do Júri do Prêmio em seus ateliês e tiveram seus trabalhos expostos no Instituto Tomie Ohtake. Na última etapa de seleção, três artistas, selecionados entre os finalistas, foram contemplados com residências artísticas no Brasil e no exterior.

Como forma de anunciar a abertura das inscrições, o Instituto Tomie Ohtake e o Instituto EDP realizaram o Seminário Ensaios Críticos sobre Arte Contemporânea. Organizado pelo Núcleo de Cultura e Participação e pelo Núcleo de Curadoria, contou com a participação de Aracy Amaral, Christine Greiner, Peter Pál Pelbart e Denise Stoklos, importantes artistas, autores e pesquisadores em história e teoria da arte no Brasil. Os debates foram mediados pelos curadores Galciani Neves e Paulo Miyada.

Pensando uma maneira de compartilhar referências e auxiliar no processo de inscrição ao Prêmio e à Residência EDP, foi criada a publicação “Portfólio - ideias para pensar a organização e apresentação do trabalho de arte”, disponível como uma das fontes possíveis de consulta (clique aqui para fazer o download da publicação).


CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O SITE DO PRÊMIO ENERGIAS NAS ARTES





PATROCÍNIO

 

apoio de mídia

                     
        

   

REALIZAÇÃO