premios/territorios-educativos Instituto Tomie Ohtake
Av.Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros - São Paulo - SP
Prêmio Territórios Educativos

O PRÊMIO 
O Prêmio Territórios Educativos busca reconhecer e fortalecer experiências pedagógicas que explorem as oportunidades educativas do território onde a escola está inserida, partindo do pressuposto de que a educação se dá também para além dos muros da escola. O Prêmio busca experiências que integrem os saberes escolares e comunitários e que envolvam, além das disciplinas curriculares, o campo da cultura, em sua ampla acepção e diversidade.
Dirigido a professores da rede pública municipal de São Paulo, a iniciativa é focada em ações ou projetos em andamento que, obrigatoriamente, contem com a participação de membros da escola ou da comunidade. As inscrições vão até 07 de agosto, e podem ser feitas pelo site www.premioterritorioseducativos.org

Os trabalhos enviados serão avaliados por um júri composto por especialistas nos campos da educação e da cultura, incluindo representantes das instituições organizadoras do Prêmio, que selecionará até dez experiências. Os critérios de inscrição observam a integração entre a escola e o território; a colaboração de membros da escola e da comunidade; o protagonismo dos participantes; a relação com a cultura em sua ampla acepção e diversidade, com atenção aos saberes e fazeres locais e às características físicas e humanas da comunidade; a interdisciplinaridade; a consistência dos processos de investigação e produção de conhecimento; os efeitos gerados nos participantes, no ambiente escolar, na gestão escolar e na comunidade e o potencial multiplicador da metodologia utilizada. 


PREMIAÇÃO
As 10 experiências destacadas pelo júri serão reveladas dia 13 de setembro e receberão bolsas de estudos para cursos da Estácio de graduação e pós-graduação: uma bolsa de 100% de graduação e uma bolsa de 100% de pós-graduação para cada projeto vendedor. Os projetos serão ainda documentados em uma websérie que apresentará, em vídeos de curta duração, um resumo de seus processos e resultados. O material será veiculado nos sites e canais de comunicação digital do Instituto Tomie Ohtake, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e Estácio Ensino Superior.
 
Além disso, os professores, co-realizadores e participantes dessas experiências serão convidados para encontros com especialistas no campo da educação e da cultura, além de, no evento de encerramento, compartilhar suas práticas junto a professores e integrantes das escolas e comunidades da cidade de São Paulo.


Inscrições até 20 de agosto!




PATROCÍNIO 

                  

REALIZAÇÃO