Prêmio Territórios

O Prêmio

A 3ª edição do Prêmio Territórios busca reconhecer, estimular e aprofundar projetos que favoreçam o fortalecimento do vínculo da escola com o território por meio da cultura.

O Prêmio pretende iluminar projetos colaborativos em andamento que sejam executados em parceria entre professores, gestores escolares, diferentes segmentos da escola (outros professores, estudantes, funcionários e famílias), e com as diversas potencialidades da cidade, promovendo ações que aconteçam intra e/ou extramuros, que sejam exemplares na perspectiva de uma educação integral, integrada e integradora, e que tenham a cultura, em sua ampla diversidade, como eixo central.

Inscrições abrem no dia 3 de setembro no site
premioterritorios.institutotomieohtake.org.br



Como Funciona

O Prêmio é dirigido a professores e escolas da rede pública municipal de São Paulo. As inscrições devem ser realizadas até 10 de dezembro pelo site premioterritorios.institutotomieohtake.org.br.

Os trabalhos enviados serão avaliados por um júri composto por especialistas nos campos da cultura e da educação, incluindo representantes das instituições organizadoras do Prêmio, que selecionará até dez experiências.

Os critérios de inscrição observam a integração entre escola e território; a relação com a cultura em sua ampla acepção e diversidade, incluindo as diversas culturas e fazeres artísticos produzidos por estudantes e pela comunidade; a colaboração de membros da escola e da comunidade; acessibilidade e diversidade; o protagonismo dos participantes; a interdisciplinaridade; a conexão do projeto com o currículo da escola; a consistência dos processos de investigação e produção de conhecimento; os efeitos gerados nos participantes, no ambiente escolar, na gestão escolar e na comunidade e o potencial multiplicador da metodologia utilizada.

 

PREMIAÇÃO

As 10 experiências destacadas pelo júri serão reveladas em março de 2019 e receberão:

 

PARA A ESCOLA

•             Apoio financeiro de R$ 2mil (dois mil reais) para a continuidade do projeto.

•             Doação de uma pequena biblioteca para as bibliotecas escolares contendo: 20 (vinte) catálogos de arte relacionados às exposições realizadas no Instituto Tomie Ohtake e livros diversos doados por editoras parceiras.

•             A realização de um mini documentário que apresentará um resumo dos processos e resultados do projeto, a ser veiculado nos canais de comunicação do Instituto Tomie Ohtake, da Secretaria Municipal de Educação e da Estácio, conferindo visibilidade à iniciativa.

 

PARA O RESPONSÁVEL PELA INSCRIÇÃO DO PROJETO

•             Participação nos Encontros de Conexão e Reflexão, que reunirá os representantes dos 10 projetos selecionados em ações formativas com educadores e artistas.

•             Uma carteirinha de “Amigo” do Instituto Tomie Ohtake, que dispõe de diversos benefícios anuais*.

•             Uma bolsa para curso de arte do Espaço do Olhar ou da Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake durante o ano de 2019.

 

PARA O OS DOIS OUTROS REPRESENTANTES INDICADOS NA INSCRIÇÃO DO PROJETO

•             Uma bolsa para curso de arte do Espaço do Olhar ou da Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake durante o ano de 2019.

 


LABORATÓRIO TERRITÓRIOS
O Prêmio Territórios realizará encontros com vivências voltadas à rede municipal de ensino de São Paulo nos dias 08, 15 e 22 de outubro (segundas-feiras), no Instituto Tomie Ohtake.

O Laboratório Territórios será uma oportunidade de mergulho nos campos da arte e da cultura e pretende contribuir para a formação dos participantes, fomentando atividades culturais e artísticas que possam ser desenvolvidas nas escolas e em redes, que potencializem o surgimento de novas ideias e experiências coletivas.

Serão realizados três encontros mediados por profissionais das áreas que explorarão o tema Territórios em suas diversas potencialidades e conceitos norteadores. No primeiro dia haverá uma visita à exposição em cartaz no Instituto Tomie Ohtake acompanhada pelos educadores do Instituto. 

A distribuição das vagas e a inscrição para o Laboratório serão realiza¬das através da Secretaria Municipal de Educação e será publicado um comunicado específico em Diário Oficial. O profissional que participar do Laboratório Territórios receberá certificação pela Secretaria Municipal de Educação (12 horas).  













PATROCÍNIO 


apoio


realização