premios/territorios-educativos Instituto Tomie Ohtake
Av.Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros - São Paulo - SP
Prêmio Territórios Educativos

O PRÊMIO
O Prêmio Territórios Educativos busca reconhecer e fortalecer experiências pedagógicas que explorem as oportunidades educativas do território onde a escola está inserida, partindo do pressuposto de que a educação se dá também para além dos muros da escola. O Prêmio busca experiências que integrem os saberes escolares e comunitários e que envolvam, além das disciplinas curriculares, o campo da cultura, em sua ampla acepção e diversidade.


COMO FUNCIONA
O Prêmio é dirigido a professores da rede pública municipal de São Paulo, cujas experiências pedagógicas, na forma de ações ou projetos em andamento, contem obrigatoriamente com a participação de membros da escola ou da comunidade. As inscrições devem ser realizadas pelo site www.premioterritorioseducativos.org


As experiências pedagógicas serão avaliadas por um júri composto por especialistas nos campos da educação e da cultura, incluindo representantes das instituições organizadoras do Prêmio, que selecionará até dez experiências e, entre elas, as três de maior destaque. 

As inscrições serão avaliadas a partir dos seguintes critérios:

1. a integração entre a escola e o território; a colaboração de membros da escola e da comunidade;
2. o protagonismo dos participantes;
3. a relação com a cultura em sua ampla acepção e diversidade, com atenção aos saberes e fazeres locais e às características físicas e humanas da comunidade;
4. a interdisciplinaridade; a consistência dos processos de investigação e produção de conhecimento;
5. os efeitos gerados nos participantes, no ambiente escolar, na gestão escolar e na comunidade e o potencial multiplicador da metodologia utilizada. 

 

As três experiências destacadas pelo júri receberão Bolsas de Estudo da Estácio Ensino Superior: três bolsas de estudo de 100% para cursos de graduação (presencial ou EAD) e três bolsas de estudo de 100% para cursos de pós-graduação (presencial ou EAD) oferecidas ao professor e aos dois co-realizadores da iniciativa identificados na inscrição. As três finalistas recebem ainda R$ 3.000,00 (três mil reais) revertidos na compra de materiais e equipamentos, de acordo com as suas necessidades prioritárias, a serem doados às escolas das quais os professores responsáveis pela inscrição das experiências fazem oficialmente parte.

Já as dez experiências selecionadas serão documentadas em uma websérie que apresentará, em vídeos de curta duração, um resumo de seus processos e resultados. O material será veiculado nos sites e canais de comunicação digital do Instituto Tomie Ohtake, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e Estácio Ensino Superior. Além disso, os professores, co-realizadores e participantes dessas experiências serão convidados para encontros de conexão entre si e de conversas com especialistas no campo da educação e da cultura, que poderão fornecer subsídios para a reflexão sobre desafios de cada iniciativa. Por último, os membros das dez experiências selecionadas serão convidados a participar do Encontro de Territórios, que marca o encerramento do Prêmio, a ser realizado em uma das unidades educativas da Estácio Ensino Superior na capital paulista, momento em que poderão compartilhar suas práticas junto a professores e integrantes das escolas e comunidades da cidade de São Paulo.

  

Seminários Territórios Educativos - Vivências
O Prêmio Territórios Educativos, em sua missão formativa, irá realizar seminários com vivências voltadas à rede municipal de ensino de São Paulo, com vagas distribuídas pelas Diretorias Regionais de Ensino. 

Os Seminários Territórios Educativos - Vivências serão oportunidades de mergulho no campo da arte, da cultura e da educação, concretizadas por meio da apresentação do Prêmio Territórios Educativos e de seus conceitos norteadores, de uma visita à exposição Picasso: mão erudita, olho selvagem, no Instituto Tomie Ohtake, seguida de uma atividade poética em ateliê, e de uma oficina de exploração e experimentação coletiva dos temas ligados ao conceito de Territórios Educativos, proposta por um artista ou educador convidado. O profissional que participar do Seminário Territórios Educativos receberá certificação pela Secretaria Municipal de Educação (8 horas). As inscrições para os Seminários Territórios Educativos serão realizadas pelas Diretorias Regionais de Ensino da Secretaria Municipal de Educação e será publicado um comunicado específico em Diário Oficial.


O Prêmio é uma iniciativa do Instituto Tomie Ohtake, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, e com patrocínio da Estácio Ensino Superior, integrando uma das ações do pilar Estácio na Escola – Programa Educar para Transformar.



PATROCÍNIO 

                   

REALIZAÇÃO