Programação

Ateliês abertos – 1º ciclo 2024

Programa público

de 23 de março a 20 de abril de 2024
atividades gratuitas

atual

baixa 0844 20240123
O que são os Ateliês abertos?

Os Ateliês abertos são um programa de visitas, ateliês, ações poéticas e atividades práticas desenvolvidas pela equipe de educadores do Instituto Tomie Ohtake a partir da relação entre suas pesquisas em arte educação e os conteúdos das exposições em cartaz. Essas experiências visam explorar recortes e aspectos trazidos pelas exposições por meio de atividades desenvolvidas predominantemente nos ateliês do Instituto Tomie Ohtake.

Confira abaixo a programação do 1º ciclo de Ateliês abertos de 2024.

Ateliê aberto: brincar de Lira, com Kaya Fernanda Vallim e Maria Cecilia Silva Lima

O ateliê aberto Brincar de Lira visa oferecer aos bebês e crianças pequenas um espaço que desperte a experimentação interativa. A intenção é criar sonoridades diversas com elementos do cotidiano e mergulhar na investigação do universo da artista Maria Lira Marques.

Sábado, 23 de março de 2024
10h – 11h30
12 vagas
Faixa etária: crianças de 1 até 3 anos, acompanhadas dos responsáveis

A dança de Dona Maria Godô, Andrea Lalli, acrílica, bordado, trançado e ripa de madeira sobre lona, 65 x 42 cm, 2021.
Ateliê aberto: qual a essência das coisas?, com Guilherme Fernandes

Do sumi aos encantados, o ateliê aberto Qual a essência das coisas? proporcionará ao público se aproximar do programa Diásporas asiáticas e da mostra Maria Lira Marques – Roda dos bichos a partir de reflexões e práticas de pinturas com pigmentos naturais.

 

Quarta-feira, 3 de abril de 2024
18h – 21h

25 vagas
Faixa etária: livre 

foto atelie gui 2
Ateliê aberto: bordar em terra, com Andrea Lalli

Em diálogo com a exposição Maria Lira Marques – Roda dos bichos, e com a oficina Entre terra, proposta por Mariana Silva, esse ateliê propõe um encontro de pinturas com pigmentos de terra sobre pequenos tecidos de lona, seguido de uma investigação com bordados e costuras sobre o que foi produzido. 

Sábado, 20 de abril de 2024
14h – 17h
20 vagas
Faixa etária: livre

Foto ateliê  Costura em terra . Ficha técncia  Recorte do trabalho  O encontro de Chico e Juruá , Andrea Lalli, 2024jpg
Sobre os educadores
Andrea Lalli
Artista visual, arte-educadora e pesquisadora. Mestranda em Poéticas Visuais e Processos de Criação pelo IA - Unicamp, pós-graduada em Artes Visuais, Intermeios e Educação pela mesma instituição, bacharela em Ciências Sociais pela FFLCH-USP. Investiga processos autobiográficos em pinturas híbridas com bordados, tendo em vista histórias de vida compartilhadas através da oralidade e trocas em coletivo.
Guilherme Fernandes
Artista visual e arte-educador. Formado em Artes Visuais e mestrando em História da Arte (PPGHA - UNIFESP), pesquisa a vida e obra do artista-gravador Manuel Messias dos Santos (1945-2001). Se interessa pela história da arte, em especial da gravura brasileira, sob uma perspectiva racial.
Kaya Fernanda Vallim
Mulher trans, educadora, pesquisadora, multiartista e produtora, nascida e criada na Zona Leste da cidade de São Paulo. É técnica em vestuário, desenhista de moda e costureira formada pela escola Senai Eng. Adriano José Marchini. Tem foco em produção de artes integradas, visando a especialização em Arte    Têxtio (Têxtil + Texto). Atualmente integra a Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake.
Maria Cecilia Silva Lima
Pedagoga formada pela USP-RP e pós-graduada em Arte e Educação pelo Centro Universitário Belas Artes. Participou do Grupo de Pesquisa e Estudo sobre Pedagogia Hospitalar (GPEPH), promovendo atendimento pedagógico-escolar no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Como arte-educadora pesquisa o território urbano como um espaço educacional e patrimonial. E atualmente integra a equipe educativa do Instituto Tomie Ohtake.
Play