Binder – Resumos e Mapas Mentais


A crescente revolução tecnológica, manifesta em redes sociais como Instagram e em aplicativos como Uber e Netflix, parece ainda incipiente no desenvolvimento de aplicativos, programas e interfaces no campo da educação. As novas gerações, já inseridas num cotidiano cada vez mais digital, percebem esse descompasso em seu cotidiano escolar, tendo como resultado certo desinteresse e desmotivação.

Visando levar os avanços tecnológicos à sala de aula e à rotina escolar do estudante, este projeto desenvolveu uma ferramenta digital, o BINDER (em português, fichário) para a criação de resumos, mapas conceituais e anotações. O objetivo é proporcionar uma maneira de acompanhar o exercício de estudo individual e extraclasse, ajudando o aluno na prática da escrita, da síntese e da interpretação.

A produção de textos, anotações, mapas mentais e as apresentações de slides podem ser feitas pelos próprios alunos e professores em páginas aptas para receber todo tipo de conteúdo, desde texto digitado até material multimídia. As pranchas em branco são divididas em quatro categorias: resumos, mapas mentais, anotações sobre slides e painéis semânticos sobre pesquisas. A ferramenta permite otimização do tempo, já que automatiza a formatação do texto digitado, ajusta automaticamente o layout para diagramas, converte formas e equações desenhadas a caneta e enfatiza partes importantes anotadas.

Além de estimular o estudo individual e a sistematização do conhecimento aprendido em sala de aula, o BINDER estimula a troca de conhecimentos e produções entre os estudantes, tornando assim a produção de material algo colaborativo e instigante.


Ficha técnica 




Binder – Resumos e Mapas Mentais | Binder – Summaries and Mind Maps

Ferramenta digital para a criação de resumos, mapas mentais e outras anotações escolares, baseada no registro pessoal de anotações e no acompanhamento do estudo dos alunos. Tem como objetivos guiar, acompanhar, auxiliar e proporcionar o estudo fora da sala de aula.

 

Digital tool that creates and compiles summaries, mind maps and other educational data from personal notes and by monitoring students’ academic performance. Its purpose is to guide, monitor, assist and prompt non-classroom studies.

 

Autor | Author

Pedro Henrique Santana Castro

 

Tipo de projeto | Type of project

Educação | Education

 

Estado | State

Bahia

 

Cidade | City

Salvador

 

Instituição de estudo | Learning institution

Universidade Salvador – UNIFACS

 

Curso | Program

Design

 

Orientadoras | Advisors

Adriana Carolinne, Renata Kalid