Cósmicas

INSTITUTO TOMIE OHTAKE APRESENTA A SEGUNDA EDIÇÃO DO CÓSMICAS

Projeto promove autonomia e articulação para a criação de plano de vida para jovens mulheres do estado de São Paulo.


O Cósmicas - Programa de Lideranças Femininas, projeto desenvolvido pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio de EY, Coopersucar, Cielo, Bayer e Intimus, chega em sua segunda edição. O projeto, dedicado à formação de 500 meninas e mulheres de 16 a 26 anos residentes no estado de São Paulo, busca oferecer por meio de uma programação virtual,  ferramentas para que elas  protagonizem transformações individuais e coletivas com vistas a uma sociedade menos desigual.
 

As inscrições foram prorrogadas e podem ser realizadas até o próximo dia 10 de julho em http://cosmicas.institutotomieohtake.org.br

O Cósmicas prioriza mulheres e meninas negras e indígenas, estudantes de escolas públicas, participantes de programas sociais, de baixa renda familiar e com deficiência. Em formato EAD, o programa de atividades acontece de 25 de julho a 12 de novembro de 2022. 
 

O programa inclui encontros e experiências ligadas a temas como arte, cultura, direitos humanos, ancestralidade, gênero, raça, saúde da mulher, educação, mercado de trabalho, empreendedorismo, entre outros, ministrados por mulheres de destaque em seu campo de atuação. A ação busca promover autonomia, articulação e autoconhecimento para a formação de meninas e mulheres que liderem seu próprio futuro. 
 

Assim como na primeira edição, o percurso é composto por uma série de atividades lideradas por um time formado por artistas, educadoras, acadêmicas, ativistas e empreendedoras de atuação reconhecida. Por meio de encontros, conversas, leituras, exercícios criativos e exibição de vídeos, o projeto utiliza-se de uma metodologia própria, por meio dos módulos EU, O OUTRO E O MUNDO, sustentada pelos valores do programa, que é pautado por uma abordagem humana, sensível, criativa e original. 
 

“No começo eu achava que o Cósmicas seria um curso como qualquer outro, onde eu iria conhecer pessoas novas e trocar experiências, mas na verdade o  programa de atividades foi muito além disso. Toda semana eu ficava ansiosa para saber quem iríamos conhecer e qual área da nossa vida ela iria tocar e foi muito inspirador. Agora eu sempre estou colocando meus sonhos no papel e também planejando sobre as ações  que me levarão até ele”, afirma Camila, participante da primeira edição. 
 

“Aprendi a olhar para dentro de mim, realinhei meus propósitos e caminhos, tudo isso só foi possível por conta da diversidade dos temas do programa”, relata Débora, outra participante.  
 

O Cósmicas acredita que a construção de uma sociedade antiracista, antimachista e menos desigual passa por fazer com que mulheres de grupos minoritários acreditem e ocupem todos os espaços para que assim vivam em plenitude e harmonia com seus sonhos e realidades.





PATRocinio







PARCEIROS INSTITUCIONAIS DO NÚCLEO DE CULTURA E PARTICIPAÇÃO




IDEALIZAÇÃO E COORDENAÇÃO




REALIZAÇÃO


                                                                                                                             Pronac 203086