Exposição | 6º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel


Abertura: 17 outubro 2019, às 20h

Visitação: 18 outubro a 1 dezembro 2019

A exposição do 6º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel apresenta os 12 projetos selecionados na categoria PROFISSIONAIS e mais três na categoria UNIVERSITÁRIOS. Nesta edição foram inscritos 391 projetos, provenientes de 17 Estados brasileiros e Distrito Federal, sendo 282 Profissionais e 109 Universitários. Entre os selecionados há obras localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins, Distrito Federal, Mato Grosso, Maranhão e Uruguai.

Os trabalhos reunidos na exposição serão registrados em um catálogo. O júri desta edição foi formado pelos arquitetos Helena Aparecida Ayoub Silva; Héctor Vigliecca; Joice Berth; Pedro Vada e Priscyla Gomes e os prêmiados foram:

Categorias Profissionais 

A praia e o tempo

Projeto premiado com viagem para Paris – França

Autoria: gru.a | Pedro Varella

Equipe:Caio Calafate, André Cavendish, Julia Carreiro, Isadora Tebaldi




Beacon School

Projeto premiado com viagem para Paris – França

Autoria:Andrade Morettin – Vinicius Andrade, Marcelo Morettin, Marcelo Maia Rosa e Renata Andrulis | GOAA – Gusmão Otero Arquitetos Associados: Guido Otero, Ricardo Gusmão

Equipe: Andrade Morettin: Adriane De Luca, Carlos Eduardo Miller, Eduardo Miller, Fernanda Carlovich, Fernanda Mangini, Jaqueline Lessa, Melissa Kawahara, Raphael Souza, GOAA: Marina Novaes, Marina Pereira, Murilo Zidan



Casa 239

Projeto premiado com viagem para Paris – França

Autoria: Una Arquitetos | Cristiane Muniz, Fábio Rago Valentim, Fernanda Barbara, Fernando Viégas
Equipe: Joaquin Gak, Henrique Te Winkel, Marcos Bresses, Otávio Filho, Pedro Ivo, Rodrigo Carvalho Pereira


Com o Prêmio dedicado a PROFISSIONAIS, o Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel continuam a mapear a produção arquitetônica contemporânea, ao destacar, pelo sexto ano consecutivo, projetos significativos construídos no panorama atual brasileiro. A relação urbana e o comprometimento com o sítio de implantação e a sustentabilidade, bem como a inventividade projetual e construtiva são os critérios fundamentais que norteiam a premiação.

Categoria Universitários 



Da ocupação se faz arquitetura

Projeto premiado com Estágio remunerado em um escritório de renome
Autoria: Francisco Lucas Costa Silva
Orientação: Solange Maria de Oliveira Schramm

Já a categoria UNIVERSITÁRIOS, exclusiva para estudantes de arquitetura submeterem projetos não construídos, os trabalhos responderam ao tema: “Revitalização, Requalificação, Renovação”. Participaram universitários regularmente matriculados em cursos de arquitetura de nível superior, reconhecidos ou autorizados pelo MEC, brasileiros ou estrangeiros residentes no país há pelo menos dois anos.

Atividades Relacionadas ao Prêmio 
                                  

Sobre o Prêmio

O Prêmio busca reconhecer as produções arquitetônicas de destaque na cena contemporânea brasileira, valorizando as formas inovadoras de pensar e construir o espaço social, contribuindo, assim, com o desenho do panorama atual da arquitetura nacional nos seus mais variados contextos. Os projetos selecionados participam da exposição na sede do Instituto Tomie Ohtake, registrada em catálogo, e os vencedores, anunciados na inauguração da mostra, são contemplados com viagens internacionais e estágio em escritório de arquitetura. A partir da sexta edição foi introduzida a categoria estudantes.

 

O Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel é resultado de uma parceria entre o Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel, multinacional holandesa que atua nos segmentos de tintas, revestimentos e especialidades químicas, e se insere nas perspectivas do Instituto, enquanto instituição cultural, ao promover iniciativas no campo da arquitetura, do urbanismo, das artes plásticas e do design.

 



PATROCÍNIO


APOIO DE MÍDIA

    


 


 

 


REALIZAÇÃO