Shellpod





Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), além dos atuais 70,8 milhões de refugiados atendidos pelo órgão, estima-se que serão adicionadas a esse número mais 50 milhões de pessoas nos próximos anos. Esses refugiados, provenientes de conflitos, perseguições e desastres climáticos, estão em sua maioria em áreas desérticas e tropicais do globo.

É sobretudo pensando nas particularidades tropicais que o SHELLPOD foi desenvolvido como abrigo para assentamentos de refugiados ou situações emergenciais, fabricado em fibra de carbono, dobrável, com montagem rápida e intuitiva, além de ser 100% reciclável.

O seu design provém do estudo minucioso e de um redesign completo do modelo de abrigo utilizado atualmente nos assentamentos de refugiados, o “Better Shelter”, fabricado pela IKEA. Os principais problemas detectados foram a sua montagem pouco intuitiva e demorada (que demanda 5 pessoas durante 4 horas) e sua inadequação a regiões tropicais, que causa problemas nos assentamentos venezuelanos no norte do Brasil e em países asiáticos, além de oferecer risco de incêndio.

O SHELLPOD se pretende flexível, barato e de montagem rápida, e é facilmente compreensível por pessoas provenientes de todas as etnias. Até mesmo os analfabetos podem utilizá-lo. Sua estrutura dispensa peças removíveis, é desdobrada da caixa (também pensada de forma a economizar espaço) como um origami e elaborada com pontos de tensão, sendo autoportante.

O seu módulo básico atende a diversos programas necessários em assentamentos, como hospitais, refeitórios, salas de aula, sanitários e espaços de valor religioso. A disposição do SHELLPOD, inspirada no corpo de lagartas, permite diferentes composições espaciais. A implantação radial minimiza a perda de espaços, comum em assentamentos de refugiados, e reduz deslocamentos externos (que criam problemas em dias de chuva).



Ficha técnica




Shellpod – Uma Visão Crítica da Habitação Emergencial | Shellpod – A Critical View of Emergency Housing

 

Abrigo fabricado em fibra de carbono, dobrável e com montagem rápida e intuitiva, específico para uso em assentamento de refugiados ou situações emergenciais. O módulo básico permite diversas configurações, podendo conciliar vários programas e números de usuários.

 

This folding shelter made of carbon fiber is quickly and intuitively set up for the specific use in refugee settlements or emergency situations. The basic module allows several configurations to meet the needs of varying programs and number of users.

 

Autor | Author

Leonardo Zanatta

 

Equipe | Team

Jean Zanco, Rodrigo Pocai

 

Tipo de projeto | Type of project

Arquitetura | Architecture

 

Estado | State

Paraná

 

Cidade | City

Curitiba

 

Instituição de estudo | Learning institution

Universidade de Passo Fundo – UPF

 

Curso | Program

Arquitetura e Urbanismo | Architecture and Urbanism