UP LAB





A proposta consiste em um laboratório de ideias e prototipagem que reúne pesquisas de soluções sustentáveis, voltadas para reciclagem e reutilização de materiais, com fins de produção de objetos de design: produtos e materiais serão desenvolvidos a partir de resíduos sólidos que poderão, futuramente, compor uma linha. O recolhimento da matéria-prima se dá por meio de ecopontos ou lugares de coleta seletiva, sendo esses resíduos encaminhados para os laboratórios de ideias e prototipagem a serem instalados em cada uma das 41 unidades da Leroy Merlin no Brasil.

A produção do UPLAB irá alimentar uma plataforma digital, visando expandir e divulgar tanto o projeto como informações a respeito de sustentabilidade para a população em geral. A iniciativa pretende ainda aproximar as pontas da cadeia: os catadores (responsáveis por 90% do lixo reciclado no Brasil) e a academia (com seus alunos e professores), responsável pelo embasamento teórico e pelas experimentações com os resíduos coletados. A proposta está alinhada com os princípios de Economia Circular como substituição ao modelo linear – extrair, transformar, descartar.

O projeto arquitetônico do UPLAB parte de uma estrutura modular, de fácil montagem e que permite diferentes configurações. Sua construção se dá por meio de um kit – trata-se de um sistema modular cuja unidade base mede 4x4 metros, podendo compor um módulo de 8x8. O protótipo apresentado foi montado com 13 módulos de 8x8 metros e um de 12x8. A estrutura é metálica (reciclável), facilmente montável e desmontável. As demais peças são em plástico reciclado: telha sanduíche na cobertura, placas onduladas perfuradas fazendo as vezes de brise soleil, placas de pallet para as lajes e o piso, bem como os três tipos distintos de painéis com esquadrias (só aqui entra o vidro como outro componente), pensados para atender as variações climáticas do país. 


Ficha técnica



Abrigo fabricado em fibra de carbono, dobrável e com montagem rápida e intuitiva, específico para uso em assentamento de refugiados ou situações emergenciais. O módulo básico permite diversas configurações, podendo conciliar vários programas e números de usuários.

 

Idea and prototyping laboratory that combines design and innovation in the investigation of sustainable solutions to recycle and reuse materials. The proposal is based on an easily assembled modular structure that allows for different configurations.

 

Autores | Authors

Natália Fernanda Vieira Zoilo, Mariana Rodrigues Fozzatti, Thiago de Paula Nardelli

 

Tipo de projeto | Type of project

Arquitetura | Architecture

 

Estado | State

São Paulo

 

Cidade | City

Campinas

 

Instituição de estudo | Learning institution

Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas

 

Curso | Program

Arquitetura e Urbanismo | Architecture and Urbanism

 

Orientadora | Advisor

Gabriela Celani