Arte e Cultura Brasileira, anos 1950, 60 e 70

ARTE E CULTURA BRASILEIRA, ANOS 1950, 60 E 70 com o Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake e convidados: Diego Mauro, Felipe Kaizer, Luise Malmaceda, Luana Fortes, Luciara Ribeiro, Priscyla Gomes, Talita Trizoli e Theo Monteiro.

O curso propõe uma imersão nos principais movimentos culturais brasileiros de três décadas-chave para a história do país. Contemplando artes visuais, poesia, música, arquitetura, cinema, fotografia e design, o panorama proposto se inicia com as diversas frentes do projeto de modernização nacional, nos anos 1950, e lança-se aos efervescentes anos 1970.  Serão discutidos, entre outros temas, a construção de Brasília, o fotoclubismo moderno, a poesia concreta e a poesia marginal, as primeiras bienais de São Paulo, a tropicália, o cinema novo e a arte de guerrilha. Professores serão convidados a contribuir para o aprofundamento das discussões a partir de suas pesquisas individuais sobre design, crítica de arte e feminismo nos anos 1960-70.

Público: artistas, estudantes, pesquisadores, colecionadores e interessados em arte.

Duração: 14 encontros

Período: 20 de abril a 20 de julho

Horário: Segundas-feiras, das 19h às 20h30

Valor: de 4 parcelas de R$ 295,00 por 4 parcelas de R$ 206,50

Núcleo de Pesquisa e Curadoria ​do Instituto Tomie Ohtake (Diego Mauro, Luise Malmaceda, Luana Fortes, Luciara Ribeiro, Priscyla Gomes e Theo Monteiro) e os pesquisadores Felipe Kaizer e Talita Trizoli.