Artes da palavra preta

Artes da palavra preta


A gana é compreender tranças criativas entre a fala e a leitura, entre a saliva e a caneta, o papel e a orelha na expressão da diáspora africana. Desfrutar e refletir sobre brinquedos e revides fundamentados em verbos nascidos por rodas e páginas. Estudar com gosto composições, cantos, prosas e recitais. Reconhecer propostas ancestrais e contemporâneas de letras que passam pelas formas da charada, do canto comunitário ecoando refrão e verso, da narrativa enamorada a desenhos na areia, dos contos das diásporas. Bailar com personagens que se entranham em labirintos da cabeça e do peito. Ler histórias curtas, pulsando compreensões e surpresas sobre o ser humano em renascimento pela luta através de movimentos pela criatividade literária e poética que põe em questão o território, a revolta, o jogo, a ancestralidade e o racismo.

ALLAN DA ROSA  é escritor, pedagogo e angoleiro. É autor das ficções "Reza de Mãe", "Zumbi Assombra Quem?" e "Da Cabula" , entre outros trabalhos premiados em poesia e prosa. Compôs também a obra "Pedagoginga, Autonomia e Mocambagem", ensaio sobre cultura negra e educação popular, refletindo sobre suas práticas na militância anti-racista. Assinou dramaturgias com companhias de teatro, entre elas a Cia Espanca! (MG) e Os Crespos (SP).

Historiador, mestre e doutorando em Educação pela USP, onde estuda Ancestralidade, Imaginário e Cotidiano Negro em São Paulo e nas Américas, já realizou oficinas, recitais, palestras e cursos em universidades, bibliotecas e centros culturais comunitários por todo o Brasil e em Cuba, Moçambique, EUA, México, Bolívia, Colômbia e Argentina. Criador do selo "Edições Toró", atua no movimento de literatura das periferias paulistanas e com Educação de Jovens e Adultos há 15 anos. Apresentou programas de rádio e TV durante anos entrevistando poetas, cantadores e narradores, esmiuçando e propagando suas obras e estéticas.

INFORMAÇÕES

Público-alvo: educadores, artistas, ativistas e interessados em geral
Duração: 3 encontros
Período: 19, 20, 21 de outubro
Horário: sexta-feira, 19h - 22h
sábado e domingo, 10h - 13h
Vagas: 20
Valor: R$350,00

Amigos do Instituto Tomie Ohtake, MAM, MASP e Pinacoteca tem 10% de desconto;

Para saber mais sobre o programa acesse, www.institutotomieohtake.org.br/apoie