Cósmicas


O Cósmicas - Programa de Lideranças Femininas Makro, concebido pelo Instituto Tomie Ohtake com patrocínio do Makro Atacadista, está com inscrições prorrogadas  até 15 de junho através do site https://www.cosmicas.institutotomieohtake.org.br/

O projeto foi desenvolvido para alcançar 1.000 mulheres jovens, de 14 a 21 anos, prioritariamente negras, indígenas, trans e com deficiência, que residam nas periferias da capital paulista e de outras 18 cidades do estado de São Paulo. 

Composto por 16 semanas de atividades, com 112 horas no total, o Cósmicas incluirá aulas online, encontros com lideranças femininas inspiradoras e experiências virtuais ligadas a temas como artes, cultura, direitos humanos, ancestralidade, gênero, raça, acessibilidade, entre outros. A iniciativa busca criar espaços de aprendizagem, desenvolvimento de autonomia e articulação de redes para que as participantes protagonizem transformações individuais e coletivas com vistas a uma sociedade menos desigual. 

As atividades serão ministradas por mais de 30 mulheres inspiradoras, como artistas, educadoras, acadêmicas, ativistas e empreendedoras de grande destaque, entre elas: Adriana Barbosa, criadora do festival Feira Preta; Jandaraci Araujo, gerente de desenvolvimento sustentável do Banco Santander; Macaé Evaristo, vereadora em Belo Horizonte; Priscila Gama, presidente do Instituto Das Pretas e Danielle Rainha, CHRO do Makro Group. 

Ao longo do percurso de formação, as participantes poderão desenvolver seus planos de vida, refletir sobre as possibilidades de escolha profissional, além de projetar perspectivas de futuro alinhadas aos seus interesses e sonhos. Ao final do programa, serão expostos exercícios poéticos - vídeos, textos, desenhos, reportagens, entre outros – criados pelas jovens em uma galeria virtual. 

A plataforma online para a interação das participantes com os conteúdos e o pacote de dados de internet serão viabilizados gratuitamente a todas as participantes pelo Cósmicas - Programa de Lideranças Femininas Makro.





PATROCÍNIO

IDEALIZAÇÃO E COORDENAÇÃO

REALIZAÇÃO