CREATIVITY MASTERCLASS VIII – VISUALIZAÇÃO/DOING
Com Charles Watson

AULA ABERTA: 21 de outubro às 19h30 

Gratuita e on-line pela plataforma Zoom – transmitida, também, pelo Youtube do Instituto Tomie Ohtake.

Aula que inaugura o workshop CREATIVITY MASTERCLASS VIII - VISUALIZAÇÃO / DOING  com início dia 28 de outubro, às 19h30.


 


WORKSHOP: 28 a 30 de outubro


Quinta e sexta-feira, 19h30 às 22h30 / Sábado, 14h às 17h

Valor: 2 parcelas de R$ 240,00



As Tecnologias Digitais definitivamente trouxeram uma miríade de novas possibilidades ao alcance de todos, não há dúvidas sobre isso. Elas forneceram uma nova plataforma para um setor crescente da população, mas não há evidências convincentes de que isso tenha tornado as pessoas mais criativas. Pelo contrário, seus excessos podem afetar nossa arquitetura neural e ser responsáveis por uma crescente dificuldade em realizar tarefas cognitivas que são consideradas fundamentais para a performance criativa.

Na tentativa de nos alinharmos a essas novas tecnologias, negligenciamos – e às vezes até eliminamos por completo – algumas das mais importantes ferramentas do arsenal de criatividade e, ao fazermos isso, “jogamos o bebê fora com a água suja”.

Em termos evolutivos, a faísca que deu início à explosão cognitiva de nossos antepassados não foi apenas a linguagem, foi também o uso de ferramentas e o feedback físico imediato que elas proporcionam. Nós não perdemos essa conexão com a compreensão física do mundo e seria ingênuo pensar que o pensamento criativo pode acontecer sem ela.

Metodologia: Physical Thinking, a última de 3 Creativity MasterClasses da série Visualização (Thinking, Seeing, Doing), é uma tentativa de sublinhar a importância do corpo e da inteligência física como aspectos cruciais da dinâmica criativa.

Creativity MasterClass VIII aborda questões como Teoria x Prática e o envolvimento corporal como um recurso fundamental para a internalização de problemas. Para todos que se interessam por inovação, as palestras interativas são compostas por 4 temas; amplamente ilustradas com imagens, filmes, textos, exercícios práticos e entrevistas com profissionais de diversas áreas de atuação. São ao todo 8 Creativity MasterClasses independentes e complementares, parte da pesquisa interdisciplinar do educador britânico Charles Watson.

Podem ser feitas isoladamente ou na ordem de interesse de cada participante.

Temas e palestras:

01. DOING (Physical Thinking – model-making)

02. PHYSICAL THINKING NA CRIATIVIDADE (Álvaro Pascual-Leone, Michael Merzenich, Lia Rodrigues, Deborah Colker, Fischli & Weiss)

03. MEMÓRIAS MUSCULARES (Richard Serra, Nikola Tesla, Albert Einstein)

04. EXERCÍCIOS EM PHYSICAL THINKING (10 exercícios em physical thinking com materiais improváveis

_____________________________________________





CHARLES WATSON
é educador e palestrante especializado em Processo Criativo/Problem Solving. Formado em Arte e Literatura pela Bath Academy/Bath University na Inglaterra, leciona na Escola de Artes Visuais no Parque Lage desde 1982. Seu curso é recomendado pela University of the Arts London desde 2004.