Experiências Negras


O Núcleo de Cultura e Participação do Instituto Tomie Ohtake, por meio da equipe de Ação e Pesquisa Educativa, realiza o projeto Experiências Negras, que visa apresentar debates protagonizados por pessoas negras atuantes nas diversas áreas nas instituições de arte e cultura.

A realização do projeto tem origem na mesa de debate O corpo negro na prática educativa de museus e instituições culturais, desenvolvida pela educadora Jordana Braz e a curadora Luciara Ribeiro como parte da programação do Mês da Consciência Negra, em novembro de 2018.

O projeto Experiências Negras é composto por uma websérie no canal do IGTV do Instituto, publicações digitais e mesas de debates. Veja o primeiro episódio da websérie, onde Jordana Braz e Luciara Ribeiro contam sobre o projeto. Confira!


Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Instituto Tomie Ohtake (@institutotomieohtake) em


1ª Edição: O corpo negro na prática educativa de museus e instituições culturais

A primeira edição do projeto, ocorrida em novembro de 2018, teve como foco de discussão as experiências e reflexões de educadores e mediadores negrxs. Realizada em 24 de novembro,  mesa contou com a presença dos educadores Ana Paula Lopes, Juba Duarte e Uilton Jr, e mediação de Luciara Ribeiro e Jordana Braz. O encontro originou o 1º volume da websérie e publicação digital, O corpo negro na prática educativa de museus e instituições culturais.


EPISÓDIO 1

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Instituto Tomie Ohtake (@institutotomieohtake) a




PUBLICAÇÃO DIGITAL - VOL.1




2ª Edição: Coletivos de artistas negros e negras: projeções para as artes contemporâneas

A segunda edição do projeto, ocorrida em 15 agosto de 2019, teve como temática o debate sobre coletivos de artistas negros e negras, e contou com a presença dos artistas Andrea Mendes, do coletivo Pretas Incorporações; Ina Henrique Dias, do coletivo Afrotometria; Keyna Eleison, do coletivo de mulheres artistas TROVOA, Peter de Brito, da ação performática Presença Negra; e mediação da curadora do Instituto Tomie Ohtake, Luciara Ribeiro. O encontro originou o 2º volume da websérie e publicação digital, Coletivos de artistas negrxs: projeções para as artes contemporâneas. 



EPISÓDIO 2 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Instituto Tomie Ohtake (@institutotomieohtake) em



PUBLICAÇÃO DIGITAL - VOL.2




3ª Edição: Novas curadorias femininas

A terceira edição do projeto, ocorrida em 10 de agosto de 2019 contou com a presença de curadoras atuantes em diversas áreas da cultura, Carollina Lauriano, Horrana Santoz, Ketty Valencio e mediação de Ana Paula Lopes. O encontro originou o 3º volume da websérie e publicação digital, Novas curadorias femininas. 

EPISÓDIO 3 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Instituto Tomie Ohtake (@institutotomieohtake) em


PUBLICAÇÃO DIGITAL - VOL.3 




----

Jordana Braz é educadora, fotógrafa e pesquisadora. Pós-graduada em Gestão de Projetos Culturais pelo CELACC-USP e graduada em Letras pela Unifesp. Integrou o projeto VISURB da Unifesp e recebeu menção honrosa no concurso fotográfico no Festival de Avanca em Portugal, realizado com o suporte da UNESCO (2012). Atua em educativos desde 2014 e desde 2017 é educadora-pesquisadora do Instituto Tomie Ohtake. Em 2018 iniciou uma pesquisa em relações étnico-raciais na educação e práticas de mediação em arte. 

Luciara Ribeiro é educadora, pesquisadora e curadora.  Interessa-se por questões relacionadas a descolonização da educação e das artes e pelo estudo das artes não ocidentais, em especial as africanas, afro-brasileiras e ameríndias. É mestra em História da Arte pela Universidade de Salamanca (USAL, Espanha, 2018), onde foi bolsista da Fundación Carolina, e pelo Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, 2019), onde foi bolsista CAPES. É graduada em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, 2014) com intercâmbio na Universidade de Salamanca (USAL, Espanha, 2012). Atualmente é curadora assistente no Instituto Tomie Ohtake. 

----


Esse projeto é parte do programa Experiências em Mediação, realizado pela equipe de Ação e Pesquisa Educativa. O programa desenvolve ações e projetos em mediação e arte-educação protagonizadas por educadoras e educadores da equipe. Cada educador desenvolve pesquisas que tocam pontos importantes da cultura, das artes e educação, explorando formatos e plataformas para além de visitas mediadas a diversos públicos.