GRUPO DE ESTUDOS E EXPERIMENTAÇÃO EM ARTE CONTEMPORÂNEA
Com Galciani Neves e Vitor Cesar

Há nove anos o grupo de estudos coordenado pela professora e curadora Galciani Neves e pelo artista e professor Vitor Cesar, na Escola Entrópica, tem como um de seus propósitos constituir junto com participantes um ambiente de troca, reflexão e experimentação onde produções artísticas e seus múltiplos engajamentos são discutidos em diálogo intrínseco com suas implicações éticas, visuais, políticas, culturais e sociais. A cada semestre, uma questão atravessa os encontros, aliando-se processualmente às singularidades poéticas e interesses coletivos do grupo, e ampliando-se nas vozes e nos procedimentos de invenção de cada participante. Nesse semestre, iremos propor uma discussão acerca de uma espécie de vocabulário de gestos que se relacionam ao estado de pesquisa/criação. Trata-se de um exercício especulativo que se dá entre a prática e a nomeação de procedimentos que podem integrar narrativas processuais, críticas e descritivas acerca do próprio fazer poético. Cada participante será convocade a conjugar tal vocabulário investigando a sua própria produção e percurso. Ao longo dos encontros, outras provocações surgirão.

20 de setembro a 20 de dezembro

Mais informações participacao@institutotomieohtake.org.br



    ___________________________




GALCIANI NEVES
 
é curadora-chefe do Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia (MuBE) e professora da FAAP e da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. É autora do livro Exercícios críticos: gestos e procedimentos de invenção (Educ–SP e Fapesp, 2016).







VITOR CESAR
é artista e trabalha com projetos gráficos. Estudou Arquitetura e Urbanismo na UFC e realizou mestrado em Poéticas Visuais na ECA-USP. Participou da 8ª Bienal do Mercosul e do Panorama da Arte Brasileira no MAM-SP.