GRUPO DE ESTUDOS EM ARTE-EDUCAÇÃO
com Valéria Prates


GRUPO DE ESTUDOS EM ARTE-EDUCAÇÃO

“Tudo que se mede é pouco!”  O registro e a avaliação na pesquisa em arte-educação 


Para o segundo semestre, nosso grupo de estudos vai se debruçar na relação entre o registro e a avaliação na pesquisa em arte-educação. A proposta é investigar, de forma teórica e prática, diferentes modos de compartilhar processos de aprendizagens que acontecem em instituições culturais e escolas, compreendendo a potência do registro e da avaliação como estratégia para tornar visível o entrelaçamento entre a intencionalidade da pesquisa do educador e os processos de investigação e aprendizagem em que ela se desdobrou. O mestre Nego Bispo disse: “Tudo que se mede é pouco!” Dialogando com a educação libertária de Paulo Freire em contraposição com a educação bancária, sabemos que, muitas vezes, para nós, arte-educadores, o desafio é mensurar o invisível, um gesto, um silêncio, um anúncio, uma pergunta, pois é ali que está o deslocamento do outro, é ali que tudo faz sentido.

1. O que pode ser o registro e a avaliação na pesquisa em arte-educação?

2. A pesquisa em arte-educação

3. Registro: aproximações e distanciamentos

4. Registro: experimentações

5. Documentação pedagógica e avaliação: qual a relação?

6. Formas de documentar: um laboratório

7. Avaliação: um processo criativo

8. Partilha de processos

Presencial, no Instituto Tomie Ohtake

31 de agosto a 07 de dezembro | quintas-feiras (quinzenal) | 19h às 21h

8 encontros

3 parcelas de R$80,00 para professoras(es) da rede pública

3 parcelas de R$170,00 para professoras(es) da rede privada/educadores museais

3 parcelas de R$290,00 para público geral

Vagas limitadas




Valeria Prates Gobato é educadora e mãe. Atua em instituições culturais como educadora, produtora e curadora. Realiza consultorias pedagógicas e assessorias na área de arte para escolas de educação infantil e ensino fundamental. Trabalha como professora de artes para Educação Infantil, Ensino Fundamental e faz formações para professores em diferentes contextos. É mestra em Artes pela London Metropolitan University, bacharela em Língua e Literatura Portuguesa pela USP e possui licenciatura plena em Pedagogia e em Artes Visuais.