Marcenaria

Curso de Marcenaria 



O Instituto Tomie Ohtake desenvolve o curso, desde 2009, com o objetivo de apresentar a marcenaria como uma forma de expressão artística e criadora a partir do aprendizado e da experimentação das técnicas.

O curso mantém como um de seus principais focos a elaboração de projetos em madeira que levem em consideração a potência de imaginar um objeto e projetá-lo, inventando possibilidades construtivas ao realizá-lo solidamente.

Abordando em uma perspectiva transversal as questões desenvolvidas pelo Programa de Acessibilidade do Instituto Tomie Ohtake, o curso é voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

No primeiro semestre de 2019, estão sendo oferecidas três turmas, duas delas voltadas para adolescentes entre 14 e 18 anos, matriculados na rede pública de ensino e/ou atendidos pelos serviços públicos de saúde, assistência social e abrigamento e jovens surdos estudantes de escolas de educação bilíngüe. A terceira turma atende adultos e idosos residentes em centros de acolhida.

Uma das turmas voltadas para jovens tem patrocínio da Copesucar e dá seguimento às atividades iniciadas no semestre passado, completando uma formação de 8 meses. As outras duas turmas são patrocinadas pelos Instituto Center Norte e terão 4 meses de duração cada.

Entre os temas abordados está o direito à cidade, com a proposição de atividades extracurriculares como visitas a museus, espaços culturais, exposições, parques e praças, e o design, com foco na pesquisa em mobiliário urbano e design de produto, desenvolvendo os conceitos de projeto, prototipagem e construção.

Durante o projeto, faz parte da programação dos encontros visitas a museus e a outras instituições de cultura, e todos os participantes receberam uma bolsa mensal para custos de transporte e alimentação. 


Confira os vídeos das edições anteriores:


Edição 2018 – 2º sem

 


Edição 2018 – 1º sem

 


Edição 2017 – 2º sem

 


Edição 2017 – 1º sem

 


Edição 2016






 


      


PATROCÍNIO

    


 REALIZAÇÃO