Podcast Amplitudes

Amplitudes é um podcast produzido pelo Núcleo de Cultura Participação do Instituto Tomie Ohtake que discute temas relevantes da educação, da cultura e das artes nacionais, ampliando o alcance dos debates que acontecem dentro do nosso espaço. Toda primeira segunda-feira de cada mês, o educador Pedro Costa entrevista artistas, educadores e profissionais da cultura convidados a apresentar suas ideias, pesquisas e inquietações para o público.

 

SIGA O PODCAST NO NOSSO CANAL:
     


LISTA DE EPISÓDIOS:


Episódio 12: Qual música nos unirá novamente? 

com Benjamim Taubkin e Flaira Ferro

agosto/2020

O início das práticas de isolamento social levou a um rápido cancelamento de shows, espetáculos e turnês pelo país. Todo o setor musical, de cantoras e instrumentistas até produtores e técnicos, precisou se reconfigurar sem saber quando irão retomar suas atividades novamente.

Nem por isso os músicos ficaram parados. Nesses quatro meses de isolamento músicos de diversas regiões encontraram nos meios virtuais uma possibilidade de contato com seus públicos e encamparam uma série de iniciativas de apoio a profissionais da área que ficaram sem renda para seus gastos básicos.

Neste episódio o educador Pedro Costa conversa com a cantora e musicista Flaira Ferro, e o pianista, compositor e curador Benjamim Taubkin sobre a situação dos músicos durante a pandemia, os projetos de auxílio aos profissionais da área, o uso de tecnologias e o distanciamento do público, além das diversas contribuições que a música pode fornecer neste momento de crise.

 

Episódio 11: Como a literatura infantil pode ajudar crianças e adultos a atravessar a pandemia?

com Isabel Lopes Coelho e Mell Brites 

julho/2020

Literatura infantil parece não combinar com temas difíceis como doença, morte, política, autoritarismo, entre outros assuntos complexos. Porém, as editoras Isabel Lopes Coelho e Mell Brites discordam dessa impressão. Nesse episódio o educador Pedro Costa e as convidadas conversam sobre um aspecto difícil da literatura infantil, o momento em que ela lida com as crises, as dores e as contradições que perpassam nossa sociedade. Acompanhadas com leituras de trechos de obras literárias, Isabel Lopes Coelho e Mell Brites traçam um panorama das estratégias atuais e históricas pelos quais a literatura infantil tem abordado de forma criativa temáticas delicadas para todos nós.



Episódio 10: Qual o papel dos professores na quarentena?
 

com Jayse Ferreira, Marília Carvalho e Felipe Tenório

junho/2020 

Com o início da quarentena e das práticas de distanciamento social, a educação no país tem se transformado rapidamente. Professoras e professores têm enfrentado o desafio de adaptar suas atividades para interfaces digitais, se deparando diretamente com a realidade das famílias e dos alunos. De que forma professores estão lidando, na prática, com as iniciativas, expectativas e pressões nos contextos das escolas públicas e particulares? Como construir vínculos com as famílias nesse momento? E como o ensino de artes e o incentivo às práticas artísticas podem cooperar para a elaboração dessa nova realidade?

Nesse episódio, os educadores Pedro Costa e Luara Carvalho conversaram com os professores de arte Jayse Ferreira, Marília Carvalho e Felipe Tenório, que atuam em espaços educacionais de diferentes perfis e regiões. Na conversa, os convidados compartilham suas experiências com o ensino à distância, o papel desempenhado por professores durante a pandemia e as dificuldades e potenciais das plataformas digitais.

                                                                                                                

Episódio 9: Como a escola pública pode atravessar a pandemia? 

com Natacha Costa e Zilene Trovão 
maio/2020

Neste episódio Pedro Costa entrevista as especialistas em educação Natacha Costa e Zilene Trovão sobre os impactos e desafios que a pandemia de COVID-19 e o necessário isolamento social impõem à educação pública no Brasil. Como gestores e professores do ensino público podem ajudar alunos, famílias e comunidades a enfrentar os problemas relacionados a essa nova realidade social? Como as escolas podem garantir a continuidade do processo educacional para um conjunto de alunos que muitas vezes não tem acesso a computadores e internet? E talvez mais importante, qual deve ser o foco dos processos pedagógicos durante esse momento do país?
Nessa conversa, Natacha Costa e a Zilene Trovão nos ajudam a refletir sobre essas e outras questões e a pensar quais os papeis a educação pública brasileira deve adotar em meio a essa nova realidade social.


Episódio 8: 
Como romper os limites entre a arte e o sagrado? 

com o artista Ayrson Heráclito
abril/2020

Neste episódio, o educador Pedro Costa e a curadora associada Luise Malmaceda entrevistam o artista Ayrson Heráclito. As obras de Heráclito operam numa mescla entre as linguagens artísticas contemporâneas e as tradições ritualísticas do candomblé. Desse modo, suas obras unem rituais de limpeza, cura e fortalecimento, próprios das tradições religiosas afro-brasileiras, com as linguagens da performance e da vídeo-arte. A obra "Os sacudimentos" (2015) de Ayrson Heráclito esteve em exposição na mostra Canções de um passado esquecido: Obras das coleções British Council, LUX e Acervo Histórico Videobrasil. Curada por Luise Malmaceda, a mostra apresentou obras do Reino Unido em diálogo com trabalhos de artistas brasileiros que fazem parte da coleção histórica da Associação Cultural Videobrasil. Em "Os sacudimentos", Ayrson e outros sacerdotes realizam um ritual de sacudimento (limpeza espiritual) nas ruinas Maison des Esclavs em Gorée, no Senegal e na Casa da Torre, na Bahia. Por sua importância, a obra foi escolhida para representar o Brasil na 57º Bienal de Veneza.




Episódio 7: Quando Orfeu se apaixona? 

com a artista Mariana Palma e a curadora Priscyla Gomes do Instituto Tomie Ohtake
março/2020

Neste episódio, o educador Pedro Costa conversou com a artista Mariana Palma e com a curadora Priscyla Gomes sobre  a exposição Lumina, individual de Mariana Palma em cartaz no Instituto Tomie Ohtake. Mariana Palma é uma pintora que compõem telas complexas, ricas em cores e formas que seduzem o olhar do espectador. Marcada pelo excesso de cores, sombras e formas, a obra de Palma é sempre um convite ao deleite, a fruição e ao prazer visual.
Para a exposição Lumina a curadora Priscyla Gomes retoma o mito de Orfeu e Eurídice, uma analogia que fala da força de atração e sedução presente nas obras de Mariana. A exposição Lumina também conta com aquarelas, fotografias e vídeos, uma pesquisa mais recente da artista  que junto com suas pinturas criam uma ambientação cenográfica, baseadas em óperas e museus antigos.
                                                              
 

Episódio 6: O que é um curador? 

com a curadora Luise Malmaceda e Theo Monteiro curador assistente do Instituto Tomie Ohtake
fevereiro/2020

Neste episódio, os educadores Pedro Costa, do Instituto Tomie Ohtake e Julia Cavazzini, do MASP, entrevistam a curadora associada Luise Malmaceda e o curador assistente Theo Monteiro, do Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake. Durante a conversa os participantes exploraram o conceito e o trabalho de curadoria, seus processos criativos de construção de exposições, o pensamento educativo envolvido na elaboração de uma mostra e acerca das etapas de construção de uma exposição. 
Nas últimas décadas os curadores se tornaram atores fundamentais para o campo artístico, mas o seu trabalho acontece sobretudo nos bastidores das mostras e exposições, já que boa parte da pesquisa, projetos e interlocuções institucionais ficam velados para o público, que encontra apenas o resultado final do processo curatorial. Mas o que faz um curador, quais as suas responsabilidades e por que essa figura tornou-se tão importante para as artes na atualidade?



Episódio 5: Quem é Takashi Murakami? 

com Diego Mauro curador assistente do Instituto Tomie Ohtake e as pesquisadoras Lizia Ymanaka Barreto e Mayra Oi Saito, também educadora e ativista. 
janeiro/2020

Neste episódio, o educador Pedro Costa se encontra com Diego Mauro, curador assistente do Instituto Tomie Ohtake, Lizia Ymanaka Barretto, pesquisadora dedicada à análise da obra do artista, e Mayra Oi Saito, pesquisadora, educadora e ativista, para conversar sobre a obra e a vida de Takashi Murakami.
Takashi Murakami (Tóquio, 1962) produz pinturas, esculturas, instalações e vídeos utilizando linguagens e referências da cultura pop, do budismo e de artistas japoneses de outras épocas. Além de trabalhar em múltiplas plataformas, também realiza parceria com grandes nomes da música, como Kanye West, Pharrell Williams e Billie Eilish, e da moda, como a marca Louis Vuitton. A partir das menções à cultura japonesa nas obras de Murakami, os convidados conversaram também sobre algumas das complexidades que envolvem a comunidade japonesa no Brasil, suas tradições e representações no país.
A exposição Murakami por Murakami está em cartaz no Instituto Tomie Ohtake de 4 de dezembro de 2019 a 15 de março de 2020

 

Episódio 4: O que são territórios educativos? 

com as educadoras Bel dos Santos Mayer e Beatriz Goulart
dezembro/2019

Neste episódio, o educador Pedro Costa e Natame Diniz, coordenadora do Prêmio Territórios, projeto concebido e realizado pelo Instituto Tomie Ohtake, entrevistam a arquiteta Beatriz Goulart e a educadora Bel Santos Mayer, ambas referências em pesquisa sobre educação integral. A entrevista partiu da seguinte questão: o que são territórios educativos e qual sua importância para a educação do nosso tempo? Sem elaborar uma resposta definitiva, Beatriz e Bel apresentam a ideia de território educativo como uma possibilidade de abertura da escola e da educação para o novo e para o desconhecido. Assim, um território educativo pode ser uma rua, um bairro ou uma cidade, desde que esteja aberto à circulação e ao pensamento das crianças e dos jovens que ensinam e aprendem nele.
Com uma vasta experiência nesse campo, as entrevistadas pontuaram suas reflexões com exemplos e histórias que mostram o impacto da abertura e da exploração dos territórios em professores, estudantes e comunidades.



Episódio 3: Como os corpos negros ocupam instituições culturais brasileiras hoje? 

com as educadoras Luciara Ribeiro e Jordana Braz
novembro/2019

O que significa falar de experiências negras em instituições culturais? Neste episódio do podcast Amplitudes, os educadores Pedro Costa e Júlia Cavazzini entrevistam as educadoras e pesquisadoras Jordana Braz e Luciara Ribeiro, criadoras do projeto Experiências Negras, que acontece desde 2018 como parte dos programas do Núcleo de Cultura e Participação do Instituto Tomie Ohtake.
O Experiências Negras busca colocar em evidência o protagonismo de profissionais negros e negras de diversas áreas dos espaços culturais da cidade, por meio de encontros e debates, uma publicação digital e uma websérie que refletem sobre as questões raciais e o papel das instituições em promover transformações estruturais nos seus programas e quadros de colaboradores, entre outros esforços para mudar a desigualdade histórica pautada pela distinção de raça no Brasil.
Na entrevista, Jordana e Luciara contam um pouco da história desse projeto e sobre como a união de profissionais negros está contribuindo para fortalecer e aprofundar os debates raciais nas instituições culturais. 



Episódio 2: O que é acessibilidade? 

com Cláudio Rubino, coordenador de acessibilidade do Instituto Tomie Ohtake
outubro/2019

Nesse episódio o educador Pedro Costa entrevista Cláudio Rubino, Coordenador do Programa de Acessibilidade do Instituto Tomie Ohtake, sobre acessibilidade nos museus e fora deles. Durante a conversa, Cláudio faz uma avaliação acerca do lugar das pessoas com deficiência em diversas sociedades e momentos históricos. Traz também dados relevantes sobre a situação das pessoas com deficiência no Brasil, em que as dificuldades relacionadas às deficiências se intensificam com a desigualdade e com os graves problemas sociais que o país enfrenta. Por fim, Cláudio explica como a área da acessibilidade migrou do debate da inclusão para o debate da participação, respondendo aos diversos tipos de exclusão produzidos pela sociedade contemporânea.



Episódio 1: Quando vejo meus sonhos nos seus olhos?

com Fabio Morais e Virgínia de Medeiros
setembro/2019

No primeiro episódio do podcast Amplitudes, os educadores Pedro Costa e Júlia Cavazzini entrevistaram os artistas Fabio Morais e Virgínia de Medeiros, também professores da Escola Entrópica do Instituto Tomie Ohtake, sobre a relação entre arte e alteridade. O lugar da alteridade é um tema constante em suas obras, seja quando Fabio edita um livro que contém apenas as anotações de estranhos coletadas de outros livros, ou quando Virgínia elabora vídeos biográficos das mulheres que participam da Ocupação 9 de julho, por exemplo. A relação com o outro, os limites dessas relações e a transformação desses materiais em obras de arte são questões que foram abordadas durante essa conversa.




-------

Pedro Costa é mestrando em Filosofia pela Universidade de São Paulo com pesquisa em arte contemporânea e políticas de identidade no Brasil. Membro do Grupo de Estudos em Estética e Crítica de Arte da USP desde 2012. Atua como arte-educador desde 2010 e trabalha como educador no Instituto Tomie Ohtake desde março de 2015 onde coordenou a série de seminários "Conversas em Fluxo" entre 2016 e 2018. Atualmente produz o podcast Amplitudes pelo Núcleo de Cultura e Participação do Instituto Tomie Ohtake.

Julia Cavazzini Cunha é artista e arte educadora. Integrou a equipe de Ação e Pesquisa educativa do Instituto Tomie Ohtake entre 2017 a 2019, onde desenolveu o projeto "Grupo de estudos Espaço Ativo" e auxiliou na concepção e gravação do projeto "Podcast Amplitudes". Atualmente integra a esquipe de Mediação e Programas Públicos do MASP. 


Esse projeto é parte do programa Experiências em Mediação, realizado pela equipe de Ação e Pesquisa Educativa. O programa desenvolve ações e projetos em mediação e arte-educação protagonizadas por educadoras e educadores da equipe. Cada educador desenvolve pesquisas que tocam pontos importantes da cultura, das artes e educação, explorando formatos e plataformas para além de visitas mediadas a diversos públicos.