UM PERCURSO PELA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
Com Isabel Lopes Coelho e Mell Brites

Esta é uma versão pocket do curso que já virou tradição no Instituto Tomie Ohtake - porém, sem perder a sua essência. O objetivo continua sendo traçar um percurso pela história da literatura infantil e juvenil por meio de temas capitais: fábulas; contos de fada; nursery rhymes e parlendas; romances de aventura e escolar; tradução e adaptação. Também serão abordados períodos importantes da história da literatura infantil, como a Era de Ouro.

A partir da leitura e interpretação da produção estrangeira, antiga e contemporânea, calcada em uma bibliografia crítica de alta relevância, considerando aspectos históricos e estilísticos, o curso abarca uma variedade rica de assuntos que ajudaram a fundamentar a literatura para crianças e jovens, oferecendo, assim, um entendimento abrangente do gênero e de suas configurações atuais. Pelo seu caráter pocket, o curso conta com aulas síncronas e atividades assíncronas de aprofundamento, além de pequenos depoimentos gravados de convidados(as) especiais.

 

16 agosto a 20 setembro





______________________________





ISABEL LOPES COELHO
 é autora do livro A representação da criança na literatura infantojuvenil (Ed. Perspectiva, 2020) e doutora em teoria literária e literatura comparada pela USP. Por doze anos ficou à frente do Núcleo Infantojuvenil da editora Cosac Naify, trabalho pelo qual recebeu o prêmio BOP – Best Children’s Publisher of the Year (Bolonha, Itália, 2013). Foi bolsista na Internationale Jugendbibliothek (Alemanha, 2015) e atualmente é gerente editorial de projetos especiais e literatura na FTD Educação.
         




MELL BRITES
 é editora executiva da área infantil da Companhia das Letras. Mestra em literatura brasileira pela USP, com pesquisa sobre a infância e os livros infantis de Clarice Lispector. À frente da Companhia das Letrinhas, recebeu diversos prêmios pelas suas publicações, como o New Horizons – Digital Prize (Bolonha, Itália, 2012), e foi finalista do BOP – Best Children’s Publisher of the Year (Bolonha, Itália) em 2017.