
UM PERCURSO PELA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA
Este curso visa traçar um panorama da literatura infantil brasileira desde o início do século 20 até os dias de hoje. Percorrendo os principais momentos históricos da literatura para crianças no país, será possível identificar os fatores que impulsionaram e permitiram o surgimento de grandes autores e obras nacionais, assim como observar a aparição e evolução dos diversos subgêneros que marcam a produção brasileira, como narrativas realistas, recontos, livros ilustrados, entre outros. A partir da leitura e interpretação das obras sugeridas, usando como base uma bibliografia crítica de alta relevância, o curso propiciará um entendimento abrangente da produção brasileira de livros para crianças.
On-line, via plataforma Zoom
15 de agosto a 19 de setembro | segundas-feiras | 19h às 21h
6 encontros
Investimento total: R$500,00
Desconto de 20% para Companhia das Letras e CBL, faça sua solicitação de desconto através do e-mail: escolatomie@institutotomieohtake.org.br
Isabel Lopes Coelho é autora da obra “A representação da criança na literatura infantojuvenil” (Ed. Perspectiva, 2020). A obra é fruto da sua tese de doutoramento em Teoria Literária e Literatura Comparada, título obtido na USP. Por doze anos, esteve à frente do núcleo Infantojuvenil da editora Cosac Naify. Pelo trabalho nessa editora, recebeu em 2012 o prêmio BOP – Best Children’s Publisher of the Year, concedido na Feira do Livro Infantil de Bolonha. Atualmente é publisher na FTD Educação e ministra cursos e palestras sobre literatura infantil e sobre o livro ilustrado, e coordena e ministra a disciplina Processos Editoriais Contemporâneos para o Livro Ilustrado na pós-graduação do Instituto Vera Cruz.
Mell Brites é autora de “As crianças de Clarice” (Editora da Unicamp, 2022), doutoranda em letras pela Unesp-Assis e mestra em literatura brasileira pela USP. Foi Editora Executiva da divisão infantil do grupo Companhia das Letras, e à frente do selo Companhia das Letrinhas recebeu diversos prêmios pelas suas publicações, como o New Horizons – Digital Prize (Bolonha, Itália, 2012), e foi finalista do BOP – Best Children’s Publisher of the Year (Bolonha, Itália). Foi bolsista na Internationale Jugendbibliothek (Munique, Alemanha) em 2018 e publicou diversos artigos e resenhas sobre o universo da literatura infantil. É professora convidada da pós-graduação Literatura para Crianças e Jovens do Instituto Vera Cruz.
