Um percurso pela literatura infantil brasileira

O curso visa traçar um panorama da literatura infantil brasileira desde o início do século XX até os dias de hoje. Percorrendo os principais momentos históricos da literatura para crianças no país, será possível identificar os fatores que impulsionaram e permitiram o surgimento de grandes autores e obras nacionais, assim como observar a aparição e evolução dos diversos subgêneros que marcam a produção brasileira, como narrativas realistas, maravilhosas, HQs, entre outros.

A partir da leitura e interpretação das obras sugeridas, usando como base uma bibliografia crítica de alta relevância, o curso propiciará um entendimento abrangente da produção brasileira de livros para crianças. Durante as aulas, profissionais da área serão convidados a dar depoimentos sobre temas pontuais.

Público: estudantes, profissionais da área de humanas, professores e interessados em geral

Duração: 3 meses (12 encontros)
Período: 9 março a 1 junho

Horário: segundas-feiras, 19h30 - 22h
Vagas: 25
Valor: R$ 3 parcelas R$ 400,00



ISABEL LOPES COELHO é doutora em teoria literária e literatura comparada pela USP. Por 12 anos ficou à frente do Núcleo Infantojuvenil da editora Cosac Naify, trabalho pelo qual recebeu o prêmio BOP – Best Children’s Publisher of the Year (Bolonha, Itália, 2013). Foi bolsista na Internationale Jugendbibliothek (Alemanha, 2015) e atualmente é gerente editorial de projetos especiais e literatura na FTD Educação.

MELL BRITES é editora executiva da área infantil do selo infantil da Companhia das Letras e mestra em literatura brasileira pela USP, com pesquisa sobre a infância e os livros infantis de Clarice Lispector. À frente da Companhia das Letrinhas, recebeu diversos prêmios pelas suas publicações, como o New Horizons – Digital Prize (Bolonha, Itália, 2012), e foi finalista do BOP – Best Children’s Publisher of the Year (Bolonha, Itália) em 2017.