Prêmio Territórios

O Prêmio


Iniciativa do Instituto Tomie Ohtake, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, e com patrocínio da Estácio, conforme seu programa Educar para Transformar, e da Uber, o 4° Prêmio Territórios abre as inscrições no dia 08 de junho de 2019.

 

Dirigido a escolas e professores da rede pública municipal de São Paulo, o Prêmio pretende iluminar projetos colaborativos em andamento que sejam realizados em parceria entre professores, gestores escolares, diferentes segmentos da escola (outros professores, estudantes, funcionários e famílias), e com as diversas potencialidades da cidade, promovendo ações que aconteçam intra e/ou extramuros, que sejam exemplares na perspectiva de uma educação integral, integrada e integradora, e que tenham a cultura, em sua ampla diversidade, como eixo central.

Os trabalhos enviados serão avaliados por um júri composto por especialistas nos campos da cultura e da educação, incluindo representantes das instituições organizadoras do Prêmio, que selecionará até dez experiências.

 

CONFIRA OS SELECIONADOS DA 4ª EDIÇÃO EM: premioterritorios.institutotomieohtake.org.br

 

 

Os critérios de inscrição observam a integração entre escola e território; a relação com a cultura em sua ampla acepção e diversidade, incluindo as diversas culturas e fazeres artísticos produzidos por estudantes e pela comunidade; a colaboração de membros da escola e da comunidade; acessibilidade e diversidade; o protagonismo dos participantes; a interdisciplinaridade; a conexão do projeto com o currículo da escola; a consistência dos processos de investigação e produção de conhecimento; os efeitos gerados nos participantes, no ambiente escolar, na gestão escolar e na comunidade e o potencial multiplicador da metodologia utilizada.

 

PREMIAÇÃO

 

As 10 experiências destacadas pelo júri serão reveladas em setembro de 2019 e receberão:

 

PARA A ESCOLA

 

             Apoio financeiro de R$ 5mil (cinco mil reais) para a continuidade do projeto.

 

             Doação às bibliotecas escolares de um conjunto de mais de 50 livros, entre catálogos de arte relacionados às exposições do Instituto Tomie Ohtake e títulos diversos doados por editoras parceiras.

 

             A realização de um mini documentário que apresentará um resumo dos processos e resultados do projeto, a ser veiculado nos canais de comunicação do Instituto Tomie Ohtake, da Secretaria Municipal de Educação e da Estácio, conferindo visibilidade à iniciativa.

 

PARA O RESPONSÁVEL PELA INSCRIÇÃO DO PROJETO

 

             Participação nos Encontros de Conexão e Reflexão, que reunirá os representantes dos 10 projetos selecionados em ações formativas com educadores e artistas.

 

             Uma carteirinha de “Amigo” do Instituto Tomie Ohtake, que dispõe de diversos benefícios anuais*.

 

             Uma bolsa para curso de arte do Espaço do Olhar ou da Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake durante o ano de 2020.

 

PARA O OS DOIS OUTROS REPRESENTANTES INDICADOS NA INSCRIÇÃO DO PROJETO

 

             Uma bolsa para curso de arte do Espaço do Olhar ou da Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake durante o ano de 2020.

 

 

 

 

LABORATÓRIO TERRITÓRIOS

 

O Prêmio Territórios busca mapear, reconhecer e dar visibilidade a projetos que fortaleçam o vínculo entre as escolas e os territórios a partir dos diversos saberes culturais, compreendendo a cidade como espaço de aprendizagem e valorizando a iniciativa dos professores, gestores escolares e da comunidade.

Os projetos devem apresentar caráter colaborativo, para que seja estimulada a parceria entre os educadores e as diversas potencialidades da cidade. São premiadas ações que aconteçam intra e/ou extramuros, que sejam exemplares na perspectiva de uma educação integral, e que tenham a cultura, em sua ampla diversidade, como eixo central.

Como parte das ações formativas do Prêmio Territórios é desenvolvido o Laboratório Territórios. Serão cinco encontros direcionados a gestores e professores de escolas da rede municipal de ensino de São Paulo, que tenham alguma ideia inicial para um projeto ou um projeto em andamento.

O curso terá  como objetivo auxiliar os educadores na sistematização de suas práticas pedagógicas, aprofundando as discussões nos campos da arte, educação e cultura, potencializando atividades que possam ser desenvolvidas em redes.

 

Cronograma * :

Encontro 1 - 14 de setembro  | Concepções

Encontro 2 - 21 de setembro | Experimentar o território

Encontro 3 - 28 de setembro | Conhecer os projetos

Encontro 4 - 05 de outubro | Compreender os projetos

Encontro 5 - 19 de outubro | Debater os projetos

 

* Todos os encontros serão realizados no Instituto Tomie Ohtake (Rua Coropés, 88 - Pinheiros), das 9:00 às 13:00.
Inscreva-se de 03/09 a 07/09/2019 AQUI
Será enviado um email de confirmação para os selecionados até 09/09/2019
25 vagas










PATROCÍNIO 



apoio


realização