PRÊMIO TERRITÓRIOS TOMIE OHTAKE


INSCRIÇÕES ABERTAS  PARA O 6º PRÊMIO TERRITÓRIOS TOMIE OHTAKE 

O Prêmio busca reconhecer experiências pedagógicas em todo o país que tenham sido desenvolvidas desde 2020 e que tiveram como base os princípios da Educação Integral.


Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Innova e do Grupo GPS, em parceria com a Kapitalo Investimentos, em parceria técnica com o Centro de Referências em Educação Integral e Associação Cidade Escola Aprendiz e com o apoio do Itaú Social e da Estácio, o 6°Prêmio Territórios Tomie Ohtake abre as inscrições no dia 12 de maio de 2022. 


Para a realização da 6ª edição do Prêmio Territórios Tomie Ohtake, o Instituto Tomie Ohtake irá integrar a campanha #reviravoltadaescola, iniciativa do Centro de Referências em Educação Integral. O intuito é mapear e discutir as aprendizagens vividas desde o início da pandemia, em 2020, na busca pelo entendimento acerca dos caminhos possíveis para se recriar a escola necessária para o nosso tempo, buscando ações inovadoras que sejam articuladas com seus territórios de forma  consistente  e que tenham desdobramentos pós pandemia, a fim de fortalecer os princípios de uma educação integral. 

Sendo assim, a 6ª edição do Prêmio Territórios irá mapear, reconhecer e disseminar as experiências pedagógicas desenvolvidas pelas escolas públicas municipais, estaduais e federais de todo o Brasil, contemplando o ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA), que tenham como base de suas ações os seguintes pilares: 

integração entre escola, família e território:

Foram realizadas ações e estratégias para manter e reforçar os vínculos e a parceria entre escola, família e estudantes? Como a escola se articula com seu território?

reconhecimento e articulação dos saberes e culturas locais: 

As estratégias pedagógicas alcançaram os diferentes perfis de estudantes, identificando também os saberes e fazeres das famílias e da comunidade para o desenvolvimento das ações pedagógicas?  De que forma a integração desses diferentes saberes foi utilizada como ferramenta para potencializar os processos educativos? 

● exploração e uso de diferentes linguagens: 

A iniciativa integrou recursos tecnológicos e materiais disponíveis (vídeos, áudios, desenhos, canais como WhatsApp, Facebook, Instagram, Google Classroom, uso de materiais impressos, encontros virtuais entre professores e familiares etc.) para a construção coletiva de atividades? 

● acolhimento -  escuta  - participação:

A iniciativa criou ou reforçou estratégias de  acolhimento para estudantes e professores(as)? Foram adotadas estratégias para realizar trabalhos coletivos entre professores(as) e gestão para a elaboração de atividades com base na escuta das famílias e da comunidade? 

● práticas de equidade:

As estratégias pedagógicas criaram ambientes onde todos(as) participam dos processos de aprendizagem e são reconhecidos(as) em suas singularidades?

A escola constrói  práticas integradoras referentes às participações de pessoas  com deficiência, bem como interlocuções para debates e reconhecimentos sobre marcadores sociais tais como identidades de gênero, raça, sexualidade, entre outros? 

● avaliação e currículo:

Os princípios da política curricular e de avaliação mostram os possíveis desdobramentos da iniciativa pós-pandemia para que possamos pensar uma escola para o nosso tempo? 

Quais foram os efeitos gerados e desejados pela iniciativa nos(as) participantes, nos processos educacionais escolares, no ambiente escolar e na comunidade, considerando o diálogo com os diversos sujeitos, saberes, culturas, territórios e manifestações, bem como com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e com os pressupostos dos Territórios Educativos e da Educação Integral, orientados pelo princípio de Cidade Educadora?
 

● potencial multiplicador:

Como as estratégias pedagógicas fortaleceram a capacidade transformadora dos estudantes e da comunidade de modo que possa ser replicada e/ou inspirar iniciativas em outras escolas?

 

 As inscrições estão abertas de 12 de maio a 3 de agosto, e podem ser feitas pelo site: 
www.premioterritorios.institutotomieohtake.org.br

 

As estratégias pedagógicas inscritas serão avaliadas por um júri composto por especialistas dos campos da cultura e da educação, de diferentes regiões do Brasil, incluindo representantes das instituições organizadoras do Prêmio, que irão avaliar os projetos recebidos à luz dos princípios indicados acima e selecionar até dez experiências. 
 

PREMIAÇÃO

As 10 experiências destacadas pelo júri serão reveladas em setembro de 2022 e receberão:
 

PARA A ESCOLA 
 

• Doação de livros diversos oferecidos por editoras parceiras para compor o acervo escolar;*

• Realização de um minidocumentário que apresentará uma parte dos processos e resultados da iniciativa, a ser veiculado nos canais de comunicação do Instituto Tomie Ohtake, patrocinadores e parceiros, conferindo visibilidade à iniciativa; 

 Uma bolsa de estudos para um curso de graduação oferecida pela Estácio, que poderá ser utilizada por um aluno ou professor;*

 Apoio financeiro de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para o desenvolvimento da iniciativa.*


*mais informações sobre os itens de premiação estão disponíveis no regulamento do Prêmio: 

https://premioterritorios.institutotomieohtake.org.br/regulamento

 

PARA O RESPONSÁVEL PELA INSCRIÇÃO DO PROJETO

• Participação nos Encontros de Conexão e Reflexão, que reúnem os representantes das 10 estratégias pedagógicas selecionadas em ações formativas com educadores(as) e artistas; 

 Uma bolsa para curso de arte do programa de Cursos da Escola Tomie Ohtake,  durante o ano de 2023, que poderá ser realizado on-line. 

PARA O OS DOIS OUTROS REPRESENTANTES INDICADOS NA INSCRIÇÃO DO PROJETO 

  Uma bolsa para curso de arte do programa de Cursos da Escola Tomie Ohtake,  durante o ano de 2023, que poderá ser realizado on-line.

 

LABORATÓRIO TERRITÓRIOS 

Como parte das ações formativas do Prêmio Territórios Tomie Ohtake, desenvolvemos o Laboratório Territórios. Essa ação é direcionada a educadores(as) de escolas municipais, estaduais e federais da rede pública de todo o Brasil, e terá como objetivo auxiliar os profissionais da educação na sistematização de suas práticas pedagógicas, aprofundando discussões nos campos da arte, tecnologia, educação e cultura, potencializando ações colaborativas através do reconhecimento e da articulação dos saberes do território. As inscrições para o Laboratório Territórios serão feitas através do site do Prêmio Territórios. As informações sobre número de vagas, datas e percurso metodológico podem ser acessadas em www.premioterritorios.institutotomieohtake.org.br 


SOBRE O PRÊMIO TERRITÓRIOS TOMIE OHTAKE

 

O Prêmio Territórios Tomie Ohtake, iniciativa do Instituto Tomie Ohtake, busca mapear, reconhecer e dar visibilidade a projetos que fortaleçam o vínculo entre as escolas e os territórios a partir dos diversos saberes culturais, compreendendo a cidade como espaço de aprendizagem. 

Em 5 edições realizadas, o Prêmio Territórios já mapeou mais de 450 projetos da rede pública de todo o Brasil e, entre eles, premiou 50 projetos até o momento.

Como forma de dar visibilidade e inspirar outras iniciativas, foram realizados documentários sobre cada um dos projetos premiados, compondo um banco inédito de práticas exemplares que podem ser acessados no site do Prêmio: https://premioterritorios.institutotomieohtake.org.br/resultados

Em 2020 o Prêmio Territórios lançou sua primeira publicação: Prêmio Territórios - ideias sobre educação integral e a relação escola território. A publicação, além de delinear a trajetória e o impacto do Prêmio Territórios ao longo de seus quatro anos, convidou profissionais renomados das áreas da cultura e educação para contribuírem com suas reflexões sobre a importância da relação escola-território na formação integral dos estudantes. O download da publicação pode ser feito gratuitamente: https://premioterritorios.institutotomieohtake.org.br/publicacao 





patrocínio





PARCEIRO INSTITUCIONAl DO NÚCLEO DE CULTURA E PARTICIPAÇÃO



PARCEIRia técnica


apoio




idealização e coordenação


realização


                                                                      Pronac 203086