Ausência/urgência: os corpos trans e não binários na arte e na vida - Em memória de Matheusa Passareli.
15 de dezembro, às 18h.

O encontro busca trazer a presença de Matheusa Passareli, inscrita no edital da 6ª edição do Prêmio EDP nas Artes e morta em abril deste ano, como forma de reconhecimento de sua atuação como artista, além de refletir sobre a presença dos corpos trans e não normativos no campo das artes, dos processos de silenciamento às iniciativas atuais de acolhimento, resistência, ocupação e representatividade em espaços independentes ou institucionais.  

Gabe Passareli, performer, educadora e terapeuta ocupacional apresentará parte da trajetória, pesquisas e projetos de Matheusa Passareli, sua irmã. Matheusa, artista da performance, foi assassinada por crime de LGBTfobia, há cerca de sete meses, após ir a uma festa no bairro Encantado, perto da favela Morro do 18, em Água Santa, na zona norte do Rio. Matheusa estudava no curso de Artes Visuais na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

A artista Virginia de Medeiros e o artista Jonas Van Holanda, ambos jurados da 6ª edição do Prêmio EDP nas Artes, realizarão uma leitura pública de alguns trabalhos de Matheusa, com comentários sobre sua produção artística.

Diran Castro, educador atuante em instituições como Museu Lasar Segall e Fundação Bienal, artista plástico e prostituto, compartilha algumas de suas reflexões e experiências de tensionamento dos corpos não binários em espaços institucionais de arte, no campo da mediação, e de sua atuação enquanto artista.

A conversa será aberta para participação dos públicos e terá a mediação da curadora Luise Malmaceda, do Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake .

O encontro é uma iniciativa do Instituto Tomie Ohtake, por meio do Prêmio EDP nas Artes, realizado junto à EDP e ao Instituto EDP, e do Festival Risco, dirigido por Natalia Mallo, que acontece de 6 a 16 de dezembro, em São Paulo.


Participação gratuita.
Classificação indicativa: 16 anos




PATROCÍNIO


APOIO 



              

REALIZAÇÃO