Expresso Acesso

Volta a funcionar na segunda quinzena de agosto de 2019, o Expresso Acesso, uma linha de transporte gratuita com recursos de acessibilidade, que vai circular aos domingos, entre o bairro do Canindé – que concentra um grande número de serviços de assistência social, saúde e educação, além de abrigar comunidades expressivas de imigrantes e refugiados  – e o Instituto Tomie Ohtake. O itinerário inclui a Praça da Kantuta; Biblioteca São Paulo (Parque da Juventude); Pinacoteca (Parque da Luz); Centro Cultural São Paulo (Liberdade); e MAC USP (Parque do Ibirapuera).


DATAS:

25 de agosto

08 e 22 de setembro

06 e 20 de outubro

03, 17 e *30 de novembro

01 e 15 de dezembro

*Excepcionalmente neste sábado, em função da Virada Inclusiva e do Congresso Internacional de Acessibilidade em Museus, os quais ocorrerão nessa data.

 

ITINERÁRIO:

 

Iniciativa do Instituto Tomie Ohtake, o Expresso Acesso foi criado em 2017 para facilitar o contato das pessoas atendidas pelas instituições do Canindé, bem como pessoas em situação de vulnerabilidade com alguns dos mais importantes equipamentos culturais de São Paulo. Estes usuários têm embarque prioritário e também entrada livre nos locais previstos no itinerário. A linha também poderá ser utilizada gratuitamente por turistas, funcionários dos aparelhos culturais e pela população da cidade em geral. 

O Expresso Acesso tem como objetivo principal tornar os espaços culturais da cidade mais acessíveis às pessoas, principalmente àquelas que estão em situação vulnerável e cuja falta de mobilidade urbana acaba sendo um impeditivo para a visitação à museus e centros de cultura,  motivo declarado por de 37% dos entrevistados pela Pesquisa Cultura nas Capitais, realizada pela JLeiva Comunicação em parceria com o Datafolha, em 2017. O projeto busca também promover espaços de convivência e respeito e criar novas formas de relação dos públicos atendidos com a arte.


CONFIRA O VÍDEO DA EDIÇÃO DE 2017:



PATROCÍNIO

  

COPATROCÍNIO

     

  

APOIO














TRANSPORTE OFICIAL




APOIO DE MÍDIA

REALIZAÇÃO