Experiências: Identidade Alteridade, com Bruno Coltro Ferrari

Identidade Alteridade, com Bruno Coltro Ferrari

Sábados, das 16h às 18h: 21/07, 11/08 e 08/09

Como ter memórias de algo que não vi?
Como ter lembranças de um tempo que não vivi?
Como ter saudades de alguém que não conheci?

As imagens formam o mundo das pessoas, criam identidades e pertencimentos. Palavras deixam marcas em nós e nós deixamos marcas no mundo. Porém, vivemos em um tempo onde “os valores éticos, morais e estéticos da indústria do entretenimento se tornaram a referência” para o mundo que habitamos, como disse Alcione Araújo. O que consumimos e falamos é pautado por referenciais que condicionam os modos de ser e estar, e muitas vezes não nos damos conta do quanto fomos moldados por estas estruturas políticas, culturais e sociais. É tudo naturalizado.

Quem eram os heróis e vilões de nossa infância? Quais contos e histórias permeiam nossas memórias? Basta uma breve pesquisa entre amigos e familiares para descobrir o quão nossas lembranças são semelhantes. Mas, se tudo que é dito é dito por um observador, quem são estes que dizem e escolhem por nós? Que decidem quais serão os exemplos a serem seguidos? Que narram as histórias que aprendemos nas escolas?

Talvez seja difícil identificar esses autores e suas intenções sem antes identificarmos nós mesmos. Quem sou? Quando falo? Quando sou escutado? Quando sou silenciado? Pensando nesses questionamentos, o educador Bruno Coltro Ferrari propõe um exercício de identificação de si e do outro por meio do diálogo, da imagem e da palavra, através da criação de fanzines. 

 

20 pessoas

Atividade sem inscrição prévia.

 

Bruno Coltro Ferrari é professor e arte educador com pesquisa em mediação e prática reflexiva. Trabalhou com filmes de animação e produz desenhos e pinturas.