Debate: Arte e Feminismo: Perspectivas Históricas (Programa Nossas Artistas)

Debate: Arte e Feminismo: Perspectivas Históricas

Questões relativas à inserção, identidade e representatividade da mulher no campo artístico serão discutidas partindo de alguns questionamentos: de que forma a arte coloca-se como um importante modo de produção de conhecimento sobre o universo feminino? Qual a visibilidade dada às artistas mulheres ao longo da história? Quais cargos vinculados à gestão e diretoria de museus têm sido ocupados por mulheres? Como as artistas vêm ganhando espaço nos contextos artísticos?

 

Ana Paula Simioni

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2004) e docente do Instituto de Estudos Brasileiros na mesma universidade, é também líder do grupo de pesquisa sobre "Arte e poder no Brasil". É autora do livro “Profissão Artista: Pintoras e Escultoras Acadêmicas Brasileiras”, editado pela Edusp. Em 2015, realizou a curadoria da Exposição "Mulheres Artistas: as pioneiras (1880-1930)", na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

 

Valéria Piccoli

Curadora-chefe da Pinacoteca do Estado de São Paulo. É graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, onde também concluiu seu mestrado e doutorado. Dedica-se a pesquisas sobre arte no Brasil no século 19, com especial ênfase na produção dos artistas viajantes europeus que passaram pelo país neste período. Colaborou recentemente com a exposição Mulheres Radicais: arte latino-americana, 1960-1985, exposição histórica acerca da representatividade feminina nas artes.

 

Laura Erber

Escritora, ensaísta, artista visual e professora do Departamento de Teoria do Teatro da Unirio. Formou-se em Letras, com doutorado em literatura pela PUC-Rio, e foi escritora em residência na Akademie Schloss Solitude de Stuttgart e no Pen Center de Antuérpia. Publicou contos e ensaios em diversas revistas e tem quatro livros de poesia, entre eles Insones (7Letras, 2002) e Os corpos e os dias (Editora de Cultura, 2008), finalista do Prêmio Jabuti na categoria Poesia. É autora também de Ghérasim Luca (Eduerj).

 

Mediação:

Priscyla Gomes

Curadora associada do Instituto Tomie Ohtake, é membro do Núcleo de Pesquisa e Curadoria da instituição. Arquiteta e urbanista formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde concluiu seu Mestrado em Teoria e História das Artes.

 

Quinta-feira | 7 de fevereiro

19h

Sem inscrição prévia | Sujeito à lotação




     

PATROCÍNIO



APOIO INSTITUCIONAL

  

APOIO DE MÍDIA

                    


 REALIZAÇÃO

     GOVERNO FEDERAL