PERCURSOS & DIÁLOGOS ENTRE PROFESSORES

Em 2018 completam-se 130 anos da abolição da escravidão no Brasil. Nosso país, o último do Ocidente a dar fim a esse sistema, foi também o que mais estrondosamente se beneficiou do tráfico de africanos. Como resultado, temos hoje a segunda maior população negra do mundo, perdendo apenas para a Nigéria.

 

A exposição "Histórias afro-atlânticas" terá uma programação voltada para a discussão de nossas histórias afro-atlânticas e de seus múltiplos significados. A partir de nossa preocupação e interesse em atuar com professores, coordenadores e diretores da rede, o Instituto desenvolveu o curso Percursos & diálogos entre professores, que visa tratar das questões que permeiam a exposição, em conformidade com a Lei 10.639, que estabelece a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" no currículo oficial da Rede de Ensino.

 

Composto por ações teóricas e práticas, com ações poéticas e conversas com especialistas, o curso tratará das linguagens visuais, literatura, história e crítica no tocante à questão da negritude nas Américas. Algumas dessas ações serão abertas para inscrição pelo site do Instituto Tomie Ohtake.

 

A inscrição para o curso será divulgada pelo Diário Oficial para os professores da Rede Municipal. As atividades assinaladas com * são abertas para inscrições pontuais.

 

 

Programa

18 de agosto

- 11h às 13h: Visita à exposição Histórias Afro-Atlânticas, com Priscila Menegasso e Luara Carvalho
Visita à exposição com os educadores do Instituto, seguido de atividade poética.
Vagas: 40 inscritos

- 14h às 17h: Lançamento da Publicação Educativa e do livro Mediações Acessíveis
Lançamento da Publicação Educativa realizada com professores para a exposição Histórias Afro-Atlânticas com debate e prática sobre o material. Também será lançado o livro Mediações Acessíveis, com uma conversa sobre acessibilidade.
Faça o download da publicação Mediações Acessíveis AQUI

1 de setembro

- 11h às 13h: Conversa com a artista Rosana Paulino
A artista e professora Rosana Paulino apresentará suas pesquisas e trabalhos, com posterior debate com os professores.
Vagas: 60 inscritos (20 vagas para professores não inscritos no curso)
Inscrições encerradas.

- 14h às 17h: Mediações 1: Subjetividades e narrativas, com Jordana Braz e Janaína Machado
O encontro abordará como as subjetividades e narrativas presentes na literatura podem ser dispositivos de mediação. Serão utilizados textos literários que dialogam com obras da exposição e realizada uma atividade prática com os professores.   

 

15 de setembro

- 11h às 13h: Conversa com os curadores Lilia Schwarcz e Hélio Menezes
Lilia Schwarcz e Hélio Menezes falarão sobre como as pinturas antigas e imagens utilizadas nos livros didáticos constroem nosso imaginário da escravidão, e como a exposição procura ampliar e ressignificar o capítulo da escravidão e o negro na sociedade contemporânea.
Vagas esgotadas.

- 14h às 17h: Mediações 2: Experimentação de dispositivos de mediação, com Melina Martinho e Divina Prado
Atividade teórica e prática sobre dispositivos de mediação. Como uma imagem, uma música ou uma notícia de jornal podem desencadear diálogos entre educadores e educandos? Essa atividade visa desenvolver a criatividade do professor na elaboração de projetos pedagógicos utilizando recursos simples.

 

 29 de setembro

11h às 13h: Conversa sobre práticas de racismo nas escolas, com Adriana Vasconcellos
Conversa com Adriana Vasconcellos sobre como o racismo está presente no universo escolar, com posterior debate.
Vagas: 60 inscritos  
Inscreva-se AQUI

14h às 17h: Mediações 3: Experiências pedagógicas, com professor Luiz Fernando Costa
Conversa com professores e convidados que apresentarão alguns projetos pedagógicos bem-sucedidos ligados às culturas africanas e afro-brasileiras.