Programação especial para professores

Programação especial para professores

Junho 2019     

 

O Núcleo de Cultura e Participação do Instituto Tomie Ohtake entende que professores, educadores e assistentes sociais são fundamentais no fomento, desenvolvimento e divulgação da cultura e do pensamento crítico por meio da educação.


Pensando nisso, e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) - Núcleos Educação Étnico-Racial e Divisão de Educação Infantil (DIEI) - o Instituto desenvolveu uma programação especial para esses profissionais. Todas as atividades são gratuitas.

 

 

7 de junho (sexta-feira)
16h30 às 18h30 

Paisagens Possíveis com Miguel Bakun

com Jordana Braz e Luara Carvalho

 

A proposta da atividade consiste em repensar o conceito de paisagem a partir de uma experiência urbana que contrasta com as obras do artista Miguel Bakun, um pintor de paisagens que captou em suas telas a luminosidade, o clima e as vegetações subtropicais do estado do Paraná. Ação relacionada à exposição "Aprendendo com Miguel Bakun: Subtropical".

 

20 vagas | INSCREVA-SE AQUI

 

 

 

12 de junho (quarta-feira)

19h às 21h

Trânsitos contemporâneos nas artes: Artistas imigrantes em São Paulo

com Luciara Ribeiro

 

Partindo da ideia de que a arte é um campo aberto e que imigrar é um direito humano, o encontro visa realizar uma abordagem das artes contemporâneas a partir desses trânsitos. Com o objetivo de aproximar o trabalho realizado por professores e a produção de artistas imigrantes na cidade de São Paulo, será apresentado um mapeamento de artistas de diversas origens, linguagens, territórios e temáticas. Será feita, também, uma análise crítica e coletiva com os participantes, visando compreender sua participação no sistema das artes. 

 

20 vagas | INSCREVA-SE AQUI

 

 

19 de junho (quarta-feira)

19h às 21h

Encontro com professores - Tomie Ohtake Brasa Rubor

com Melina Martinho

 

Tomie Ohtake pintou a primeira tela aos 39 anos, realizando uma vontade guardada desde a juventude. A partir de então, sua produção se estendeu por mais de seis décadas, seguindo um fluxo constante de pesquisas e transformações. Partindo da mostra Tomie Ohtake Brasa Rubor, os participantes conhecerão um panorama de sua produção e serão convidados a realizar uma atividade prática que dialogue com a abstração na pintura.

 

20 vagas | INSCREVA-SE AQUI

 

 

22 de junho (sábado)

15h às 17h

Ateliê aberto de aguadas

com Lucia Abreu Machado

 

O ateliê aberto é um espaço de criação, diálogo e experimentação de materiais proposto pelo Instituto Tomie Ohtake desde 2016. Nesta edição, em diálogo com a mostra Aprendendo com Miguel Bakun: Subtropical, os participantes serão convidados a experimentar a técnica da aguada a partir da tinta guache, investigando cores, composição e luminosidade.

 

15 vagas | INSCREVA-SE AQUI

 

 

28 de junho (sexta-feira)

10h às 14h

Maratona de oficinas e atividades práticas

A fim de fornecer experiências que dialogam com os fazeres artísticos da educação infantil, serão propostas uma série de atividades em ateliê com o objetivo de ampliar o repertório em oficinas e de fomentar o processo criativo dos professores.

20 vagas | Inscrição exclusiva para a Jornada Pedagógica, promovida pela Divisão de Educação Infantil (DIEI), SME

 

 

28 de junho (sexta-feira)

14h às 18h

Conversas: Mobilidade, Território e Educação

Como parte das ações do 4º Prêmio Territórios, o programa Conversas: Mobilidade, Território e Educação será um espaço para a promoção de diálogos entre as áreas de educação integral, direito à cidade e urbanismo, a fim de fomentar os potenciais educativos do território urbano. 

100 vagas | Atividade aberta, sem inscrições (sujeita a lotação)





                    

IDEALIZAÇÃO/REALIZAÇÃO

 

REALIZAÇÃO