URBE - Mostra de Arte Pública - Edição 3

A URBE - Mostra de Arte Pública - Edição 3 acontece de 4 a 19 de agosto de 2018, em São Paulo, no Largo da Batata, que será ocupado por obras de Estela Sokol, LiveNoiseTupi, OPAVIVARÁ!, com curadoria de Felipe Brait e Reinaldo Botelho.

A mostra segue para sua terceira edição com o objetivo de investigar e ativar o espaço público por meio de práticas artísticas que assimilam a fusão entre obra e lugar com intervenções temporárias, criando um percurso orientado pelo interesse do espectador. Durante a programação da mostra, além das obras, há oficinas, conversas e caminhadas com os artistas, curadores e convidados. A diversidade nas linguagens artísticas, que vai da escultura à instalação, passando pela tecnologia e a interatividade, reforça o compromisso da mostra em articular um ambiente multifacetado onde o público pode experimentar os campos conceituais da arte e refletir sobre o espaço urbano contemporâneo, tendo a cidade como ponto de partida.

Além da mostra, estão previstos a realização de ciclos de conversas em diversos locais da cidade de São Paulo.No Instituto Tomie Ohtake, acontecem 3 oficinas.

 

5 de agosto,  das 11h às 13h: Oficina com OPAVIVARÁ!
OPAVIVARÁ! é um coletivo de arte do Rio de Janeiro que desenvolve ações em locais públicos da cidade, galerias e instituições culturais, propondo inversões dos modos de ocupação do espaço urbano, através da criação de dispositivos relacionais que proporcionam experiências coletivas. Desde sua criação, em 2005, o grupo vem participando ativamente no panorama das artes contemporânea, incluindo uma obra na última Bienal de São Paulo.
Gratuito.
Inscrevase AQUI

 

9 de agosto, das 19h às 21h: Oficina com Ricardo Palmieri (LiveNoiseTupi)

No dia 9 de agosto, das 19h às 21h, acontecerá a Oficina com Ricardo Palmieri (LiveNoiseTupi) Durante o workshop o artista Ricardo Palmieri representando o coletivo LiveNoiseTupi, irá apresentar a proposta narrativa do trabalho APANOESH (Abrigo de Proteção em Ambiente Natural e Observatório de Entorno para Sobrevivência Humana) exposto na URBE – Mostra de Arte Pública – Edição 3, demonstrando na prática a utilização das tecnologias funcionais da instalação.
Recomendado para artistas, estudantes e pesquisadores de arte e humanidades.
Gratuito.
Inscreva-se AQUI 

16 de agosto, das 19h às 21h: Conversa "Paisagens Invisíveis" com o curador Reinaldo Botelho, Estela Sokol, Fernando Túlio Salva Rocha Franco (LabCidade + IAB-SP) e Roni Hirsch (eRê Lab)
A conversa vai orbitar temas relacionados aos espaços públicos como dimensões abertas à reconstrução dos sentidos, da coexistência e da empatia, mas também do conflito e do dissenso e a partir daí refletir sobre a noção do fazer-inventar como potência criadora capaz de apreender no observador a paisagem urbana, sua fruição e a mudança do seu entorno, atualizando essas paisagens que permanecem em transformação. E por outro lado articular e cruzar produções, proposta e formulações em formatos diferentes sobre temas mais ou menos parecidos, nutrindo o processo de estudo coletivo, abrindo um diálogo com o público presente.
Inscreva-se AQUI

Clique aqui para conferir a programação completa da mostra.