Programação

Curso: Arte, Educação e Ecologia

Coletiva

Programa público

de 30 de setembro a 28 de outubro de 2024
ÀS SEGUNDAS, 19H—21H CURSO ONLINE E PAGO CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 ANOS

Futura

PROFESSORES 1
Curso online, via Google Meet | 5 encontros
Arte, Educação e Ecologia, às segundas-feiras

O curso online Arte, Educação e Ecologia coloca em discussão experiências educativas em diferentes contextos, tendo como eixo organizador as relações entre democracia e educação. Ao longo de cinco encontros, os professores convidados apresentarão suas reflexões em interlocução com os participantes.

Com Lilian L’Abbate Kelian, Diogo de Moraes Silva, Jorge Menna Barreto e Mônica Hoff (deslize a página para saber mais sobre os ministrantes).

Conteúdos dos encontros
Aula 1: Educação desejante: Tensões e intenções nas relações entre democracia e educação
SEGUNDA | 30.SET | 19H Com Lilian L’Abbate Kelian Os desafios colocados às comunidades educativas que inventam pedagogias transgressoras pautadas na interculturalidade e orientadas para a felicidade e a emancipação dos educandos e dos educadores.
Aula 2: Por quais caminhos a educação pode descolonizar os afetos?
SEGUNDA | 7.OUT | 19H Com (a confirmar)
Aula 3: O que querem os públicos?
SEGUNDA | 14.OUT | 19H Com Diogo de Moraes O desejo dos públicos nas instituições culturais: encontros e tensões com as instituições.
Aula 4: Pedagogia da Floresta
SEGUNDA | 21.OUT | 19H Com Jorge Menna Barreto Da monocultura educativa ao pensamento floresta: modos de restaurar e restaurar-se na relação entre os hábitos alimentares e o ambiente.
Aula 5: Desaprendizagem do Mundo
SEGUNDA | 28.OUT | 19H Com Mônica Hoff Desobedecer é o gesto fundamental das contrapedagogias, desaprender as muitas formas e conteúdos normativos que conformam pedagogias coloniais. Como cultivamos nossas qualidades desaprendentes?
INSCRIÇÃO

Investimento

R$425
  • Em até 2x
  • Desconto para pagamento à vista
Inscreva-se

Arte, Educação e Ecologia

 

Público: Professores, educadores e interessados em geral. Vagas limitadas.

 

Para dúvidas e outras informações:
Sobre os ministrantes
Lilian L’Abbate Kelian
Superintendente de Educação no Instituto Tomie Ohtake. Formada em História pela Universidade de São Paulo e estudante de psicanálise no Centro de Estudos Psicanalíticos, tem uma trajetória profissional como coordenadora de programas e projetos educacionais em escolas, organizações da sociedade civil e instituições culturais. Pensar e praticar uma educação democrática e continente para os desejos de educandos e educadores é o centro de seus interesses, para onde convergem suas propostas de formação de educadores, de mediação em instituições de arte e cultura e da gestão de equipes educativas. No encontro com programas públicos e com a mediação educativa nas 31ª e 33ª Bienais de São Paulo, descortina-se em sua pesquisa sobre educação, o potencial da arte para promover “comuns sensíveis” que possibilitam diálogos transformadores e instauradores de comunidades.
Diogo de Moraes Silva
Doutor em Estética e História da Arte pela USP. Atua no Sesc São Paulo, na área de Estudos e Desenvolvimento, e integra o agrupamento Mediação Extrainstitucional. É membro do Foro de Estudios de Públicos (México DF) e conselheiro da Casa do Povo. Opera entre a mediação cultural, as artes visuais e as práticas editoriais. É autor do livro Anedotário públicos dos públicos (PSSP). Em 2017, o Malba (Buenos Aires) publica seus Postais mediativos. Foi docente do programa de cursos para professores da 29º Bienal de São Paulo (2010). Integrou a comissão do 5º Edital de Mediação em Arte e Cidadania Cultural (2016), do Centro Cultural São Paulo. Coeditou o Periódico Permanente #6 – Mediação cultural (2016), o e-book Panorama Reflexivo – 11 anos de Encontro Paulista de Museus (2021) e o dossiê Guerras culturais: políticas em confronto (2022).
Mônica Hoff
(Porto Alegre, 1979) é artista, curadora e pesquisadora. Doutora em Processos Artísticos Contemporâneos pela UDESC (2019), com pesquisa sobre artists-run art schools e como metodologias artísticas se convertem em pedagogias instituintes e estas em escolas. Ao longo de sua atuação no campo da arte tem investigado as relações entre as práticas curatoriais, artísticas e educativas e como estas contribuem, friccionam e/ou determinam as políticas e pedagogias institucionais. Atualmente, coordena o Pivô Pesquisa, programa de residências do Pivô, em São Paulo.
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