Programação

Imaginar Futuros 2024

Programa público

de 28 de novembro a 05 de dezembro de 2024
ÀS QUINTAS, 19H—21H ATIVIDADES GRATUITAS

atual

capa-site-imaginar-futuros
Imaginar Futuros 2024
Conversas entre Bianca Santana, Guilherme Moura Fagundes, Maboula Soumahoro, e Sophie Gosselin sobre as relações entre cultura e natureza, identidade e corpo.

Imaginar Futuros é um programa de investigação transdisciplinar, artistas, ambientalistas, cientistas, ativistas, antropólogos e filósofos franceses e brasileiros de destaque debatem o estatuto atual das relações entre cultura e natureza – um mesmo conceito separado em duas partes, segundo o filósofo francês Bruno Latour.

A programação acontece em dois dias — 28.NOV e 5.DEZ e reúne as acadêmicas franceses Maboula Soumahoro e Sophie Gosselin e os brasileiros Bianca Santana e Guilherme Moura Fagundes.

Santana e Soumahoro debatem as perspectivas acerca da identidade afro, explorando as interseções culturais, históricas e políticas que moldam as experiências de pertencimento e resistência. Já Gosselin e Fagundes dedicam-se a investigar o estatuto atual das relações entre cultura, natureza e corpo.

Confira a programação completa abaixo, assim como a descrição de cada um dos participantes.

Entrada gratuita, sem inscrição prévia e com vagas limitadas.

Programação completa

Quinta, 28.NOV | 19H

Identidades afro-atlânticas em perspectiva
Com Maboula Soumahoro (FR) e Bianca Santana (BR) Mediação: Mariana Per e Ana Roman

Quinta, 5.DEZ| 19H

Técnicas da vida. Retomando o corpo e a Terra
Com Sophie Gosselin (FR) e Guilherme Moura Fagundes (BR) Mediação: Paula Lobato e Sabrina Fontenele
Conheça as pessoas convidadas
Bianca Santana
Bianca Santana é doutora em ciência da informação pela USP com tese sobre memória e escrita de mulheres negras, e mestre em educação pela mesma instituição. Diretora-executiva da Casa Sueli Carneiro, colunista da Folha e comentarista do Jornal da Cultura. Professora titular da Faap e convidada na pós-graduação da FGV. Autora de livros como “Continuo preta: a vida de Sueli Carneiro” e “Quando me descobri negra. Organizadora de coletâneas como Inovação Ancestral de Mulheres Negras”. Associada da SOF e membro dos conselhos da Casa do Povo e Instituto Toriba.
Guilherme Moura Fagundes
Guilherme Moura Fagundes é antropólogo e realizador audiovisual. Já foi pesquisador visitante na Universidade de Brasília, Princeton University e Collège de France, onde integra o grupo “Anthropologie de la Vie”. Atualmente, é Professor do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo, onde coordena o Coletivo de Antropologia, Ambiente e Biotecnodiversidade (CHAMA). Seu trabalho multimodal sobre os manejos do fogo no Cerrado foi amplamente premiado, inclusive pelo Prix Jeune Chercheur da Société des Américanistes, que apoia a preparação de seu primeiro livro.
Maboula Soumahoro
Maboula Soumahoro é uma acadêmica francesa, professora associada na Universidade de Tours e presidente da Black History Month Association, dedicada à celebração das histórias e culturas negras. Especialista em estudos afro-diaspóricos, Soumahoro concentra suas pesquisas nas identidades negras e na experiência de imigração africana e caribenha na França. Além disso, é autora do livro Le Triangle et l’Hexagone: Réflexions sur une identité noire, no qual reflete sobre questões de identidade, cidadania e pertencimento na sociedade francesa.
Sophie Gosselin
Filósofa e artista francesa, autora dos livros La Condition terrestre: Habiter la Terre en communs e Le Toucher du monde (2021). Em sua obra, explora a interconexão entre humanos e o ambiente, defendendo uma ética de coexistência baseada em solidariedade, justiça e gestão coletiva dos recursos. Doutora em filosofia e professora na Universidade de Tours, Gosselin pesquisa as consequências da crise ecológica, propondo uma reavaliação da relação humana com o planeta. Co-dirige a editora DEHORS e integra a revista Terrestres, focada em ecologia política.
Relacionados

Apoio

Apoio institucional

Realização

Play