Programação

Meios de impressão: oficina de lambe-lambe

Programa público

19 de outubro de 2025
DOMINGO, 15H–17H ATIVIDADE PRESENCIAL E GRATUITA* *INSCRIÇÕES NO LOCAL COM 30 MIN DE ANTECEDÊNCIA

Futura

19 10 (domingo) das 15h às 17h local  Tomie Ohtake Domingo MAM Meios de impressão  oficina de lambe-lambe com Amanza Alves
Meios de impressão: oficina de lambe-lambe
Com Amanza Alves (MAM Educativo)

Nesta oficina, vamos experimentar um meio de impressão alternativo e suas diferentes formas de criação a partir da técnica do lambe-lambe — uma manifestação da arte urbana que une criação gráfica, intervenção no espaço público e comunicação visual.

Historicamente, o lambe-lambe surgiu como uma prática de colagem de cartazes nas ruas, muito comum no Brasil a partir de 1920, inicialmente voltada para a divulgação de eventos, como espetáculos de circo e teatro. Com o passar do tempo, essa linguagem se transformou e se consolidou como uma poderosa ferramenta de expressão política, artística e coletiva, adotada por movimentos sociais, artistas e coletividades urbanas.

Amanda Alves Vilas Boas Oliveira ou Amanza é educadora e fotógrafa. Sua formação acadêmica é Bacharelado em História da Arte na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Técnico em Comunicação Visual pela ETEC Tiquatira. Apresenta o podcast “O Conceito” sobre história da arte e cultura pop. Percorreu entre instituições culturais como Pinacoteca do Estado de São Paulo e SESC Consolação, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e produção de projetos culturais periféricos. Atualmente é educadora no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Sua pesquisa permeia entre direito à cidade, expressões musicais e cultura das infâncias.

Atividade presencial e gratuita, para todos os públicos.

Inscrições no local com 30 minutos de antecedência.

Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.

Para emissão de  certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

 

O Ministério da Cultura, a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Cidade de São Paulo, o Museu de Arte Moderna de São Paulo e o Instituto Tomie Ohtake apresentam a exposição Aqui-lá, dentro do programa MAM São Paulo encontra Instituto Tomie Ohtake.

Créditos
Foto de destaque
Amanza Alves
Play