Territórios

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8º Prêmio Territórios Tomie Ohtake Inscrições abertas

apresentação Prêmio Territorios CCR (1) Página 01
8º Prêmio Territórios Tomie Ohtake
Inscrições abertas até 26 de julho de 2024

A 8ª Edição do Prêmio Territórios Tomie Ohtake busca ações pedagógicas de escolas públicas brasileiras que estejam integradas a seus territórios, de forma articulada com os agentes e espaços, para a construção e valorização dos saberes presentes em suas comunidades.

Serão considerados projetos que promovem a conexão efetiva entre os saberes e fazeres desenvolvidos nos territórios e aqueles expressados nos currículos escolares; que potencializam a aprendizagem; que  valorizam diferentes culturas, manifestações estéticas, poéticas, artísticas e/ou religiosas; e que revelam caminhos possíveis para a construção de um Território Educativo, fortalecendo parcerias e ações comprometidas com a igualdade de direitos, as conexões culturais, a pesquisa sobre as tecnologias digitais e ancestrais, o brincar, o sonho e o compromisso ambiental, entre outras questões urgentes de nosso tempo.

O Prêmio Territórios conta com o patrocínio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, com recursos captados através do Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura.

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Dúvidas frequentes
O que procuramos?
Os projetos devem ter entre seus fundamentos: Integração entre escola e território: como a escola se articula com seu território? Como os agentes e espaços participam das ações promovidas pela escola? Reconhecimento e articulação dos saberes da comunidade: as estratégias pedagógicas alcançaram os diferentes perfis de estudantes, identificando também os saberes e fazeres das famílias e da comunidade para o desenvolvimento das ações pedagógicas? De que forma a integração desses diferentes saberes foi utilizada como ferramenta para potencializar os processos educativos? Exploração e uso de diferentes linguagens: quais recursos e diferentes formas de expressão a iniciativa integrou para a construção coletiva de atividades? Acolhimento - escuta - participação: a iniciativa criou ambientes onde todos(as) participam dos processos de aprendizagem e são reconhecidos(as) em suas singularidades? Como a iniciativa pedagógica cria condições para que processos de escuta ocorram de forma qualificada? (ações com participação ativa de coletivos da escola ou da comunidade, grêmios, processos de gestão democrática etc) Práticas de equidade: a escola constrói práticas integradoras para a participação de pessoas com deficiência? Há interlocução e condições para debates e reconhecimentos sobre marcadores sociais tais como identidades de gênero, raça, sexualidade, entre outros? Avaliação e currículo: como foi construído o plano político pedagógico da escola e como são construídos os princípios curriculares e de avaliação? Potencial multiplicador: como as estratégias pedagógicas fortaleceram a capacidade transformadora dos estudantes e da comunidade de modo que possa ser replicada e/ou inspirar iniciativas em outras escolas?
Quem pode se inscrever?
A oitava edição do Prêmio Territórios Tomie Ohtake é dirigida às escolas públicas municipais, estaduais e federais de todo Brasil, contemplando o ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA). Priorizamos o caráter coletivo da iniciativa, por isso, o(a) representante da iniciativa pedagógica (é necessário indicar um(a) representante para facilitar o contato com a escola) deve, no momento da inscrição, apontar no mínimo mais dois correalizadores da ação. Esses(as) correalizadores(as) podem ser representantes de outros segmentos da escola ou da comunidade, estudantes, professores(as), funcionários(as), famílias, gestores, moradores(as) do bairro, profissionais liberais ou de associações, instituições, empresas ou comércio do bairro entre outras pessoas que estejam indiretamente ou diretamente relacionadas com a iniciativa pedagógica. etc. O(a) representante da iniciativa deve estar ligado(a) à unidade de ensino na qual ele(a) tem atribuição de aula. O(a) representante assume total e exclusiva responsabilidade por obter a ciência e concordância dos demais participantes da iniciativa quanto aos termos do Regulamento. O prêmio é voltado para escolas da rede pública brasileira. O prêmio não contempla projetos desenvolvidos em escolas particulares, ONGs ou outros segmentos da educação.
Como me inscrevo?
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até às 24h do dia 26/07/2024, exclusivamente por meio do formulário disponibilizado nesta página do site. Para preenchimento do formulário de inscrição, será necessário realizar o login através de uma conta do Gmail. Caso não possua, é possível abri-la gratuitamente através do Gmal. Importante: algumas perguntas possuem limite de caracteres para as respostas. Pensando nisso, disponibilizamos o formulário na íntegra para melhor preparo do preenchimento. Acesse-o no regulamento.
Como é o processo de seleção?
As estratégias pedagógicas inscritas serão avaliadas por um júri composto por especialistas dos campos da cultura e da educação, de diferentes regiões do Brasil, incluindo representantes das instituições organizadoras do Prêmio, que irão avaliar os projetos recebidos à luz dos critérios indicados no item 1. O júri selecionará até 10 (dez) estratégias pedagógicas.
Como se dá o anúncio dos selecionados?
As estratégias pedagógicas selecionadas pelo júri serão publicadas no site. Os(as) responsáveis pelas inscrições também serão informados(as) por e-mail ou telefone.
Sobre o Prêmio Territórios Tomie Ohtake

Desde o início de suas atividades, em 2001, o Instituto Tomie Ohtake tem como premissa e missão o trabalho conjunto entre a arte e a educação. Nesse sentido, criou diversos projetos e programas voltados à formação e diálogo com estudantes e educadores de escolas públicas e privadas e outras entidades com as quais procuramos fortalecer redes de discussão e ações educativas.

O Prêmio Territórios Tomie Ohtake, iniciativa desenvolvida desde 2016, busca mapear e fortalecer as práticas pedagógicas expressas em projetos que estreitam os vínculos entre as escolas públicas brasileiras e seus territórios, valorizando os repertórios culturais, os sonhos e as singularidades de sua comunidade. O Prêmio já selecionou 70 projetos de todo o Brasil, para os quais foram criados minidocumentários que compõem um banco de práticas pedagógicas inéditas e exemplares na construção de uma Educação Integral e no fomento de Territórios Educativos.  

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