Educação e diversidade
Educação e diversidade

Como resposta às demandas urgentes por representatividade e inclusão nas esferas culturais, reconhecendo a importância vital de reconstruir narrativas e espaços que, historicamente, marginalizaram vozes, em 2024 o Instituto Tomie Ohtake cria o setor Educação e Diversidade. Reconhecendo a importância e o desafio de abordar questões relacionadas à raça e à acessibilidade para construir um ambiente cultural verdadeiramente acolhedor e representativo, comprometendo-se a promover uma cultura inclusiva e diversa em nossas atividades e programas, que têm se construído com cuidado e responsabilidade.

Experiências negras Redes Sociais
Experiências negras 7ª edição

A 7ª edição do programa Experiências Negras tem o prazer de anunciar o tema escolhido: Letramento Racial para Formadores das Primeiras Infâncias. Em parceria com o EAPE e diversos convidados especializados na área, estamos preparando uma programação abrangente que inclui cursos, oficinas e vivências.

A 7ª edição se estende de 2024 a 2025 e está estruturada em três eixos principais: Infâncias, Palavra e Imagem.

Nosso objetivo é proporcionar uma oportunidade única para formadores e interessados em geral se aprofundarem no entendimento e na prática do letramento racial, especialmente no contexto das primeiras infâncias. Acreditamos que é fundamental equipar educadores com as ferramentas e o conhecimento necessários para promover a conscientização e a inclusão desde os primeiros anos de vida das crianças.

Junte-se a nós nesta jornada de aprendizado e transformação!

Sobre o programa Experiências Negras

Desde 2018, o Instituto Tomie Ohtake tem sido o espaço privilegiado para um projeto de impacto transformador: Experiências Negras. Esta iniciativa criada pelas ex-educadoras Jordana Braz e Luciara Ribeiro, dedicada-se à promoção da diversidade e à luta contra o racismo, tem como objetivo central discutir a presença e o fazer das pessoas negras dentro das instituições de arte, com um compromisso inequívoco com a educação antirracista.

As atividades desenvolvidas pelo Experiências Negras iniciaram-se no ambiente virtual, com lives, palestras e publicações, abrangendo uma variedade de temas, como a presença de educadores negros, arte contemporânea e programas educativos, ao longo das últimas seis edições. Cada iniciativa é cuidadosamente planejada para estimular reflexões profundas, incentivar a expressão criativa e promover ações concretas em prol da equidade e justiça racial.

Nossa missão é construir pontes entre as comunidades negras e as instituições culturais, ampliando os espaços de representação e protagonismo, e promovendo uma mudança significativa nas estruturas e práticas institucionais. Acreditamos que somente através do reconhecimento e valorização da diversidade é possível construir um futuro mais justo e inclusivo para todos.

Play